O Batismo bíblico e seu significado

Batismo bíblico e seu significado

A NATUREZA HOSTIL A DEUS 

1. Quantos justos há? 

R.: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. Romanos 3:10-12 

Segundo os ensinos das Escrituras Sagradas não existe sobre a face da Terra nenhum ser humano que seja justo, “nem um sequer”. “Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?” (Provérbios 20:9). Deixados por si mesmos, ninguém tem qualquer interesse em buscar a comunhão de Deus. 




Pois o homem se encontra numa rebelião deliberada e consciente contra o seu Criador. Sua natureza carnal é totalmente contrária aos princípios da natureza espiritual revelada por Deus em Sua Santa Palavra. 

“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. (Romanos 8:8). 

Com o pecado de nossos primeiros pais – Adão e Eva – todos se extraviaram e se tornaram inúteis para os propósitos elevados e santos que Deus tinha planejado para o homem. 

De forma que em seu estado decaído da graça não há uma única pessoa justa que pratique o bem, ou que de livre e espontânea vontade busque a presença Deus de todo coração. Todas as suas obras estão poluídas e corrompidas pelo egoísmo e pecado. 

“O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade”. (Salmos 94:11). 

2. O que é impossível ao pecador? 

R.: “Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”. Jeremias 13:23 

Assim como o etíope não possui o poder para mudar a cor de sua pele parda, assim também o pecador não possui o poder para fazer o bem, pois nasceu propenso para praticar o mal. 

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. (Salmos 51:5). 

Assim como o leopardo não possui a virtude para modificar as manchas de sua pele, assim também o pecador não possui a virtude necessária para ser justo, pois nasceu com uma natureza ímpia. 

“Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras”. (Salmos 58:3). 

Segundo a mensagem divina, se fosse possível o etíope pelo seu próprio poder mudar a cor de sua pele, ou se fosse possível o leopardo pelo seu próprio querer mudar as suas manchas, então também seria possível o injusto se tornar justo pelo seu próprio querer e poder. Mas isso é um absurdo, posto que é impossível ocorrer essas mudanças simplesmente pelo querer dos respectivos interessados. Portanto, ninguém pode ser justo por si mesmo. 

“Como pois seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher?” (Jó 25:4). 

3. Diante de Deus como são nossas justiças? 

R.: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas como um vento nos arrebatam”. Isaías 64:6 

O profeta Isaías vai ainda mais longe quando diz que diante dos olhos de Deus todas as nossas justiças são como trapo da imundícia. E o que é um trapo imundo? É um pedaço de pano encardido, esfarrapado, sujo e mal cheiroso que serve para limpar coisas repugnantes e imundas, tais como escarros, vômitos, fezes e coisas semelhantes. 

Assim são comparadas as justiças dos homens diante de Deus. O homem pode no exterior aparentar um comportamento justo e correto, todavia sua natureza carnal hostil a Deus, e sua inclinação para o mal demonstram claramente que seu coração não é justo, mas encontra-se corrompido pelo pecado. 

Todas as suas supostas boas obras são produtos da imundícia. Todas estão poluídas pelo pecado, pelo egoísmo, pelo interesse privado do indivíduo e cheia de segundas intenções. 

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. (Romanos 8:7). 

Devido a natureza decaída do homem o salmista clamou a Deus: 

“E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente”. (Salmo 143:2). 

NOVO NASCIMENTO 

4. Quem não pode ver o reino de Deus? 

R.: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3 

Para que o homem possa se tornar justo diante de Deus é necessário que ele venha a nascer de novo, caso contrário não poderá enxergar o reino de Deus. Conseqüentemente, não poderá enxergar o caminho que conduz à vida eterna. O “reino de Deus” que Jesus mencionou se trata do “reino de graça”, o qual foi instituído desde a fundação do mundo pela fé no Messias (II Timóteo 1:9). 

Mas o que é nascer de novo? Com certeza “nascer de novo” não se refere ao nascimento natural, pois se o homem pudesse nascer novamente de pais humanos, ele continuaria com a mesma natureza carnal dotada da inclinação para o mal. 

Observe o que a Bíblia fala sobre essa questão: 

“Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Coríntios 2:14). 

Verdade é que Jesus estava se referindo a um nascimento espiritual do coração, que resulta numa nova vida. Veja o que Ele disse: 

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. (João 3:6). 

Somente aqueles que possuem uma nova vida é que podem ver e apreciar os dons espirituais do reino de Deus. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito”. (Romanos 8:5). 

O novo nascimento não é uma emoção, mas uma transformação que ocorre no interior do coração e da mente daquele que crê em Jesus Cristo. 

5. Quem não pode entrar no reino de Deus? 

R.: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. João 3:5 

Continuando a desenvolver o tema sobre o novo nascimento, Jesus diz que para poder entrar no reino de Deus é preciso que o homem venha a nascer da água e do Espírito. 

