Os mortos estão no céu, inferno ou sepultura?

estado dos mortos

1. Após soprar o fôlego de vida, o que o homem foi feito? 

R.: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Gênesis 2:7 

Para saber o que acontece com o homem quando ele está morto, devemos primeiramente conhecer como o homem foi trazido à vida. Antes de Adão tornar-se um ser vivo ele simplesmente não existia. Ele não estava no céu, no inferno, nem no limbo, enfim ele não estava em nenhum lugar do Universo. Mas, passou a existir somente a partir do instante em que se tornou alma vivente, quando Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida. 

E ao deixar de ser alma vivente, também deixou de existir. Ou seja, com a cessação da vida, a alma vivente simplesmente desaparece. Ela não vai para lugar algum. Simplesmente deixa de existir. É como se nunca houvesse aparecido no Universo. Para efeito de visualização considere a clássica ilustração da caixinha de madeira. Imagine que você tem uma caixinha de madeira feita de tábuas e pregos. 

Ao desmontar a caixinha sobrarão apenas pregos de um lado e tábuas de outro lado. Então se pergunta: o que aconteceu com a caixinha? Para onde a caixinha foi? Ora! Ela simplesmente deixou de existir. Ela não foi para nenhum lugar. Ela voltou à situação anterior à sua criação, que era de inexistência. É como se nunca houvesse existido. 




POR QUE A MORTE EXISTE 


2. Qual era conseqüência de comer da árvore proibida? 

R.: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Gênesis 2: 16-17 

Deus criou o homem mortal. Mas, após colocar o homem para trabalhar no Jardim do Éden, Deus lhe concedeu de comer do fruto da árvore da vida. Esse ato de Deus tornou o homem um ser vivo imortal. Todavia havia no Jardim do Éden um “antídoto” para o efeito vivificante produzido pelo fruto da árvore da vida. Esse antídoto era o fruto da árvore da ciência do bem e do mal. 

Como Deus havia criado o homem em sua forma adulta. E como o homem foi criado com o livre arbítrio e com a capacidade de raciocínio, ele pode ser responsabilizado moralmente e espiritualmente por seus atos. Por essa razão era necessário ajudá-lo a crescer nas áreas espiritual e moral. 

Portanto, o homem deveria ser ensinado a conhecer diferença existente entre o bem e o mal para poder fazer bom uso do seu livre arbítrio. Para isso Deus ordenou ao homem dizendo que de qualquer árvore existente no Jardim do Éden ele teria plena liberdade para comer de seu fruto, com exceção do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. O teste era bastante simples! 

O homem não passaria por nenhuma necessidade! Deus advertiu ao homem que se porventura transgredissem a proibição divina comendo da árvore da ciência do bem e do mal, com certeza ele morreria. Portanto, a vida eterna havia sido concedida ao homem mediante a condição de obediência moral. Ele nunca deveria comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de cessar de existir. E se o homem nunca houvesse comido do fruto da árvore da ciência do bem e do mal certamente viveria para sempre, sua vida nunca cessaria de existir. 

3. Contradizendo a Deus o que a serpente disse à mulher? 

R.: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvores desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”. Gênesis 3:4-6 

Então a serpente, manipulada por uma força diabólica e contradizendo a Palavra de Deus, disse à mulher que certamente eles não morreriam. A serpente implicitamente insinuou que Deus havia mentindo; conseqüentemente, o homem poderia transgredir a ordem divina e comer livremente da árvore da ciência do bem e do mal, e que de forma alguma morreria. 

Com a sua astúcia a serpente insinuou que Deus não apenas havia mentido, mas também estava escondendo do homem um modo de vida mais elevado e sublime. Segundo a serpente, no dia em que o homem comesse do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, milagrosamente seus olhos iriam se abrir, e em conseqüência ele seria como Deus, conhecendo a diferença entre o bem e o mal. 

E tudo isto sem precisar passar por nenhum teste moral de obediência, conforme aquele que foi proposto por Deus. Nesta frase a serpente se entrega, pois quem desejava ser semelhante ao Altíssimo era o próprio Lúcifer (Isaías 14:14). 

Mas agora o diabo estava transferindo o desejo de seu caráter ao homem. Então a mulher, acreditado nas palavras da serpente e cobiçando a suposta propriedade miraculosa do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, deixou de acreditar nas Palavras de Deus. E arrancando um fruto da árvore da ciência do bem e do mal, comeu-o. 

