O que é o Espírito de Profecia

o que e espirito de profecia

1. Que promessa Deus fez para os últimos dias? 

R.: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos. E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão”. Atos 2:17-18 

O apóstolo Pedro citando o Antigo Testamento (Joel 2:28-29), diz que Deus promete nos últimos dias derramar abundantemente o Espírito Santo, concedendo aos homens o “dom da profecia”. Desse modo os nossos filhos e filhas profetizarão, os nossos jovens terão visões e os nossos velhos terão sonhos proféticos. 

Deus ainda promete que sobre os Seus servos e servas derramará o Seu Espírito, e naqueles dias eles profetizarão as Palavras de Deus para o seu povo. Com o objetivo de animar e fortalecer a Igreja nos últimos dias, Deus promete derramar sobre o Seu povo o Espírito Santo, quando então ocorrerá um grande reavivamento, que preparará a Igreja de Deus para encerrar a obra de pregação do Evangelho no mundo. 




PROVAS DO VERDADEIRO PROFETA


2. Quando em visão o que o profeta não reteve? 

R.: “Fiquei pois eu só, e vi esta grande visão, e não ficou força em mim: e transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio, e não retive força alguma”. Daniel 10:8 

Uma das características que permite identificar o verdadeiro profeta de Deus consiste no fato de que ao receber uma visão da parte de Deus, os profetas perdem todas as suas forças físicas. Do mesmo modo como ocorreu com o profeta Daniel: “não ficou força em mim... e não retive força alguma”. Em visão o profeta parece estar desmaiado. Portanto, a primeira característica do profeta verdadeiro é que ele perde suas forças. 

3. Quando em visão como ficou profundamente o profeta? 

R.: “Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo a voz das suas palavras, eu caí com o meu rosto em terra, profundamente adormecido”. Daniel 10:9 

Quando o profeta de Deus está em visão ele fica “profundamente adormecido” ou seja, ele perde totalmente sua consciência. Como está escrito no versículo anterior, o profeta Daniel ao receber uma visão disse que: “transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio”. Ou seja, o profeta ficou inconsciente porque desmaiou. Portanto, a segunda característica do profeta de Deus quando em visão é que ele fica inconsciente. 

4. Quando em visão o que não ficou no profeta? 

R.: “Como pois pode o servo deste meu Senhor falar com aquele meu Senhor? Porque, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, e não ficou em mim fôlego”. Daniel 10:17 

O profeta verdadeiro, quando em visão, além de ficar sem a sua força física e perder sua consciência, ele ainda fica sem fôlego, ou seja, fica sem a respiração. Portanto, o terceiro critério para se identificar o verdadeiro profeta é que ele fica sem respirar. Diferentemente do verdadeiro profeta, o falso profeta continua respirando. Esta é uma das maiores provas de genuinidade do verdadeiro profeta. 

5. Quando em visão como ficam os olhos do profeta? 

R.: “Fala aquele que ouviu os ditos de Deus, o que vê a visão do Todo-poderoso, caindo em êxtase e de olhos abertos”. Números 24:4 

Quando em visão, o profeta de Deus, além de ficar sem forças físicas, inconsciente e sem respiração, ele entra num estado de êxtase e fica de olhos abertos olhando ao infinito, como se estivesse enxergando além da visão natural. Portanto, o quarto critério de permite identificar o verdadeiro profeta de Deus é que ele entra num estado de êxtase e fica de olhos abertos. 

É bom ficar bem claro que quando o profeta recebe uma visão da parte de Deus, obrigatoriamente ele passa por todos os fenômenos acima descritos, posto que é arrebatado em seus sentidos. E todas às vezes que tais fenômenos ocorrem é um sinal claro de que a visão é autêntica, o profeta é verdadeiro e digno de confiança. Isto porque o falso profeta é incapaz de simular todos esses fenômenos. 

DOM DE PROFECIA CONCEDIDO A MULHERES 


6. Na época de Moisés quem era profetisa? 

R.: “Então Miriã, a profetisa, a irmã de Aarão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças”. Êxodo 15:20 

A Bíblia Sagrada mostra que o dom de profecia não é prerrogativa dos homens, mas que também as mulheres santas de Deus receberam o dom de profecia. Desse modo Miriã, irmã de Aarão e, portanto irmã de Moisés era reconhecidamente uma profetisa. Portanto, a Bíblica Sagrada mostra que na época do êxodo, quando o povo havia saída da escravidão egípcia, Deus havia levantado uma mulher para ser profetisa entre o Seu povo. 

