Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO 

1. O que acontecerá com quem blasfemar contra o Espírito Santo? 

R.: “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”. Marcos 3:28-29 

Jesus disse que todos os tipos de pecados e blasfêmias cometidas pelos homens lhes serão perdoados, com exceção da blasfêmia contra o Espírito Santo. A blasfêmia consiste num agravo, ofensa, insulto ou desprezo dirigido contra a pessoa do Espírito Santo, a quem os homens devem possuir temor e respeito. 




Segundo Jesus Cristo, qualquer pessoa que blasfemar contra o Espírito Santo nunca alcançará perdão por esse pecado, mas será réu do eterno juízo. Com relação a esse pecado imperdoável, o apóstolo João também disse que: 

“Se alguém vir pecar seu irmão pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore”. (I João 5:16). 

Portanto, por ter cometido o pecado para morte, essa pessoa será réu do eterno juízo; jamais alcançará o perdão pelos seus pecados, conseqüentemente terá o seu nome riscado do livro da vida (Apocalipse 3:5), e depois do final do milênio será lançada no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Apocalipse 20:14-15). 

Esse é o “fogo eterno” que está preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41). 

2. De que três coisas o Espírito Santo convence o mundo? 

R.: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. João 16:8- 11 

A blasfêmia contra o Espírito Santo é tão grave porque é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (Mateus 28:19), portanto, membro da divindade. No Plano da Salvação é obra exclusiva do Espírito Santo levar o pecador a reconhecer a sua situação de condenado e réu do eterno juízo. Do pecado. 

O Espírito Santo nos convence de que somos pecadores e que por isso necessitamos de um Salvador. Desse modo somos levados a crer em Cristo como nosso Salvador e Senhor de nossas vidas. Da justiça. O Espírito Santo nos convence de que a justiça divina caiu sobre Jesus Cristo na cruz do Calvário, e que somente por Ele podemos passar da condição de ímpios para justos, posto que somos justificados pela fé em Cristo Jesus. 

Somente por Jesus podemos passar da condição de pessoas condenadas para pessoas salvas pela graça de Deus. Do juízo. O Espírito Santo nos convence do juízo final sobre todas as coisas, uma vez que satanás foi julgado na cruz do Calvário, e em breve os reinos deste mundo passarão para as mãos de Jesus. O Espírito Santo realiza um trabalho indispensável, pessoal, e íntimo na consciência do ser humano. 

Entre muitas outras atividades é o Espírito Santo quem nos guia em toda a verdade (João 16:13) implantando em nosso coração o impulso que nos leva à convicção, conversão, arrependimento e santificação na Palavra de Deus. Nossa constante oração a Deus deve ser: 

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”. (Salmo 51:11). 

PASSOS PARA A BLASFÊMIA 


3. A quem você não deve entristecer? 

R.: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30 

A blasfêmia contra o Espírito Santo não é um pecado que possa se consumar num único ato ou momento. Para se chegar a cometer o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é necessário que o crente deliberadamente venha escalar quatro degraus progressivos e fundamentais nessa direção. 

O primeiro degrau que podemos escalar para dar início ao pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo consiste em entristecê-lo. Para entristecer a Deus na pessoa do Espírito Santo, basta começarmos a negligenciar o Seu apelo em nossos corações. Basta começarmos a não dar ouvidos ou a devida atenção à voz da consciência que diz que tal ato é pecaminoso ou que devemos seguir por tal caminho. 

A nossa indiferença e apatia à voz da consciência desagradam e entristecem o Espírito Santo de Deus. 

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por trás de ti dizendo: este é o caminho, andai nele, quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda”. (Isaías 3:21). 

Portanto, devemos seguir a voz do Espírito Santo tocando a nossa consciência, a qual é orientada pela Palavra de Deus. 

4. O que os homens de dura cerviz podem fazer ao Espírito Santo? 

R.: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. Atos 7:51 

O segundo degrau que podemos escalar em direção ao abismo do pecado imperdoável consiste em resistir aos apelos do Espírito Santo. Isto quer dizer que, embora estejamos convictos de que pecamos, resistimos à convicção de que devemos nos arrepender e pedir perdão a Deus. 

Resistir ao Espírito Santo significa que, embora estejamos convictos de que a Bíblia é a Palavra de Deus, resistimos à convicção do Espírito Santo de que devemos praticar seus sagrados preceitos. 

Resistir ao Espírito Santo significa que, embora estejamos convictos de que a Lei de Deus continua em pleno vigor para todos os cristãos em todas as épocas, resistimos à convicção do Espírito Santo de que devemos observar os seus sagrados preceitos. Assim procedendo, estamos dando o segundo passo para cometer o pecado imperdoável. 

5. A quem você não deve endurecer o coração? 

R.: “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Hebreus 3:7-8

O terceiro degrau que podemos escalar para alcançar o pecado imperdoável, também chamado de blasfêmia contra o Espírito Santo, consiste em endurecer o nosso coração. Apesar de ouvirmos em nossa consciência a voz de Deus dizendo para tomarmos determinada atitude, e seguir o caminho correto da verdade, deliberadamente rejeitamos para seguir por outro caminho. 