Não contente em transgredir a ordem divina levou do fruto ao seu marido, que também comeu juntamente com ela. (Gênesis 3:6). Em sua desobediência o homem transgrediu o claro mandamento de Deus, e conseqüentemente cometeu pecado. Ao comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal o homem “anulou” em sua estrutura genética o efeito da vida eterna produzida pelo fruto da árvore da vida. Destarte, o homem voltou ao seu estado inicial de criatura mortal. 

4. Para onde o homem tornará? 

R.: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás”. Gênesis 3:19 

Em conseqüência da desobediência do homem ao mandamento divino, ele foi expulso do Jardim do Éden. Agora teria que trabalhar duro para poder ter o seu alimento cotidiano, e isto até o dia em que viesse a morrer. Quando o fôlego de vida cessa de atuar no corpo, a alma vivente deixa de existir e o corpo retorna ao pó da Terra. 

Esse versículo esclarece que quando o homem morre, ele não vai para o céu ou para o inferno. Mas, quando o homem morre, ele simplesmente deixa de existir, posto que retorna ao pó Terra, de onde ele veio. A Bíblia ensina que o homem é formado do pó da Terra, e por causa do pecado que trouxe a morte, retornará ao pó da Terra. Os elementos químicos que constituem o corpo se desagregam e retornam à Terra. “Peçote que te lembres de que como barro me formaste, e de que ao pó me farás tornar”. (Jó 10:9) 

O QUE É A MORTE 


5. Segundo Jesus, a morte é semelhante ao que? 

R.: “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram pois os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto”. João 11:11-14 

Já sabemos como o homem foi trazido à vida. Agora estamos em condições de conhecer um pouco mais sobre o que acontece ao homem quando ele cessa de viver. Lázaro era amigo de Jesus. E ele estava morto havia três dias. No sepulcro, o cadáver de Lázaro já estava frio, pálido, duro, inchado e cheirando mal. Jesus aproveitou a morte de Lázaro para ensinar aos Seus discípulos a doutrina do que acontece com as pessoas quando elas estão mortas. 

Jesus havia dito aos Seus discípulos que Lázaro estava dormindo, mas que Ele iria despertá-lo do seu sono. Os discípulos pensaram que Jesus estava se referindo do repouso natural do sono. Foi quando então Jesus lhes ensinou claramente o que Ele entende por morte. 

Para Jesus a morte é comparada a um sono, do qual somente Ele tem o poder para despertar, através da ressurreição. Quando alguém está dormindo, no repouso do sono natural, ele perde totalmente a noção de tempo, espaço e de eventos. Assim também ocorre com aquele que está morto. 

Podem passar milhares de anos e o morto não terá nenhuma noção desse enorme intervalo de tempo decorrido; podem ocorrer grandes mudanças nos eventos históricos e o morto também não terá noção ou percepção alguma dessas mudanças; podem as coisas mudar de um lugar para outro, que ainda assim o morto não terá consciência de nada, a menos que seja ressuscitado. Jesus ensinou que a morte é comparada a um sono. 

Isto indica claramente que o morto não vai imediatamente gozar as delícias do céu ou o sofrimento do inferno. Pois o galardão não é dado na hora em que a pessoa morre, mas será dado somente quando Jesus voltar a este mundo. Portanto, o morto não vai para o limbo, e nem fica vagando no espaço. Ninguém vai reencarnar em outra pessoa ou em algum animal. 

Mas o morto fica no pó da terra, aguardando a ressurreição e o galardão que receberá no último dia de história desde mundo, quando Jesus retornar com poder e grande glória. 

“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. (João 6:40). 

6. O que os vivos e os mortos sabem? 

R.: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em cousa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5-6 

Somente pessoas vivas podem ter consciência do que ocorre no universo ao seu redor. De forma que somente os vivos sabem que hão de morrer. Em contraste com os vivos, os mortos – por estarem no sono da morte – não possuem consciência de coisa alguma. De forma que não sabem de nada do que acontece no Universo. 

