A Segunda vinda de Cristo na Bíblia Sagrada

Volta de jesus


1. Quando Jesus nos preparar lugar o que ele fará? 

R.: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:1-3 

Jesus disse que na casa do Pai existem muitas moradas. E que se porventura não existissem, Ele mesmo nos teria dito. Mas como de fato elas existem, Jesus afirmou que iria preparar lugar para todos os Seus seguidores. E após, voltaria outra vez para levá-los para junto Dele. 

O mais importante na mensagem de Jesus, além do fato de que Ele iria para junto do Pai para preparar-nos lugar, é a promessa de que Ele voltaria uma outra vez para levar todos os salvos para junto de Si mesmo, para que onde Ele estivesse também estivessem os Seus fieis seguidores. Diante do exposto, fica claro que foi o próprio Senhor Jesus Cristo quem declarou que Ele viria uma outra vez. 

Como Suas promessas nunca falharam e jamais falham, isto gera em nossa mente a convicção e a esperança de que Ele realmente voltará para nos buscar. Jesus foi preparar lugar para aqueles que conhecendo a Palavra de Deus, buscam a cada dia ter uma vida de santificação e obediência à sua Santa Vontade, e que estarão preparados quando Ele voltar outra vez. 




2. Conforme os dois varões, como Jesus há de voltar?

R.: “E quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco. Os quais lhe disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. Atos 1:9-11 

Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus estava no monte das Oliveiras proferindo Suas últimas palavras com orientação e instrução para os Seus apóstolos. Quando de repente Ele começou a levitar diante dos olhos atônitos dos apóstolos, e gradativamente foi sendo elevado às alturas. Os apóstolos que a tudo presenciaram estavam concentrados com os olhos fixos em Jesus, que cada vez mais se distanciava nas alturas. 

Quando Jesus estava bastante distante, uma nuvem O ocultou da visão dos apóstolos. Foi então que os apóstolos perceberam que junto deles apareceram dois homens vestidos de branco. Sabemos que esse dois homens eram anjos na forma humana. Esses anjos tinham uma mensagem de conforto e esperança para os apóstolos. 

Eles disseram que Jesus foi recebido no céu, e que Ele retornaria do mesmo modo como se encontrava quando foi arrebatado para o céu. Pelo exposto fica evidente que os anjos garantiram que Jesus há de vir novamente a este mundo. 

Jesus foi arrebatado ao céu pessoalmente – em carne e osso – e de forma visível, posto que havia ressuscitado em carne e osso (Lucas 24:39). E, conforme disseram os anjos que apareceram aos apóstolos, Jesus também voltará do mesmo modo como foi visto pelos apóstolos indo para o céu. Portanto, Jesus voltará pessoalmente de forma visível e em carne e osso. 

3. Quem era Enoque, e o que ele profetizou? 

R.: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos”. Judas 1: 14 

A promessa da volta do Senhor Jesus tem trazido conforto e esperança ao coração do justo desde os tempos mais remotos. Enoque foi um fiel servo de Deus que viveu antes do dilúvio universal que aniquilou o mundo antigo. Ele representava a sétima geração depois de Adão. 

E já naquela época longínqua esse santo homem de Deus profetizava sobre a vinda gloriosa do Senhor Jesus acompanhado de milhares de santos anjos. Portanto, fica evidente que a segunda vinda de Jesus é ensinada desde os tempos mais antigos, logo no princípio do mundo. Só no Antigo Testamento existem mais de 2000 referências sobre a vinda do Senhor. Enquanto que o Novo Testamento relata mais de 300 citações sobre esse esplendoroso evento. 

COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS 


4. O que todas as tribos da Terra verão e farão? 

R.: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. Mateus 24:30 

No dia em que o Jesus voltar a este mundo, aparecerá no céu o Seu sinal, que é uma nuvem brilhante e resplendorosa de anjos ao Seu redor. O retorno do Senhor Jesus a este planeta marcará o fim de todas as nações do mundo. Sua volta será testemunhada por todos os bilhões de pessoas que estiverem vivas naquele grande dia do Senhor. 