O coração atinge o grau de endurecimento após já termos entristecido e resistido às convicções geradas pelo Espírito Santo. Gradativamente o pecador vai perdendo a influência do Espírito Santo em sua vida. Cada vez se torna mais difícil de ouvir o próximo apelo do Espírito Santo. 

Endurecer o coração é ter um coração de pedra. É ser duro de cerviz. É ter um coração impermeável aos apelos do Espírito Santo. O homem que possui o coração endurecido já não consegue mais sentir firmemente a impressão causada pela presença do Espírito Santo em sua vida. 

6. Quem você não deve extinguir? 

R.: “Não extingais o Espírito”. I Tessalonicenses 5:19 

Finalmente, depois de entristecermos, resistirmos e endurecermos os nossos corações ao Espírito Santo, podemos passar para o quarto e último degrau do pecado imperdoável. Quando escalamos esse último degrau extinguimos definitivamente o Espírito Santo de nossa vida. 

A partir desse momento em diante nossa consciência perde a comunicação com Deus. A porta da graça se fecha definitivamente para o pecador. Quando atingimos esse degrau, o Espírito Santo já não consegue mais nos alcançar e convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo. Isto é assim porque Deus respeita o livre arbítrio que cada ser humano possui. 

Todos os seres humanos são dotados com o livre arbítrio e com a capacidade de raciocinar, sentir e crer. Essas três inteligências em conjunto levam ao pensamento, reflexão e à decisão. 

Por isso todos os homens são criaturas racionais e livres para escolherem o caminho que desejam seguir, todavia são moralmente responsáveis pelas conseqüências de suas próprias escolhas. Quando o Espírito Santo de Deus é extinto da vida da pessoa, Sua voz já não surte mais efeito. 

O Espírito de Deus já não consegue mais alcançar e impressionar a mente do homem. O pecador chega a ponto de não conseguir mais sentir qualquer arrependimento pelos pecados que comete. Ele se torna frio e insensível para com as coisas sagradas. Não sente mais o prazer e a alegria do Espírito Santo em sua via. 

Ao extinguir o Espírito Santo de sua vida, o pecador por si mesmo se exclui da salvação, pois optou em não querer a vida eterna oferecida por Jesus Cristo. Com essa atitude a pessoa rejeita definitivamente a influência benéfica do Espírito Santo em sua vida. 

Quando atinge este estágio, ela perde toda atração e interesse nas coisas de Deus e fica totalmente indiferente aos apelos divinos. Diante dos quatro degraus expostos pela Palavra de Deus vimos que o pecado imperdoável não ocorre instantaneamente, não é cometido num único ato praticado pelo pecador, mas são escaladas progressivas: entristecer, resistir, endurecer e extinguir. 

Paulatinamente o pecador vai se opondo à benéfica influência do Espírito Santo em sua vida, ignorando e rejeitando o Seu chamado até o momento em que ocorre a cauterização de sua consciência, quando então não tem mais a percepção do chamado de Deus. Portanto, a blasfêmia contra o Espírito Santo é a deliberada e persistência rejeição aos apelos do Espírito Santo à santificação na verdade (João 17:17). 

BLASFÊMIA E CONSEQÜÊNCIAS 


7. O que será perdoado e o que não será perdoado aos homens? 

R.: “Porquanto eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. Mateus 12:31-32 

Conforme os ensinos ministrados por Jesus, todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens com exceção da blasfêmia contra o Espírito Santo. Portanto, qualquer pessoa que fizer agravo contra o Espírito Santo nunca receberá perdão por esse pecado.

Isto porque é o Espírito Santo quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo, e uma vez que Ele é extinto de nossas vidas já não pode mais nos convencer de nada.

“E aconteceu que, como Ele clamou, e eles não ouviram, assim também eles clamarão, mas eu não ouvirei, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zacarias 7:13). 

Se você extinguir o Espírito Santo de sua vida, você nunca mais reconhecerá que é uma pessoa pecadora e perdida, e que necessita da graça de Deus para ser salva. Na verdade você jamais sentirá convicção, arrependimento ou necessidade de crer num Salvador. 

Tampouco se importará com a sua própria salvação. Quem chegar a cometer o pecado imperdoável será abandonado pelo Senhor à sua própria sorte, e os demônios se aproveitam dessa situação. Foi exatamente isso que ocorreu com o rei Saul: 

“E o espírito do Senhor se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau da parte do Senhor”. (I Samuel 16:14). 

Todavia, se você deseja a salvação oferecida por Cristo Jesus é um sinal claro de que o Espírito Santo ainda não foi extinto em sua vida, e está atuando em sua consciência para lhe trazer o arrependimento. 

8. Qual é o último estado daquele que comete o pecado imperdoável? 

R.: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro”. II Pedro 2:20 

Segundo o apóstolo Pedro aqueles que escaparam das corrupções pecaminosas do mundo através do “conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”, ao tornarem a se envolverem novamente nas corrupções do mundo, este segundo estado decaído é pior do que o seu primeiro estado. 

