O que a Bíblia fala sobre o Inferno

inferno na biblia

1. Onde estão os mortos, e que duas ressurreições haverá? 

R.: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”. João 5: 28-29 

Jesus ensinou que chegará o dia em que todos os mortos ressuscitarão. Os mortos sairão dos sepulcros. Logo, os mortos não estão no céu ou no inferno, uma vez que sairão dos sepulcros. Jesus também disse que haverá duas espécies de ressurreições: a ressurreição da vida e a ressurreição da condenação. 

Segundo Jesus, os que fizeram o bem, sairão dos sepulcros para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal, sairão dos sepulcros para a ressurreição da condenação. Portanto, conclui-se que os “justos” mortos não estão no céu vivendo uma eternidade de bem-aventuranças, pois eles sairão dos sepulcros justamente para receberem de Jesus a “ressurreição da vida”. 




De igual modo, os “ímpios” mortos não estão no inferno vivendo uma eternidade de sofrimento com os todos os tipos de tormentos, uma vez que eles sairão dos sepulcros justamente para receberem de Jesus a “ressurreição da condenação”. 

2. Sobre quem a segunda morte não tem poder? 

R.: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. Apocalipse 20:6 

Feliz “aquele que tem parte na primeira ressurreição”, porque ele não passará pela segunda morte. A Bíblia diz que os santos são aqueles que participarão da primeira ressurreição. 

Ora! Se há uma primeira ressurreição é porque há uma segunda ressurreição, caso contrário não haveria a necessidade da classificação numérica. E se somente os santos participam da primeira ressurreição, é porque os ímpios participarão da segunda ressurreição. 

Os santos são aqueles que fizeram o bem; portanto, sairão dos sepulcros para a ressurreição da vida. E os ímpios são aqueles que fizeram o mal; portanto, sairão dos sepulcros para a ressurreição da condenação. (João 5: 28-29 ). O versículo bíblico diz que a segunda morte não tem poder sobre aquele que participar da primeira ressurreição. Ora! Se há uma segunda morte é porque há uma primeira morte. 

Evidentemente, todos aqueles que serão ressuscitados terão passado pela primeira morte. Todavia, somente os ímpios passarão pela segunda morte, posto que ressuscitarão para a condenação. Além disso, a segunda morte não tem poder sobre os santos, que são aqueles que tem parte na primeira ressurreição. 

Os que forem havidos por dignos de ressuscitarem na primeira ressurreição reinarão no céu, como sacerdotes de Deus e de Cristo, durante um período de mil anos. 

3. Até quando os outros mortos não reviverão? 

R.: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram”. Apocalipse 20:5 

Conforme as Sagradas Escrituras, os santos participam da primeira ressurreição, que ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Jesus a este mundo. Sobre os justos, a segunda morte não tem qualquer poder. Já aqueles que não participam da primeira ressurreição são tidos em conta de ímpios. 

Pois, “os outros mortos” é uma clara referência aos ímpios, os quais não tiveram parte na primeira ressurreição. E eles não reviverão até que se passem mil anos. Isto indica claramente que entre a primeira e a segunda ressurreição haverá um período de mil anos. 

Portanto, quando ocorrer a primeira ressurreição os ímpios não reviverão, todavia voltarão à vida somente na segunda ressurreição, a qual se dará quando os mil anos se acabarem. Milhares de milhares e milhões de milhões de ímpios de todas as épocas ressuscitarão de todos os cantos da Terra. 

O seu número será como a areia do mar, e cobrirão a superfície da Terra como um verdadeiro formigueiro humano. Esta segunda ressurreição que se dará ao final do milênio é chamada por Jesus de “ressurreição da condenação”. 

Portanto, as Escrituras Sagradas deixam claro, claríssimo que ocorrerão duas ressurreições: a primeira que se dará no início do milênio, e a segunda que se dará ao fim do milênio. A ressurreição do início do milênio é a ressurreição dos justos e a ressurreição do final do milênio é a ressurreição dos ímpios. Nesse momento é oportuno perguntar: em qual ressurreição você gostaria de participar? 

4. Qual será a parte dos ímpios? 

R.: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e as todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. Apocalipse 21:8 

A parte que cabe de todos os ímpios que ressuscitarão para a condenação no final do milênio será o lago que arde com fogo e enxofre. Ali ocorrerá a segunda morte.