“Porque eis que o Senhor sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo”. (Miquéias 1:3-4). 

Naquele dia todas as nações da Terra verão o sinal da vinda de Jesus, e se lamentarão amargamente. Sabem que o fim do mundo chegou, e que estão definitivamente perdidas e condenadas. Isto porque se recusaram viver em conformidade com os santos preceitos do Evangelho de Cristo, que a esta altura da história da humanidade já terá sido pregado em todo o mundo em testemunho a todas as pessoas. 

Todas as nações do mundo verão Jesus Cristo se aproximando da Terra com as nuvens do céu ao Seu redor. Jesus virá, não como um cordeiro para o matadouro, mas sim como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Virá com poder e grande glória para buscar aqueles que Lhe foram fiéis. 

“Virá o nosso Deus, e não se calará; adiante dele um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor dele. Chamará os céus, do alto, e a terra, para julgar o seu povo”. (Salmos 50:3-4).  

5. Quantos olhos o verão o retorno de Jesus? 

R.: “Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1:7 

No livro do Apocalipse o apóstolo João, divinamente inspirado, esclarece aos seus leitores que Jesus virá com as nuvens do céu. E que todo o olho verá Jesus retornando a este mundo. Naquele grande dia do Senhor, todas as nações que existirem na Terra irão se lamentar amargamente. O importante a destacar nesse versículo é o fato que João afirmou que todo o olho O verá. Isto significa que Jesus não voltará a este mundo de maneira invisível, oculta, secreta, escondida, ou somente para algumas poucas pessoas. 

Mas a Bíblia ensina claramente que o retorno de Jesus a este mundo será visível e clara para todos habitantes da Terra. O mundo inteiro presenciará a volta de Jesus, porque todas pessoas O verão com os seus próprios olhos. Não será necessário você dizer para o seu companheiro, vizinho, colega, amigo ou para qualquer outra pessoa, que Jesus voltou, porque todos os seres vivos verão Sua vinda nas nuvens do céu. 

A volta de Jesus será tão visível que todas as nações da Terra se lamentarão ao verem Jesus vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. 

“Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes se derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória”. (Salmos 97:3-6). 

6. No que você não deve acreditar? Por que? 

R.: “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:26-27 

Se alguém disser a você que Jesus voltou e está no deserto, você não deve ir atrás dessa informação para confirmá-la. E se alguém disser a você que Jesus voltou e está no interior de alguma casa, você não deve de forma alguma acreditar. Pois as Sagradas Escrituras alertam que quando Jesus voltar segunda vez a este mundo, todo olho O verá. 

Mesmo porque o próprio Senhor Jesus comparou a visibilidade do Seu retorno a este mundo, com a visibilidade do que ocorre com um relâmpago, que se mostra do oriente ao ocidente, sem que haja necessidade de alguém dizer que ocorreu um relâmpago. 

Sabemos que quando um relâmpago está ocorrendo todos podem presenciar o evento sem que haja necessidade de alguém alertar ao seu vizinho de que está ocorrendo um relâmpago, pois não é possível esconder o clarão e o ribombo de um relâmpago. Por isto ele é visto e ouvido a grande distância. Do mesmo modo será a vinda de Jesus. 

“E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou Ei-lo ali; não vades, nem os sigais. Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia”. (Lucas 17:23-24). 

Portanto, Jesus voltará à Terra pessoalmente e de forma visível. Além disso, os olhos de todos os homens que estiverem vivos, naquele grande Dia do Senhor, O Verão vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. O GALARDÃO 

7. Quando Jesus vier o que Ele dará a cada um? 

R.: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. Mateus 16:27 

Quando Jesus voltar na glória de Seu Pai, ele não virá sozinho, mas retornará a este mundo acompanhado de todos os Seus santos anjos, cujo número é milhares de milhares e milhões de milhões (Apocalipse 5:11). O retorno de Jesus a este mundo será um espetáculo grandioso e triunfante. 