O nascer da água simboliza o batismo nas águas, e o nascer o Espírito significa aceitar a influência benéfica do Espírito Santo conduzindo o homem pelos caminhos da fé na Palavra de Deus e na obediência das leis divinas. 

Esse nascimento espiritual está além das possibilidades do homem em realizá- lo. O nascer do Espírito é uma operação invisível aos olhos humanos, mas que Deus concretiza plenamente na vida do pecador arrependido. 

Portanto, o novo nascimento não é obra do esforço humano, mas é uma transformação espiritual realizada exclusivamente pelo Espírito Santo no coração daquele que crê, qualificando-o para entrar no reino da graça. Essa é a promessa de Deus para aquele que nascer de novo: 

“E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. (Ezequiel 36:26-27). 

6. Com o que Jesus comparou aquele que é nascido do Espírito? 

R.: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. João 3:8 

O homem pode até mesmo ter um procedimento exterior correto, todavia é totalmente incapaz de modificar a natureza e as intenções de seu próprio coração. O novo nascimento está completamente além da capacidade de qualquer ser humano em realizá-lo. 

Para que o homem possa nascer de novo é necessário que um poder sobrenatural do alto venha a atuar em sua consciência ativando sua mente espiritual. Jesus ilustrou a influência do Espírito Santo na vida do homem como a rajada de vento que assopra. 

Podemos ouvir e ver os efeitos que o vento produz, tais como: ruído do seu assobio, o balançar dos galhos das árvores, o levantar da poeira, e outros efeitos semelhantes. Todavia, com os nossos órgãos sensoriais não podemos enxergar o vento, bem como não sabemos precisar com segurança de onde ele vem e nem para onde ele vai. 

Assim também é a obra do Espírito Santo na vida do homem. Quando o Espírito Santo passa por sua vida, nós não O enxergamos, mas podemos ver a mudança que ele provoca na vida daquela pessoa, que passa a ter um outro estilo de vida, de maligna para bondosa, de ímpia para justa.

Mas isso somente ocorre por influência do Espírito Santo. O homem por si mesmo é incapaz de realizar tal mudança de coração. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. (Filipenses 2:13). 

NASCIMENTO DA ÁGUA (Batismo) 


7. O que lava aquele que nasce da água? 

R.: “E, agora por que te deténs? Levanta-te e batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”. Atos 22:16 

Sabemos que para o homem nascer de novo ele precisa nascer da água. E, nas Sagradas Escrituras, o nascimento da água representa o santo batismo. Portanto, para nascer de novo e entrar no reino de Deus é preciso que o pecador arrependido se batize. 

E aquele que se batiza lava no sangue do Cordeiro todos os seus pecados. O batismo é o primeiro ato de obediência, justiça e fé praticada pelo pecador arrependido, e aceitável a Deus. 

No momento em que o homem toma a sua decisão e se batiza, tem início o novo nascimento. Seu nome é imediatamente escrito no livro da vida. E nesse momento há alegria no céu por um pecador que se arrepende. O nascimento do Espírito e do batismo são condições indispensáveis para uma pessoa poder entrar no reino de Deus. 

“Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. (João 3:5). 

Separado do nascimento do Espírito, o batismo não passa de um ritual exterior sem nenhum valor; apenas um banho numa piscina, e nada mais. 

8. O que o batismo simboliza? 

R.: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Romanos 6:3-4 

O batismo simboliza a morte e o sepultamento do velho homem com os seus vícios e pecados, também simboliza a ressurreição de um novo homem perdoado e justificado pelo sangue de Jesus Cristo. 

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”. (Colossenses 2:12). 

Aquele que nascer de novo passa a andar em novidade de vida. 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Coríntios 5:17). 

Assim, quando o ministro do Evangelho mergulha o homem nas águas isso simboliza que o velho homem morreu e foi sepultado. E quando o homem é levantado das águas isto simboliza que ele ressuscitou dos mortos, mas agora como um novo homem que anda em novidade de vida e que se compraz com as coisas divinas. 

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. (Colossenses 2:4). 

FORMA DO BATISMO 


9. Onde Jesus foi batizado? 

R.: “E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és meu Filho amado em quem me comprazo”. Marcos 1:9-11 

A Bíblia Sagrada diz que Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão. Ela também informa que Jesus saiu da água do rio Jordão. Ora, se saiu é porque entrou na água. 

Isto é muito significativo, uma vez que prova que João não aspergiu algumas gotas de água sobre a cabeça de Jesus, posto que para isso não haveria necessidade de Jesus entrar no rio Jordão e molhar toda a sua vestimenta. 

Além dessa evidência, a palavra grega “baptizo” usada para designar o batismo, significa etimologicamente imergir, mergulhar. Jamais quer dizer aspergir ou derramar água sobre alguém (afusão). A Bíblia Sagrada ensina somente uma forma de batismo: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. (Efésios 4:5). 