7. Na época dos Juízes quem era profetisa? Débora era mulher de quem? 

R.: “E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo”. Juízes 4:4 

As Sagradas Escrituras mostram que na época posterior à de Moisés – época dos Juízes – Deus também chamou uma mulher para ser profetisa entre o Seu povo. Essa mulher se chamava Débora e era casada com um homem chamado Lapidote. 

Débora ocupava uma posição elevada naquela época, pois era juíza, uma vez que julgava o povo de Israel. Naquela época Israel não tinha rei e o juiz era a autoridade máxima. 

8. Na época dos Reis quem era profetisa? Hulda era mulher de quem? 

R.: “Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticva, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram”. II Reis 22:14 

Na época dos reis, Deus novamente levantou uma mulher para ser profetisa no meio do Seu povo. Essa mulher se chamava Hulda e era casada com Salum, que tinha por profissão a guarda das vestiduras. 

A Bíblia informa que a profetisa Hulda morava na segunda parte da cidade de Jerusalém, e que as altas autoridades de Judá iam consultar a serva de Deus para pedir orientações espirituais. 

9. Na época do nascimento de Jesus quem era profetisa? 

R.: “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade. E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia”. Lucas 2:36-37 

Na época em que Jesus nasceu, Deus havia levantado uma mulher como profetisa, cujo nome era Ana. A Bíblia conta que quando Jesus nasceu essa profetisa já era avançada em idade, com mais de noventa e um anos, uma vez que viveu com o marido por sete anos e já estava viúva há quase oitenta e quatro anos. Essa santa mulher de Deus não se afastava do templo sagrado e servia a Deus continuamente (de noite e de dia) através de jejuns e de orações. 

10. Na época da igreja apostólica quem eram profetisas? 

R.: “E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia: e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam”. Atos 21:8-9 

Na época da formação da Igreja Cristã, Deus havia chamado quatro mulheres para serem profetisas. Todas essas quatro mulheres eram donzelas e filhas de Filipe, um dos sete diáconos eleitos para servir a Igreja que estava nascendo. Portanto, podemos verificar que no decorrer da história do Seu povo, Deus rompeu as barreiras dos preconceitos machistas e chamou mulheres para exercerem o dom profético. 

DOM DE PROFECIA MODERNO 


11. Quais são as duas características da Igreja? 

R.: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”. Apocalipse 12:17 

Nas profecias do Apocalipse a palavra “dragão” simboliza “Satanás” (Apocalipse 12:9), e a palavra “mulher” simboliza “Igreja” (II Coríntios 11:2). Desse modo fica claro que satanás irou-se contra a Igreja de Deus e foi fazer guerra contra o remanescente fiel dessa Igreja. 

As Escrituras Sagradas apresentam duas características básicas que possibilitam identificar quem são aqueles que fazem parte da verdadeira Igreja de Deus, e a quem Satanás foi fazer guerra. Essas duas características são as seguintes: 

(1) A guarda dos mandamentos de Deus. 

(2) O testemunho de Jesus Cristo. “Os mandamentos de Deus” representam o decálogo, conforme estão expressos na Santa Palavra de Deus em duas tábuas de pedra. 

Mas, e “o Testemunho de Jesus Cristo”, o que representa? Vamos deixar que a própria Bíblia dê a resposta a essa pergunta. 

12. O que é o testemunho de Jesus? 

R.: “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Apocalipse 19:10 

O Apóstolo João era um fiel servo de Deus que recebeu o dom de profecia e escreveu o livro do Apocalipse. Ele tinha o que é chamado de “Testemunho de Jesus”, e apresentou uma interpretação autêntica contextual desse termo dizendo que o “Testemunho de Jesus é o Espírito de profecia”. 

Portanto, fica claro que a verdadeira Igreja de Deus possui duas características fundamentais que a distingue de qualquer outra denominação religiosa. A verdadeira Igreja de Deus guarda integralmente os “Mandamentos de Deus” e possui o dom do “Espírito de Profecia”.

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.