Série de 27 Estudos Bíblicos Aprofundados

Estudos biblicos avançados

Esse conteúdo foi cuidadosamente selecionado, tomando-se por base um número mínimo de doutrinas bíblicas, mas que realmente são necessárias à imediata compreensão do candidato ao batismo. 

Os comentários apresentados em cada um dos versículos que constituem esta obra foram elaborados com base na larga experiência do autor como professor em curso preparatório para candidatos ao batismo. 

VEJA TAMBÉM


- Perguntas Estudos Bíblicos

- 51 Respostas Bíblicas

- Família Feliz PDF

- 29 Sermões PPT

- 64 Sermões Mordomia



ESTUDO DOUTRINÁRIO


Os temas aqui abordados vêm sendo amplamente utilizados desde 1994 na forma de guia de estudo que, comentados, deram origem ao presente livro. É claro que esta obra não pretende ser um texto completo sobre todas doutrinas bíblicas, mas procura apresentar alguns temas que são considerados importantes para a preparação de novos conversos ao reino de Deus. 

A partir dos versículos bíblicos, organizados por temas objetivos em ordem lógica e progressiva, o autor procurou explanar o conteúdo de cada passagem bíblica, numa linguagem extremamente simples, clara e objetiva visando unicamente à perfeita compreensão, por parte do leitor, do tema discutido em cada estudo bíblico. 

Mesmo porque um estudo bíblico é simplesmente uma paráfrase do texto bíblico limitado aos parâmetros do tema selecionado para estudo, tendo sempre em vista todo o contexto da Bíblia Sagrada. Além dos comentários apresentados, cada versículo traz uma questão pertinente ao tema exposto. 

Isso para que o leitor possa avaliar o seu grau de compreensão do assunto e o estágio de sua preparação. É claro que a metodológica de perguntas e respostas facilita bastante o aprendizado da doutrina pelo aluno. 

Quanto à interpretação do texto bíblico, esta obra adotou a abordagem da chamada “Interpretação Autêntica Contextual”. Por essa forma de interpretação cada texto sobre um mesmo tema irá esclarecer, explicar ou ampliar os limites de compreensão do assunto em pauta, bem como irá esclarecer versículos mais obscuros que trata do mesmo tema. 

“Vedes aqui, isto achei diz o pregador, conferindo uma cousa com a outra para achar a causa”. (Eclesiastes 7:27). 

“Porque é mandamento, sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali”. (Isaías 28:10). 

Desse modo, a Bíblia explica-se a si mesma. E, tendo em vista que tal esclarecimento é dado por força da própria Bíblia, torna-se obrigatória sua observância doutrinária como regra de fé, doutrina e prática.

27 TEMAS


Para abrir clique sobre os temas na sequência:

1 - 12 Dicas de como estudar a Bíblia em casa

2 - A estátua do sonho de Nabucodonosor explicada

- A Segunda vinda de Cristo na Bíblia Sagrada

- 12 Sinais de que Jesus está voltando à terra

- A Nova terra e a Nova Jerusalém

- O Plano da Salvação na Bíblia Sagrada

- O arrependimento e o perdão de Deus na Bíblia

- Como orar corretamente conforme a Bíblia ensina

- A rebelião de lúcifer, o pai da mentira

10 - Os mortos estão no céu, inferno ou sepultura?

11 - O que a Bíblia diz sobre consultar os mortos

12 - O que a Bíblia fala sobre o Inferno

13 - Por que Deus permite o sofrimento

14 - DECÁLOGO: Os 10 mandamentos da lei de Deus

15 - Tudo sobre o Sábado na Bíblia

16 - Seria o domingo a marca da Besta?

17 - Como identificar a igreja verdadeira (e as falsas)

18 - Relevando o santuário terrestre e seus símbolos

19 - O santuário celestial e o juízo investigativo

20 - O sistema de Dízimos e ofertas na Bíblia

21 - Princípios de Temperança na Bíblia

22 - O Dom de Profecia no tempo do fim

23 - O que é o Espírito de Profecia

24 - Quem foi Ellen White

25 - Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão

26 - Batismo bíblico e seu significado

27 - Ide por todo o mundo e pregai o evangelho

Esse material também está disponível em livro e pode ser adquirido aqui.

O AUTOR


Leandro bertoldo

Leandro Bertoldo (1959), nascido em São Paulo-SP, é escrevente, professor, palestrante, cientista, consultor bíblico e um prolífero escritor, com mais de 75 obras publicadas e trinta mil exemplares distribuídos. Seus livros são conhecidos em todo o Brasil e fora dele e abrangem pesquisas originais nas áreas da Física, Matemática, Química, Teologia, História e Poesia. Fez as faculdades de Física (1981) e de Direito (2004) na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC e é membro ativo atuante na Igreja Adventista da referida cidade.