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte”. (Apocalipse 20:6). 

É claro que o livro do Apocalipse apresenta uma lista exemplificativa indicando qual é o caráter dos ímpios que passarão pela segunda morte: os tímidos, os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os fornicários, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos. 

Os “tímidos” são aqueles que se envergonham de Jesus e de Suas Palavras (Lucas 9:26). Os “incrédulos” sãos os que não acreditam no Evangelho de Cristo (II Tessalonicenses 1:7-9). Os “abomináveis” são os ímpios que provocam horror e pavor na humanidade. Os “homicidas” são pessoas que matam o seu semelhante. 

Os “fornicários” são as pessoas solteiras que praticam relação sexual fora do casamento. Os “feiticeiros” são aqueles que praticam as artes do espiritismo, tais como feitiçaria, sortilégios, encantamentos, macumbas, e coisas semelhantes. 

Os “idólatras” são aqueles que veneram e prestam cultos a qualquer tipo de imagem, ou aqueles que amam as coisas materiais de forma excessiva e com grande paixão. 

Os “mentirosos”, que são todos aqueles que de um modo ou de outro distorcem a verdade em qualquer grau, com a intenção de praticar o engano. Todos esses sofrerão a segunda morte. 

5. O que fará aos ímpios o fogo que desceu do céu? 

R.: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou”. Apocalipse 20:7-9 

O número de ímpios que reviverem na segunda ressurreição, a qual ocorrerá ao final do milênio é inumerável. Eles são comparados com a areia do mar porque são incontáveis. Quando ressuscitarem, os ímpios estarão esparramados sobre os quatro pontos cardeais da Terra. 

E formarão dois grandes Impérios – Gogue e Magogue – cada qual agregando várias nações, com milhões de milhões e milhares de milhares de pessoas ímpias. O dicionário mostra que o significado da palavra “ímpio” não serve apenas para designar pessoas más, perversas ou malignas, mas também serve para designar pessoas que são incrédulas, pessoas que não passaram pelo novo nascimento. 

Bem! Voltemos ao assunto principal. Satanás estava preso em conseqüência das cadeias de circunstâncias que tornaram a Terra um planeta vazio e desolado. Mas ao final dos mil anos, com a ressurreição dos ímpios, Satanás não está mais isolado das pessoas. 

Agora ele se sente livre de sua prisão, pois existem milhões de milhões de ímpios para ele enganar e manipular a seu querer. A Bíblia Sagrada diz que ele sairá para enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, para as arregimentar em batalha. 

Os ímpios ressuscitados, sob o comando de Satanás, marcham sobre a largura da face da Terra para a sua última batalha do Grande Conflito contra Cristo. Será a última vez que haverá ímpios sobre a face da Terra. Ao lado de Satanás estão os grandes generais e guerreiros que um dia já viveram sobre a face da Terra. Homens valorosos que nunca perderam uma batalha. 

Eles cercam o arraial dos santos e a Nova Jerusalém, a fim de avançarem contra ela. Mas naquele momento supremo, quando eles se preparam para o ataque contra a cidade santa, desce fogo do céu e devora a Satanás e a todos os ímpios. Este fogo transforma o globo terrestre num verdadeiro lago de fogo. Esta é a segunda morte dos ímpios. 

Tanto Satanás como todos pecadores são devorados e destruídos pelo fogo para todo o sempre. O fogo do céu transformará todos eles em cinzas. “De sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo” (Malaquias 4:1). Desse modo, o mal é definitivamente exterminado do Universo. 

O FIM DOS ÍMPIOS 


6. Como os ímpios desaparecerão? 

R.: “Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros: desaparecerão e em fumo se desfarão”. Salmos 37:20 

Em toda a sua extensão, a Bíblia é muito clara ao ensinar que os ímpios não permanecerão queimando eternamente num lago de fogo. Mas o ensino do Livro Sagrado é que os ímpios perecerão. Perecer, segundos os melhores dicionários, significa: acabar, findar, deixar de existir, e extinguir. 