Muito além do que podemos imaginar e descrever. Jesus estará no centro de uma gigantesca nuvem constituídas por milhares de milhares e milhões de milhões de gloriosos anjos. O brilho da glória que envolve e emana de Jesus inunda inteiramente o céu, iluminando o mundo todo. Somente aquele que O aguarda para a salvação é que poderá suportar os fulgurantes raios do esplendor de Sua glória. 

“E o seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força. Adiante dele ia a peste, e raios de fogo sob os seus pés. Parou, e mediu a terra: olhou, e separou as nações: e os montes perpétuos foram esmiuçados, os outeiros eternos se encurvaram: o andar eterno é seu”. (Habacuque 3:4-5 e 6) 

8. O que está com Jesus e o que Ele fará? 

R.: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. Apocalipse 22:12 

Jesus Cristo afirma que o Seu galardão está com Ele. O galardão é a recompensa que Jesus tem para dar cada ser humano que habitou ou habita o planeta. No esplendoroso dia em que Jesus voltar a este mundo Ele dará a cada pessoa uma recompensa. 

Essa recompensa é avaliada segundo as obras que a pessoa praticou durante toda a sua vida, quer sejam coisas boas ou más. Será um dia de acerto de contas para todos os vivos: para os justos será um dia de alegria e felicidade, enquanto que para os ímpios será um dia de pânico, angústia e aflição. Ninguém conseguirá escapar de receber sua recompensa no dia do Senhor. 

“Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e destruir os pecadores dela. Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a luz não fará resplandecer a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade: e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos”. (Isaías 13:9-11). 

ANJOS ACOMPANHAM A JESUS 


9. Quantos santos anjos acompanharão a Jesus? 

R.: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”. Mateus 25:31 

Jesus virá uma segunda vez a este mundo em Sua própria glória. Todavia Jesus não virá sozinho. No dia em que Ele retornar à Terra, todos os santos anjos de Deus deixarão o céu no mais absoluto silêncio, posto que estarão acompanhando a Jesus em Seu retorno a este mundo. 

Naquele grande Dia do Senhor, Jesus se assentará no Seu trono de glória para realizar a colheita final. Então colherá o trigo do meio do joio, tirará as ovelhas do meio dos bodes, separará os justos dos ímpios, pois é Rei dos reis e Senhor dos Senhores. 

10. O que os anjos farão ao rijo clamor de trombeta? 

R.: “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. Mateus 24:31 

Ao toque de trombeta, Jesus enviará os santos anjos que O acompanham para ajuntar todos os justos, que se encontram espalhados em todas as quatro direções dos pontos cardeais da Terra. A seguir os anjos poderosos e gloriosos que vieram com Jesus arrebatarão os justos para que se encontrem com o Senhor nas alturas dos céus. 

CONCLUSÃO 


11. Quando Jesus vier, o que farão e dirão os ímpios? 

R.: “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas. E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” Apocalipse 6:15-17 

No dia em que Jesus voltar, a consciência dos ímpios os acusarão de tal maneira que entrarão em total desespero. E muitos ímpios, distribuídos em todas as classes sociais, aterrorizados e aflitos vão procurar fugir para se esconderem da presença do Senhor Jesus Cristo. 

“Então os homens se meterão nas concavidades das rochas, e nas cavernas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra”. (Isaías 2:19) 

Não se dando por satisfeitos em simplesmente se esconderem, os ímpios também desejarão a morte. E suplicarão aos montes e aos rochedos para que caiam sobre eles para que possam, desse modo, esconder-se na morte, evitando contemplar o rosto e a presença gloriosa de Jesus Cristo, que vem nas nuvens do céu assentado em Seu trono de glória, com milhões de anjos ao Seu redor. 

“Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam. Quem parará diante do seu furor? E quem subsistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derribadas”. (Naum 1:5-6). 

Todas as nações da Terra se lamentam amargamente. Os ímpios sabem que chegou o dia final de ajuste de contas. Sabem que chegou o grande dia da ira do cordeiro. O pânico é generalizado, e toma conta de todos os perdidos. 

