Ide por todo o mundo e pregai o evangelho

por todo o mundo e pregai o evangelho

NECESSIDADE DE OBREIROS 

1. O que disse Jesus sobre a seara e sobre os ceifeiros? 

R.: “E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos seus discípulos: a seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”. Mateus 9:36-38 

Numa ocasião Jesus demonstrou um sentimento de grande compaixão por certa multidão. A compaixão que Ele sentiu nasceu do fato de que as pessoas que constituíam aquela multidão andavam desgarradas e errantes. Jesus comparou aquelas pessoas como ovelhas que não têm um pastor para conduzi-las pelo caminho correto. 




Ao observar a multidão desorientada Jesus reconheceu que a seara realmente é muito grande, e que poucos são os ceifeiros dispostos a trabalhar na seara do Senhor. E assim tem sido de geração em geração, em todas as épocas. Grandes multidões estão se perdendo por falta de obreiros fiéis que estejam dispostos a trabalhar na seara do Senhor. 

As multidões estão seguindo obreiros fraudulentos, falsas filosofias, falsos sistemas religiosos, doutrinas de demônios; tudo porque não há ceifeiros suficientes trabalhando na seara do Senhor. Diante da gravidade da situação Jesus aconselha aos poucos ceifeiros para que roguem ao Senhor da seara para que mande mais ceifeiros para trabalharem em Sua seara. 

E você pode ser um desses ceifeiros que Jesus deseja ver trabalhando na seara do Senhor. Não quer você participar dessa grande obra trabalhando para Jesus em Sua seara? 

TESTEMUNHO PESSOAL 


2. O que você deve resplandecer diante dos homens? 

R.: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai; que está nos céus”. Mateus 5:14 e 16 

Jesus disse que você é a luz do mundo. Sem você o mundo está em trevas absoluta. Sem você o mundo desconhece a inspiração divina da Bíblia Sagrada, a salvação unicamente pela graça, a obediência à Lei de Deus. Da mesma forma como não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte assim também não se pode esconder a luz que emana do cristão verdadeiro e autêntico. 

A ordem de Jesus é para que você faça resplandecer a sua luz diante dos homens. A luz que você possui é o conhecimento, a fé, a convicção e a prática das verdades emanadas da Palavra de Deus. Em harmonia com essa ordem de Jesus, disse São Francisco de Assis: “Pregue o evangelho sempre; se necessário use palavras”. 

Jesus deseja que os homens que estão vivendo nas trevas do mundo enxerguem a luz que o cristão possui. Luz que brilha através das obras que os crentes realizam diante dos homens, para que estes ao verem essas obras possam glorificar ao Pai que está nos céus. 

Ao verem as obras dos crentes em Jesus, os homens glorificarão ao Pai tornando-se também discípulos de Jesus. Mas para que isso ocorra é necessário que você faça resplandecer a sua luz diante de todas as pessoas, porque Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. (I Timóteo 2:4). 

3. Como cristão o que você deve anunciar? 

R.: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. I Pedro 2:9 

Divinamente inspirado, o Apóstolo Pedro afirmou que os seguidores de Jesus constituem “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa o povo adquirido”. Mas tudo isso com um propósito bem definido: para anunciar as virtudes daquele que os chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. 

E foi Jesus quem nos chamou das trevas em que encontrávamos para o conhecimento de Sua maravilhosa luz. Desse modo o cristão possui o sagrado encargo de anunciar as virtudes de Jesus para aqueles que ainda estão vivendo nas trevas deste mundo. 

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. (I Pedro 4:10). 

Vários são os dons que o cristão pode empregar para anunciar as virtudes de Jesus, a saber: distribuindo literatura, folhetos, ensinando, pregando, cantando, contribuindo financeiramente, escrevendo e ajudando com qualquer outro dom natural ou espiritual que possua. 

Tenha sempre no coração o louvor: 

“Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação. Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas”. (I Crônicas 16:23-24). 

4. Como você deve responder aos que pedirem a razão da tua esperança? 

R.: “Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. I Pedro 3:15 

Antes de fazer qualquer coisa em favor da causa de Deus, o crente deve santificar a Cristo em seu coração, não apenas como Salvador, mas também como Senhor de sua vida. Observe o testemunho deixado pelo salmista: 

“Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar toda as tuas obras”. (Salmo 73:28). 

Portanto, para poder anunciar as obras de Deus àqueles que estão em trevas é preciso que o cristão se aproxime e confie inteiramente em Deus para realizar essa tarefa. Santificar a Cristo como Senhor, implica em ter comunhão todos os dias com Jesus, significa reconhecer que Jesus é quem ordena e quem comanda a sua vida. 