A Bíblia ensina que assim como a gordura desaparece, e em fumaça se desfaz. Assim também acontecerá com os ímpios: ao serem lançados no lago que arde com fogo e enxofre, desaparecerão, e em fumaça se desfarão. Eles serão totalmente consumidos até restarem somente cinzas. (Malaquias 4:1-3). Portanto, os ímpios morrerão pela segunda e última vez. 

7. Quantos ímpios serão destruídos? 

R.: “O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos”. Salmos 145:20 

Novamente a Bíblia mostra que os ímpios não permanecerão vivos e sofrendo tormentos num lago de fogo e enxofre por toda a eternidade. Mas o claro ensino do Santo Livro é que os ímpios serão destruídos para sempre. A palavra destruir significa: demolir, arruinar, aniquilar, assolar, fazer desaparecer, exterminar, desbaratar. 

IDENTIFICAÇÃO DO INFERNO 


8. Onde será lançado quem não tiver o nome no livro da vida? 

R.: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Apocalipse 20:15 

Todos aqueles que não tiverem o seu nome registrado no livro da vida serão lançado no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Para ter o nome escrito e mantido no livro da vida é necessário nascer de novo, é preciso que o pecador aceite a Jesus, como Salvador e Senhor de sua vida, é necessário que o cristão seja fiel ao Evangelho até ao dia de sua morte. 

No dia do juízo final, haverá dois grupos de pessoas que não terão os seus nomes achados escritos no livro da vida. 

(1) Muitos terão o nome riscado do livro da vida por falta de fidelidade ao Evangelho de Cristo (Apocalipse 3:5; Salmos 69:28). 

(2) E milhões nunca terão o nome registrado no livro da vida por falta de fé no Evangelho de Cristo. Esses dois grupos passarão pela segunda ressurreição, que Jesus chamou de “ressurreição da condenação”. E também passarão pela “segunda morte”, no lago que arde com fogo e enxofre. 

9. Onde serão lançados os ímpios? 

R.: “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus”. Salmos 9:17 

Os ímpios são todos aqueles cujo nome “não foi achado escrito no livro da vida”. Os ímpios serão “lançados no lago de fogo” (Apocalipse 20:15); ou nas palavras do salmista, os ímpios serão “lançados no inferno” (Salmos 9:17). 

Traçando um paralelo entre os dois últimos versículos, podemos deduzir pela semelhança de idéias que na Bíblia a palavra “inferno” serve para designar o “lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. (Apocalipse 21:8). A palavra “inferno” no hebraico é equivalente a “Sheol”, e em Grego a “Hades”. 

E todas elas significam “sepultura”. Logo, o “lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” constituir-se-á na sepultura eterna, onde serão lançados todos os ímpios. 

NOTA: Você mesmo chegará à conclusão de que a palavra inferno significa sepultura, comparando na Bíblia (Edição Almeida Revista e Corrigida) como o Doutor Lucas traduziu a palavra inferno do Salmo 16:10 em seu livro intitulado Atos dos Apóstolos 2:27. 

SIGNIFICADO DA PALAVRA FOGO ETERNO 


10. O que está preparado para o diabo e seus anjos? 

R.: “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Mateus 25:41 

Jesus ensinou que no dia do juízo executivo – que se dará ao final do milênio – estará preparado um fogo eterno para o diabo e seus anjos. Fogo este no qual os ímpios, que naquele dia estarão à esquerda de Jesus, também serão lançados. 

Mas então se pergunta: diante do fato de que os ímpios serão transformados em cinzas, como compreender o sentido que a Bíblia emprega para a palavra “fogo eterno?” A resposta é muito simples. A palavra fogo eterno serve para designar que as conseqüências do fogo são eternas. Ou seja, o fogo será eterno, não em sua duração, mas em seu efeito. 

Considere a seguinte ilustração: se você queimar um móvel de madeira até virar cinzas, pode-se perguntar se o móvel foi queimado para sempre ou não? A resposta é um retumbante sim; o móvel foi queimado para sempre, mas não que ficou sempre queimando. 

No dia do juízo final, quando Jesus diz que o fogo eterno está preparado para o diabo e seus anjos, Ele não está dizendo que o fogo terá duração eterna, mas sim que o fogo terá um efeito eterno. A Bíblia Sagrada contém muitos exemplos empregando a palavra fogo eterno para designar que as conseqüências são eternas. 