Se o batismo não fosse por imersão, não haveria necessidade de Jesus ser batizado num local onde houvesse muitas águas, bastaria simplesmente uma caneca com água. Ainda mais! Paulo afirma que os que são “batizados” são “sepultados” com Cristo na morte (Romanos 6:4). 

Pois a morte requer o sepultamento. Como o batismo simboliza o “sepultamento” do velho homem, torna-se claro que a aspersão ou afusão jamais caracterizam perfeitamente o sepultamento de alguém, pois ninguém é sepultado com um punhado de terra jogado sobre o seu corpo. Somente a imersão do corpo inteiro do batizando é que de fato simboliza o sepultamento do velho homem. 

10. No batismo do eunuco, quantas pessoas desceram à água? 

R.: “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo e o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho”. Atos 8:36-39 

Esta outra passagem bíblica novamente apresenta evidências de que o batismo bíblico é por imersão e não por aspersão ou afusão. Observe que o eunuco tomou a decisão para ser batizado. 

Mas a condição para que o ministro conscienciosamente possa batizar alguém é verificar que o interessado tenha nascido do Espírito Santo crendo de todo o seu coração. 

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido”. (I João 5:1). 

Note que após os votos batismais ambos desceram à água, quando então Filipe batizou o eunuco. Atente para o fato de que ambos saíram da água, porque entraram na água. Mais uma vez a evidência bíblica mostra que o batismo correto é por imersão, pois é o único que preenche os requisitos bíblicos. 

As Sagradas Escrituras dizem que após o batismo o eunuco saiu jubiloso pelo seu caminho. Assim ocorre com todos aquele que nasce da água, pois se torna um novo homem que agora anda em novidade de vida. 

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”. (I Pedro 1:23). 

CONCLUSÃO 


11. Quem mandou batizar? Em nome de quem os crentes deveriam ser batizados? 

R.: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Mateus 28:18-19 

A Bíblia ensina que quem mandou as pessoas serem batizadas foi o próprio Senhor Jesus Cristo. E que as pessoas deveriam ser “ensinadas” e “batizadas” em nome da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. É interessante observar que quando Jesus Cristo foi batizado a trindade também estava presente: O Pai se manifestando dos altos céus com o brado: 

“Este é meu filho amado em quem me comprazo”. O Espírito Santo descendo na forma corpórea de uma pomba. E o Filho sendo batizado nas águas do rio Jordão por João Batista (Mateus 4:16-17). 

12. Além de crer, qual é a outra condição para ser salvo? 

R.: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16:16 

Neste versículo Jesus Cristo afirma que a salvação da pessoa para a vida eterna está condicionada a dois atos distintos: “crer” e ser “batizada”. O ato de crer resulta em nascer do Espírito Santo e o ato de ser batizado resulta em nascer da água.  

Segundo Jesus, todo aquele que não crer será condenado. Todos que nasceram do Espírito precisam decidir-se pelo batismo, caso contrário não entrarão no reino de Deus. 

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”. (Gálatas 3:27). 

Refletindo um pouco mais profundamente sobre esse versículo podemos concluir que não é correto batizar criancinhas, uma vez que elas não possuem faculdades intelectuais suficientemente desenvolvidas para poder “crer”. Pois para crer é preciso compreender e para compreender e preciso conhecer e para conhecer é preciso ser ensinada. 

Portanto, uma criancinha não nasceu de novo, pois não nasceu do Espírito. Logo o batismo com que muitos foram batizados, sendo ainda crianças, não possui nenhum valor bíblico, por três motivos: 

(1) Primeiro porque não preenche o requisito fundamental da Bíblia Sagrada: crer. Pois aquele que se batiza deve ter plena consciência de suas responsabilidades e deveres para com o seu Deus. 

(2) Segundo porque o batismo bíblico por imersão difere radicalmente do batismo por aspersão com que todos os bebês costumam serem batizados. 

(3) Terceiro porque a Bíblia Sagrada nunca ensinou nada a respeito de batismo de criancinhas, mas sempre ensinou o batismo de homens e mulheres formados. Observe: 

“como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres”. (Atos 8:12). 

O apelo de Jesus para você é o seguinte: 

“Necessário vos é nascer de novo”. (João 3:7). 

Se você quiser entrar no reino de Deus deverá seguir o exemplo de Jesus no batismo. Se você estiver sentindo convicção pelo seu pecado e deseja o perdão oferecido por Deus em Cristo Jesus, então você deverá ser batizado, conforme prescrição das Santas Escrituras. 

Se você ainda não foi batizado por imersão, mas crê em todas as verdades ensinadas por Jesus, então “por que te deténs? Levanta-te e batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”. (Atos 22:16). 

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.