Pelas palavras proferidas pelos ímpios podemos perceber que eles não conseguem imaginar quem poderá subsistir naquele grande e terrível dia do Senhor. Não existem palavras que possam descrever em todos as suas nuanças, o desespero, a aflição e a angústia pelas quais os ímpios passarão. 

12. Quando Jesus vier, que dirão aqueles que o aguardam? 

R.: “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos: na sua salvação gozaremos e nos alegraremos”. Isaías 25:9 

Naquele dia, quando Jesus voltar haverá na Terra um grupo de pessoas fiéis ao Evangelho Eterno, identificados como os santos que “que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. (Apocalipse 14:12). 

Este grupo, atento às coisas divinas, estará aguardando a volta de Jesus com perseverança, devoção, zelo, dedicação e em grande expectativa. O dia da volta de Jesus irá ao encontra de suas mais profundas esperanças. 

E quando o sinal da glória do Filho do homem aparecer nas alturas do céu, os “santos do Altíssimo” (Daniel 7:18) imediatamente reconhecerão, que se trata da volta do Senhor, e jubilosos exclamarão: “Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará”. 

Será o dia mais encantador e surpreendente na vida de todos os salvos. Os santos do Altíssimo sabem que na salvação dada por Jesus Cristo, eles gozarão de felicidade e se alegrarão por toda a eternidade. O Seu Senhor, tão esperado por séculos, retornou para resgatá-los de um mundo de trevas e dor para as moradas do Seu eterno reino de luz, pois

“Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação”. (Hebreus 9:28). 

No dia em que Jesus retornar a este mundo, o Evangelho já terá sido pregado em todo o mundo em testemunho a todos habitantes do planeta. (Mateus 24:14). Naquele tempo o mundo estará dividido em duas classes de pessoas: A primeira classe é constituída por uma minoria que aceitando integralmente a Palavra de Deus segue a Jesus por um caminho estreito e apertado (Mateus 7:14). 

A segunda classe é constituída por uma grande maioria de todas as tribos da Terra (Mateus 24:30) que rejeitando parte da Palavra de Deus segue a Jesus por um caminho largo e espaçoso (Mateus 7:13). Eles pouco se importam com preparo necessário para estarem de pé no dia do retorno de Jesus. 

Quando aquele dia chegar, todos já terão feito as suas respectivas escolhas, razão pela qual os ímpios sabem que para eles não há mais nenhuma esperança de salvação. Só existe medo e desespero, pois o fim de todas as coisas chegou. 

E você? De que lado estará quando Jesus voltar? 

Qual será a sua escolha? 

Talvez você tenha ainda alguma dúvida sobre a volta de Jesus. 

Mas considere o seguinte: A prova de que Jesus ressuscitou, subiu ao céu e prometeu retornar a este mundo é a chamada por “prova jurídica”. Esse tipo de prova é admitido em todos os tribunais. Ela consiste no testemunho dado por pessoas idôneas que presenciaram algum evento sobre determinada questão. 

Quanto a Jesus, é fato comprovado que Ele prometeu retornar a este mundo. Seus discípulos testemunharam, ensinaram e pregaram a respeito desse assunto, e finalmente morreram crendo nessa grande verdade. Portanto, com base nos testemunhos dos apóstolos de Jesus, você também pode crer que a segunda vinda de Jesus a este mundo é tão certa como foi Sua primeira vinda. 

Além disso, baseado no fato de que as profecias anteriormente anunciadas pelas Escrituras Sagradas se cumpriram com perfeição, você pode crer que a profecia sobre a volta de Jesus a este mundo também se cumprirá com perfeição. 

Não existe nenhum motivo para que esta profecia – anunciada pelo próprio Salvador – não venha a se cumprir com exatidão. E, uma vez que você esteja certo que Jesus voltará a este mundo, você precisa se preparar, colocando sua vida em perfeita harmonia com os ensinos bíblicos,

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”. (Tito 2:13). 

Pois naquele maravilhoso dia, Jesus retornará a este mundo para buscar todos aqueles que O aguardam para salvação. 
FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.