11. Que tipo de pena sofreu Sodoma e Gomorra? 

R.: “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. Judas 7 

O livro de Gênesis relata como as cidades de Sodoma e Gomorra, bem como as cidades circunvizinhas, foram destruídas. Judas diz que elas sofreram “a pena do fogo eterno”. 

Se hipoteticamente admitirmos que o “termo fogo eterno” é um fogo que nunca se apaga, então é lícito admitir que as cidades de Sodoma e Gomorra estão queimando até aos dias de hoje, e que se queimarão para sempre. 

Mas se você viajar para a região do mar morto onde se localizavam essas cidades não encontrará nenhum fogo eterno queimando tais cidades. Por que razão? 

Muito simples, na Bíblia a palavra fogo eterno significa que as conseqüências produzidas pelo fogo são eternas e não que o fogo em si mesmo é inextinguível. O fogo que queimou aquelas cidades para sempre, não teve duração eterna. Mas a boa hermenêutica mostra que os efeitos daquele fogo foram eternos. Aquelas cidades foram reduzidas a cinzas (II Pedro 2:6). 

Portanto, não existe um inferno de fogo e enxofre a devorar os adversários de Deus durante milênios adentro e sem fim. Do mesmo modo como sucedeu a Sodoma e Gomorra, os ímpios serão queimados e aniquilados para sempre, mas não que ficarão eternamente queimando. 

CONCLUSÃO 


12. Quem somente tem a vida eterna? 

R.: “Quem tem o Filho tem a vida: quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. I João 5:12 

Deus, em Seu imensurável amor pela humanidade, providenciou um meio de salvar o homem da morte eterna, entregando “Seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas que tenha a vida eterna”. (João 3:16). 

A Bíblia ensina que aquele que tem o Filho de Deus tem a vida eterna. Mas aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida eterna. Isso significa que o homem não possui de nenhuma forma a vida eterna, mas que para tê-la necessita crer em Cristo.

Ora! Se o ímpio não crê em Jesus pra ter a vida eterna, então como ele pode viver eternamente num lago de fogo ardente eternamente, se não tem a vida eterna? A teologia popular ensina a absurda doutrina de que o ímpio ao morrer vai penar pelos séculos dos séculos num inferno de fogo ardente. 

Mas, como pode o ímpio penar num inferno eterno, se justamente para ter a vida eterna ele precisa crer em Jesus? Sendo que se ele que crer em Jesus não irá para o fogo do inferno, mas será salvo através da ressurreição da vida? 

Além disso, a Bíblia diz claramente que Jesus veio ao mundo para dar a vida eterna àquele que nEle crer, e não existe nenhum versículo em toda a Bíblia que diga ou traga a idéia de que Jesus veio ao mundo para dar a vida eterna aos ímpios para penarem num inferno interminável. 

Também não existe nenhum versículo nas Escrituras Sagradas ensinando que Jesus veio ao mundo para livrar supostas almas imortais e conscientes de irem para o tormento eterno do fogo do inferno. Supondo que uma pessoa ao morrer receba de imediato o galardão, indo para o céu ou para o inferno, por que então Jesus prometeu voltar a este mundo e dar o galardão a cada um, se as pessoas já estão lá desfrutando do galardão? 

Por que haver ressurreição para a vida se as pessoas já estão com vida lá no céu? Por que haver ressurreição para a condenação se as pessoas já estão condenadas no inferno sofrendo sua pena. A verdade é que a Santa Bíblia é rica em ensinar que ninguém ao morrer receberá imediatamente o galardão. 

Ninguém entra de posse da recompensa ao morrer, mas somente quando Jesus voltar a este mundo é que cada um receberá seu galardão. E se você quiser ter o seu nome registrado no livro da vida você precisa se converter a Deus. Você precisa crer e aceitar o sacrifício expiatório que Jesus Cristo realizou na cruz por você. Você precisa obedecer aos princípios e mandamentos divinos, conforme revelados nas Sagradas Escrituras. 

Você precisa ser fiel até ao dia em que morrer. Caso contrário, o seu nome não será encontrado escrito no livro da vida. 

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Apocalipse 20:15). 

Hoje você tem a oportunidade para escolher o seu destino. Qual será a sua escolha?

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.