“O que os entendidos das línguas grega e hebraica acham da tradução do Novo Mundo das Escrituras, feita pelas Testemunhas de Jeová?”
... Posso dizer-lhe que em sua grande maioria, os eruditos consideram-na uma “aberração” e uma “perversão das Escrituras”, como na verdade o é. Um estudante atento pode perceber a maneira tendenciosa como o texto bíblico é deturpado com o intuito de sustentar doutrinas falsas. Um exemplo disso é o texto do Evangelho de João 1:1.
A fim de afirmarem uma heresia ariana de que Jesus é um “ser criado” por Deus Pai (desconsiderando Isaías 43:10: “nenhum deus se formou” depois do SENHOR...), ou seja, um ser inferior, eles vertem o texto da seguinte forma: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus” (grifo meu). Isso é realmente uma blasfêmia!
Assim Cristo é rebaixado à categoria dos deuses pagãos ao descreverem-no com letra minúscula. Os especialistas no grego confirmam que a correta tradução de João 1:1 deve ser “O Verbo era Deus”, pois Deus é a qualidade (predicado) do sujeito (Verbo, Logos em grego, que significa “Palavra”).
Basta lermos o Evangelho de João e vemos que seu maior objetivo é falar a respeito da Divindade de Jesus, o que já é suficiente para derrubar a tese jeovista.
O nome do Espírito Santo também é grafado com letra inicial minúscula, pois não creem ser Ele um Deus Pessoal, como afirma Atos 5:3, 5. Acreditam que seja um “poder de Deus”. Esses são apenas alguns exemplos de deturpação da Palavra de Deus.
Todavia não devemos ignorar o fato de que, conforme diz o pastor Valdeci Júnior – colaborador da Escola Bíblica : “Algumas passagens bíblicas na “Novo Mundo” são melhor traduzidas do que nas demais Bíblias”. Ele enumera quatro exemplos:
1)"E Ele lhe disse: Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso." Lucas 23:43;
Aqui, a vírgula está no lugar correto de acordo com João 19:31-33 e 20:17, derrubando assim a tese de que o ser humano tem uma alma imortal e que pode ir para o Céu antes da ressurreição.
2) “No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade (o evangelho da vossa salvação), e, tendo crido nele, fostes marcados com o selo do Espírito Santo que tinha sido prometido, o qual é penhor da nossa herança, para redenção do povo adquirido (por Cristo) em louvor da sua glória”. Efésios 1:13-14 - Confira na Novo Mundo, essa passagem.
3) Aquela passagem bíblica de Isaías que chama Cristo de “Pai da Eternidade” (Isaías 9:6). Esse texto vai contra a própria teologia jeovista, pois afirma que Jesus é Deus Eterno e Pai da Eternidade, negando assim que Ele seja uma “criatura”.
4) A tradução da passagem bíblica da Novo Mundo em Joao 1:1 também vai contra a própria teologia que defendem. Perguntando-lhes se acreditam que devemos adorar a Jesus, e a resposta sendo negativa, fica clara a negligência cristã em não adorar alguém que é Deus.
Se positiva a resposta, dessa forma admitem o politeísmo, pois Joao 1 faria distinção entre as divindades do Pai e de Cristo (um Deus maior e outro deus menor – isso é politeísmo e não doutrina da Trindade!).
Não devemos esquecer que Deus tem profundo interesse em salvar a todos, inclusive Testemunhas de Jeová, todos somos objetos do Seu amor (1 Timóteo 2:4). Precisamos, como fiéis discípulos do Senhor, levar aos outros o verdadeiro evangelho com amor e respeito, tendo como auxiliador o Espírito Santo. Há pessoas sinceras em todas as denominações religiosas.
Recomendo a leitura de um excelente livro que diz respeito às doutrinas jeovistas, e às “traduções” feitas por eles do texto bíblico. Esse livro não mais é publicado, mas, é possível que a Casa Publicadora Brasileira possa enviar-lhe o arquivo (com algum custo, ou não). O título é: “Radiografia do Jeovismo”, de A. B. Christianini.
Você também poderá manter contato com o professor Azenilto Brito, profundo pesquisador, e conhecer das Escrituras e da seita jeovista. Eis o site dele: www.azenilto.com Ele possui um excelente livro em formato eletrônico que pode ser adquirido por e-mail – e o custo é muito baixo. Vale a pena ter esse manual!
Um forte abraço,
Leandro Soares de Quadros
Jornalista e Consultor Bíblico