Para o morto, até mesmo os seus sentimentos mais profundos como amor, ódio ou inveja pereceram no mesmo instante em que ele morreu. Finalmente, o versículo acrescenta que os mortos não participam em coisa alguma do que se faz neste mundo. Quando o homem morre, extingue-se a alma vivente (vida). 

Com isso, se extingue sua consciência, inteligência, raciocínio e seus sentimentos mais acariciados. Os mortos estão na mais completa inconsciência, em silêncio e descanso absolutos, mergulhados no mais profundo sono da morte. Eles não possuem noção de coisa alguma. 

Os mortos não percebem o passar do tempo, não têm noção do desenrolar dos acontecimentos ou de mudanças no espaço. Esses dois versículos comprovam claramente o ensino de Jesus Cristo, de que a morte é comparada a um sono profundo, do qual as pessoas perdem totalmente a consciência do mundo ao seu redor. A Bíblia Sagrada é muito clara em comparar a morte a um sono. Observe as seguintes expressões: 

“E dormiu Salomão com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi seu pai”. (II Crônicas 9:31). 

“E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado”. (II Crônicas 16:13). 

“E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa”. (II Crônicas 33:20) 

Ou outra equivalente que são citadas 60 vezes, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Portanto, as Sagradas Escrituras comparam a morte a um sono. 

“Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco. Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem se erguerá do seu sono”. (Jó 14:11-12). 

7. Pode o homem fazer alguma coisa enquanto morto? 

R.: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:10 

Na morte não há consciência de nada. Na sepultura não há obra, indústria, ciência, sabedoria, nem coisa alguma. Esta é a razão pela qual os vivos são aconselhados a aproveitar as oportunidades apresentadas. Devem procurar fazer tudo com lucidez e conscientemente; com dedicação e amor; conforme todas faculdades e habilidades que possuem. 

Com a morte cessam todas as oportunidades e possibilidades de melhorar nossa situação diante de Deus. A morte fecha a porta da graça e sela o destino do homem. Os mortos dormem um sono inconsciente. Ali no pó da terra aguardam a vinda de Jesus, a ressurreição e o galardão que Ele trará consigo, para dar a cada um segundo as obras que praticaram quando vivos. 

8. O que não há na morte? 

R.: “Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?” Salmos 6:5 

Como aquele que dorme o sono da morte não possui consciência de coisa alguma, isto implica que os mortos nem mesmo possuem lembranças de Deus. Sendo que esta é a situação de todos aqueles que estão mortos. Por isso ninguém pode louvar a Deus estando morto. 

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio”. (Salmo 115:17). 

Se os mortos já estivessem no céu, certamente teriam lembranças de Deus, e conseqüentemente louvariam a Deus, como os anjos o fazem. Todavia, o texto bíblico declara enfaticamente que os mortos estão no mais completo silêncio. 

Não ouvem, não falam, não pensam, não sentem, não tem consciência, não raciocinam, enfim não sabem de nada do que acontece no Universo. Quando Jesus voltar a este mundo, muitas pessoas que estão mortas há milhares de anos vão ressuscitar do pó da Terra para a vida. 

E ao serem ressuscitadas, continuam com o mesmo fio de pensamento que tinham antes do último instante em que perderam a consciência ao caírem no sono da morte. Ao ressuscitarem elas não terão noção do longo tempo decorrido desde que morreram. Para elas tudo parecerá ter ocorrido como que se fosse num instante. Em suas mentes, elas sentem que acabaram de morrer para imediatamente se verem ressuscitadas. 

9. Qual é a vantagem do homem sobre os animais? 

R.: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma cousa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidades. Todos vão para um lugar: todos são pó, e todos ao pó tornarão”. Eclesiastes 3:19-20 

Na morte, o homem não leva nenhuma vantagem sobre qualquer animal que habita a face do planeta. Tanto os homens como os animais possuem um mesmo fôlego de vida. E do mesmo modo como morre o animal, assim também morre o homem. 

Na morte, tanto homens como animais vão para um mesmo lugar: ao pó da Terra. Pois tanto os homens como os animais são pó, e todos ao pó tornarão. Estes versículos fornecem uma evidência clara de que os homens não levam nenhuma vantagem sobre os animais. 

Mas o Livro Sagrado diz que todos os seres vivos sejam animais ou homens – bons ou maus – todos vão para o pó da Terra, porque todos são constituídos por pó, e todos ao pó tornarão. 

“Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais que perecem”. (Salmo 49:12). 

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE 


10. O que Deus fará com os que em Jesus dormem? 

R.: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele”. I Tessalonicenses 4:13-14 

Mas a Bíblia traz a confortadora esperança para os vivos a respeito daqueles que já dormem, isto é daqueles que estão mortos. A esperança do cristão é a seguinte: do mesmo modo como nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou dos mortos. 

Assim também nós cremos que todos aqueles que em Jesus dormem – que morreram na fé em Cristo – Deus irá trazê-los de volta à vida. “Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. (João 11:25). 

Os mortos voltarão à vida por meio de um processo chamado “ressurreição”. A ressurreição é a forma pela qual Jesus despertará os defuntos do sono da morte. Trata-se de uma recriação, conforme as especificações que Deus tem registrado. (Salmos 139:16). 

No glorioso dia da volta de Jesus ocorrerá a ressurreição dos justos. Ao som de trombeta os mortos despertarão do pó da terra e contemplarão a face do seu anjo da guarda e verão o Rei da glória, o Senhor da vida. 

11. O que acontecerá aos mortos e aos justos vivos? 

R.: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade”. I Coríntios 15:51-53 

Por ocasião da segunda vinda de Jesus a este mundo haverá milhões de pessoas vivas no planeta. E nem todos os justos estarão mortos. Naquele dia, ao toque da trombeta de Deus, os justos vivos serão transformados num instante de seres corruptíveis em incorruptíveis, e de seres mortais em imortais. 

A duração dessa transformação é comparada pela Bíblia Sagrada a um piscar de olhos. A Bíblia também informa que todos aqueles que morreram em Cristo, ressuscitarão incorruptíveis e imortais. 

Ao som da trombeta de Deus, eles despertam do pó da Terra e se levantam em estado de perfeição, completamente glorificados. Portanto, os justos mortos sairão dos sepulcros glorificados e os justos vivos serão glorificados num piscar de olhos, e serão arrebatados ao céu para se encontrarem com Jesus nas alturas. 

Com isso fica claro que a Bíblia nega terminantemente a imortalidade inerente, e natural da alma humana, também nega que os justos já estão no céu desfrutando a felicidade eterna. Mas, as Sagradas Escrituras prometem o dom da imortalidade somente quando Jesus retornar a este mundo, e mesmo assim, mediante o processo de ressurreição dos mortos. 

A Palavra de Deus não promete imortalidade para os ímpios, mas apenas para os justos. Portanto, os ímpios não receberão a vida eterna. Hoje temos um corpo corruptível, isto é um corpo que envelhece, morre e se desfaz no pó da Terra. Mas um dia teremos um corpo incorruptível e imortal, totalmente livre de doenças, deformidades e sofrimentos. 

Que gloriosa esperança para o cristão fiel! Que maravilha! O cristão ressuscitará com um corpo perfeitamente saudável, incorruptível e imortal. 

“Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar”. (Salmos 17:15). 

Que corpo você quer ter quando Jesus voltar trazendo o galardão? Eu quero ter um corpo incorruptível e imortal. 

E você? Se você também quiser ter um corpo incorruptível e imortal, você já sabe o que deve fazer. 

CONCLUSÃO 


12. O que não haverá na nova Terra? 

R.: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:4 

Finalmente os salvos de posse da vida eterna viverão numa Terra renovada por Deus, debaixo de um novo céu. E de eternidade em eternidade nunca mais ocorrerá a morte de qualquer criatura, nunca mais haverá pranto, clamor ou dor. 

A vida dos salvos será plena e feliz para todo o sempre. Você entendeu que a Bíblia ensina claramente que o homem é mortal? 

E que os mortos permanecerão inconscientes no pó da terra até o glorioso dia da volta de Jesus a este mundo, quando então ocorrerá a ressurreição dos justos? 

Você também compreende que as Sagradas Escrituras ensinam que a oportunidade para se ter a vida eterna somente existe enquanto você estiver vivo? 

E que hoje é o dia em que você deve aceitar a Jesus Cristo como o Seu Salvador pessoal para ter a vida eterna? 

Amanhã poderá ser muito tarde! 

“Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz não endureçais os vossos corações”. (Hebreus 3:7-8).

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.