Isto porque no primeiro estado essas pessoas viviam nas trevas do pecado, todavia sem o conhecimento do Salvador; mas agora no segundo estado essas pessoas possuem a luz do conhecimento do Salvador, todavia preferem viver nas trevas do pecado, razão pela qual este segundo estado é pior do que o primeiro. 

No primeiro estado viviam em pecado, todavia desconhecendo a luz; no segundo estado vivem em pecado, todavia com o conhecimento da luz. Desse texto pode-se claramente inferir que somente cometem o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo aqueles que chegaram algum dia ao conhecimento de que Jesus Cristo é Senhor e Salvador. 

9. O que seria melhor para aquele que se desvia do caminho de justiça? 

R.: “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se dia: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”. II Pedro 2:21-22 

Seria melhor que as pessoas que cometem o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo nunca houvessem tido o conhecimento do caminho da justiça em Cristo Jesus, do que conhecendo tal caminho, resolverem retornar para o caminho do pecado. 

Mais uma vez fica claro que somente aqueles que conhecem o caminho da justiça é que podem cometer o pecado imperdoável, ao recusarem deliberadamente a seguir esse caminho. 

10. O que é impossível àqueles que provaram da verdade e recaíram? 

R.: “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro. E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”. Hebreus 6:4-6 

A Bíblia diz que é impossível para aqueles que conheceram e provaram da verdade e tornaram a cair, sejam outra vez renovados para o arrependimento. Esta impossibilidade ocorre porque o Espírito Santo, ao ser extinto da vida do crente, já não o convence do pecado, da justiça e do juízo, e desse modo o pecador caído da graça não consegue alcançar o arrependimento para ter o perdão divino. 

A palavra impossível é muito significativa, uma vez que ela estabelece que no Universo não existe nenhum meio possível para perdoar os pecados daqueles que blasfemarem contra o Espírito Santo. 

Mais uma vez este texto bíblico deixa claro que, somente aquele que conhece a verdade é que pode cometer o pecado imperdoável, também chamado por blasfêmia contra o Espírito Santo. Aquele que cometer o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo terá o seu nome riscado do livro da vida. 

11. O que não resta ao que peca voluntariamente? 

R.: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários”. Hebreus 10:26-27 

Duas são as condições necessárias para cometermos o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo: 

(1) A primeira condição consiste em pecarmos de forma voluntária. 

(2) A segunda condição é que tenhamos recebido o pleno conhecimento da verdade. Cumprindo esses dois requisitos o Espírito Santo já não consegue nos convencer do pecado da justiça e do juízo. 

Com isso não podemos ser renovados para o arrependimento e não resta mais eficácia no Sacrifício de Cristo pelos nossos pecados. O que restará no fundo de nossa consciência é a convicção de que perdemos a única oportunidade de salvação: 

“passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”. (Jeremias 8:20). 

Nessas condições somos criaturas perdidas e condenadas ao juízo eterno. O juízo é o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. E no dia do juízo executivo todos pecadores impenitentes serão lançados no lago de fogo, que é a segunda morte. 

Este versículo mostra claramente que não é Deus quem determina a perdição eterna das pessoas, mas é o próprio indivíduo empregando o seu livre arbítrio, quem faz a sua própria escolha, e isto de livre e espontânea vontade. 

O sacrifício de Cristo não é mais eficaz para aquele que deliberadamente rejeita a benéfica influência do Espírito Santo em sua vida. Entretanto, se você ainda sente a convicção por seus pecados; se você ainda sente o desejo do perdão de Deus; se você ainda deseja ser salvo; se você ainda está disposto em fazer a vontade de Deus, conforme reveladas nas Santas Escrituras, então ainda existe esperança para você. 

Pois este desejo seu é a evidência indicadora de que o Espírito Santo ainda está trabalhando em seu coração. 

CONCLUSÃO 


12. O que nunca deve haver em vós?

R.: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. Hebreus 3:12 

Você comete o pecado imperdoável quando se recusa terminantemente a caminhar na luz da Palavra de Deus. Você perderá gradativamente a influência benéfica do Espírito Santo em sua vida se continuar a persistir na prática do pecado, transgredindo a Santa Lei de Deus. 

Você será abandonado pelo Espírito Santo se continuar a resistir abertamente aos Seus apelos para entregar sua vida a Jesus Cristo. Se você assim agir, “de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hebreus 10:29). 

Mas se você ainda crê na Palavra de Deus, se você ainda deseja a salvação oferecida por Jesus Cristo, se você ainda deseja guardar a Santa Lei de Deus é sinal indicador que você ainda não cometeu o pecado imperdoável. 

Diante do grande perigo de cometer o pecado imperdoável que extingue definitivamente o Espírito Santo da vida do crente, você precisa ser uma pessoa espiritualmente sóbria. 

Precisa estar sempre alerta, vigiando contra o pecado para que nunca venha a ter um coração que seja mau e infiel a ponto de se apartar do Deus vivo e de Sua benéfica influência.

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.