Mas para que isso ocorra é necessário que o cristão venha a refletir, absorver e praticar os ensinos ministrados por Jesus Cristo. Somente desse modo o cristão será santificado na verdade e crescerá “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”. (II Pedro 3:18). 

Feito isso o cristão deve estar sempre preparado para responder com mansidão e temor a qualquer pessoa interessada em saber a razão da esperança que habita em seu coração “porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”. (II Coríntios 2:15). 

É importante ressaltar que o cristão deve dar a razão de sua fé ao mundo com um espírito de mansidão e de temor, nunca em disputas, debates ou discussões, pois esse tipo de atitude cria aborrecimentos, inimizades, perseguições e não refletem o caráter que o cristão deve possuir. Portanto, o cristão não deve agir por força nem por violência, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4:6). 

5. O que Jesus disse a alguém que desejava acompanhá-lo? 

R.: “Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti”. Marcos 5:19 

Em certa ocasião Jesus libertou um homem do poder dos demônios. Cheio de gratidão esse homem desejava ardentemente seguir a Jesus. Mas Jesus não o permitiu. Mas deu a esse homem uma missão muito importante. 

Ele deveria voltar para sua casa, para os seus parentes, para os seus vizinhos, para os seus amigos e anunciar as coisas maravilhosas que o Senhor fez com ele, e como o Senhor teve misericórdia dele libertando-o do poder das forças das trevas. 

Na verdade, Jesus mandou o homem dar um testemunho pessoal para os seus conhecidos. O testemunho pessoal consiste em contar aos nossos parentes e amigos as grandes coisas que Deus tem feito por nós, pois contra fatos não há argumento. 

Basicamente o testemunho pessoal pode ser dividido em três passos: 

(1) primeiramente devo contar aos meus conhecidos como era a minha vida antes de conhecer a Jesus. 

(2) O segundo passo consiste em dizer aos meus conhecidos em que circunstância eu conheci a Jesus. 

(3) O terceiro passo consiste em contar a todos meus conhecidos o que Jesus fez e faz por mim. Todos cristãos podem dar esses três passos, pois todos que são verdadeiramente convertidos a Cristo possuem esse testemunho. 

ESTUDO BÍBLICO 


6. Ao ensinar, o que deve ser feito para que lendo, se entenda?

R.: “E leram no livro, na lei de Deus: declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”. Neemias 8:8 

Além de dar um testemunho pessoal, o cristão também pode dar estudos bíblicos, onde as doutrinas são apresentadas de forma lógica, progressiva e sistemática. O estudo bíblico tem-se mostrado um excelente método para ensino e compreensão da Bíblia Sagrada. Como disse o salmista: 

“A exposição das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices”. (Salmo 119:130). 

Dar um estudo bíblico é bem simples, basta seguir os passos apresentados por Neemias. 

(1) O primeiro passo consiste em abrir o Santo Livro de Deus. 

(2) O segundo passo consiste em ler o texto bíblico juntamente com o interessado. 

(3) O terceiro passo consiste em interpretar o texto, explicando o seu sentido, para que o interessado lendo possa compreender o seu conteúdo e alcance. 

A interpretação deve constituir-se numa paráfrase do texto bíblico, analisado em função do tema estudado. 

7. O que você precisa manejar bem? 

R.: “Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15 

A vontade de Deus é que todo obreiro que trabalha em Sua seara se apresente aprovado, não tendo nada do que se envergonhar e que também saiba manejar bem a Palavra de Deus com o objetivo de ganhar almas para o reino de Deus, pois “o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é”. (Provérbios 11:30). 

Portanto, para estar perfeitamente apto para trabalhar na seara do Senhor o obreiro deverá viver uma vida santa e irrepreensível para que não tenha nada do que se envergonhar diante dos homens, e que também conheça bem as Escrituras Sagradas para poder bem manejá-las diante dos interessados. Finalmente, “em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. 

Linguagem sã e irrepreensível para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. (Tito 2:7-8). Assim procedendo, o servo do Senhor poderá dizer como o salmista:

“Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão”. (Salmo 51:13). 

8. O que não convém ao servo do Senhor? 

R.: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor”. II Timóteo 2:24 

É bom que fique bem claro, que ao servo do Senhor não convém entrar em contendas, disputas, discussões ou coisas semelhantes com ninguém, mas deve ser sempre prudente para não prejudicar de nenhuma forma a obra de Deus. Pois, conforme disse o Senhor da seara: 

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto se de prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. (Mateus 10:16). 

O obreiro que trabalha na seara do Senhor deve ser manso, gentil, respeitoso e humilde para com todos indistintamente. Também deve estar apto para ensinar as grandes verdades bíblicas. 

E finalmente saber ser um sofredor, pois o adversário “anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (I Pedro 5:8). 

O servo do Senhor deve sempre ter em mente as confortadoras palavras de Jesus: 

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus: porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. (Mateus 5:11-12). 

9. Como o obreiro deve instruir os que resistem? 

R.: “Instruindo com mansidão, os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos”. II Timóteo 2:25-26 

O servo do Senhor deve procurar instruir aqueles que resistem à Palavra de Deus, manifestando sempre um espírito de mansidão. Isso porque Deus poderá dar a essa pessoa o arrependimento necessário para que ela possa enxergar o caminho da verdade. Ao conhecerem a verdade elas se despertarão e de desprenderão dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presas. 

Com isso fica claro, que as pessoas despertam das trevas unicamente devido à luz advinda da Palavra de Deus. Por esse versículo fica evidente que as pessoas que resistem à verdade, o fazem porque estão presas nos laços do diabo e sujeitas à vontade do diabo. 

Todos que estão vivendo nas trevas necessitam de um obreiro que lhe transmita a luz do Evangelho “para lhe abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus: a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em mim”. (Atos 26:18). 

É somente através do arrependimento concedido por Deus é que as pessoas podem alcançar o entendimento da verdade. 

CONCLUSÃO 


10. Que Deus perguntou? Qual deve ser a sua resposta a Deus? 

R.: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. Isaías 6:8 A 

Santíssima Trindade nos chama para trabalhar na seara do Senhor. A sua pergunta ecoa no decorrer dos séculos pelo mundo clamando: “a quem enviarei, e quem há de ir por nós?” E a exemplo do profeta Isaías, que atendeu ao chamado de Deus, também devemos dizer: “eis-me aqui, envia-me a mim”. 

Não quer você também responder ao chamado de Deus dizendo: “eis-me aqui, envia-me a mim”. Que o Senhor te abençoe abundantemente por sua decisão! 

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa”. (II Crônicas 15:7). 

11. Onde o Evangelho será pregado? 

R.: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. Mateus 24:14 

Jesus disse que o fim de todas as coisas virá quando o Evangelho tiver sido pregado em todo o mundo em testemunho a todas as gentes. E disso Jesus deu certeza a todos, dizendo que o Evangelho será pregado em todo o mundo. Isto implica dizer que será pregado em todas nações, tribos, línguas e povos. 

Com isso o Evangelho alcançará todas as classes sociais: ricos, poderosos, pobres, elevados e humildes. Não existe poder sobre a face da Terra que possa impedir que o Evangelho seja pregado em todo o mundo “porque o homem não prevalecerá pela força”.(I Samuel 2:10)

Há vinte séculos Jesus deu a um grupo de pessoas a certeza absoluta de que o Evangelho será pregado em todo o mundo. Essas palavras de Jesus nunca morreram, pois o Evangelho continua avançando e cada vez mais envolvendo o mundo inteiro. 

E você poderá participar dessa grande obra envolvendo-se na pregação do Evangelho para as pessoas que vivem ao seu redor. E quando o fim de todas as coisas chegar você sentirá satisfeito e recompensado por ter participado dessa grande missão de pregar o Evangelho no mundo. 

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra”. (Salmo 46:10). 

A pregação do Evangelho alcançará a todo o mundo. “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. (Habacuque 2:14). 

Jesus Cristo não disse que o mundo inteiro se converterá, mas disse que o Evangelho será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as gentes e então virá o fim. Portanto, a obra do cristão se resume simplesmente em pregar o Evangelho, já a conversão dos pecadores ao Evangelho é obra exclusiva do Espírito Santo. 

12. A quem os cristãos devem ensinar? 

R.: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mateus 28:19-20 

Antes de ser arrebatado aos céus, Jesus deixou para Sua Igreja uma grande comissão. A comissão de ir e ensinar todas as nações, bem como batizar todos aqueles que crerem no Evangelho. 

Conforme a comissão deixada por Jesus, todas as nações deverão ser ensinadas e instruídas a guardarem todas as coisas que Ele tem mandado em Sua Santa Palavra. A grande comissão ainda ecoa através dos séculos aos ouvidos dos membros da Igreja de Deus. 

Todos nós somos exortados a sair para trabalhar na seara do Senhor, para persuadir e apelar aos corações dos homens para que observem a Palavra de Deus. Você precisa anunciar o Evangelho em todas as circunstâncias, pois “quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. (Eclesiastes 11:4). 

Nessa grande obra de evangelização do mundo, o cristão não está sozinho. Mas recebeu a plena certeza de que Jesus estará sempre presente, pois o próprio Senhor declarou antes de ascender aos céus: 

“eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28:20).


FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.