12 Sinais de que Jesus está voltando à terra

12 Sinais de que Jesus está voltando

1. Que pergunta fizeram os apóstolos a Jesus? 

R.: “E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo”. Mateus 24:3 

Algumas horas antes, Jesus havia acabado de proferir um discurso profético sobre a destruição da cidade de Jerusalém dizendo: “Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mateus 24:2). Esse discurso havia despertado o interesse de Seus discípulos, que se dirigiram ao monte das Oliveiras, onde Jesus se encontrava assentado. 

E, reservadamente, solicitaram ao Mestre que lhes informassem “quando” ocorreriam os eventos profetizados sobre a destruição de Jerusalém, e que “sinal” indicativo anunciaria a Sua vinda e o fim do mundo. 




Basicamente os discípulos desejavam saber três coisas: quando teria cumprimento a profecia de Jesus sobre a destruição da cidade de Jerusalém; que sinal ocorreria indicando a proximidade da segunda vinda de Jesus a este mundo, e finalmente que sinal indicativo mostraria que o mundo estaria chegando ao fim. 

2. Em que data voltará Jesus? 

R.: “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai”. Mateus 24:36 

Atendendo ao pedido dos Seus discípulos, Jesus pregou um sermão profético bastante esclarecedor. Jesus declarou que ninguém sabe do dia e da hora de Sua volta. Não há “criatura” em todo o Universo que saiba quando será aquele grande dia. Nem mesmo os santos anjos do céu sabem em que dia Jesus voltará novamente a este mundo. 

Naquela época, nem mesmo Jesus sabia do dia e hora em Ele retornaria uma segunda vez a este mundo. Mas Jesus foi firme e categórico ao declarar que somente o Pai, em Sua onisciência, conhece aquele dia e hora, e ninguém mais. Portanto, o dia do retorno de Jesus a este mundo nunca foi revelado a ninguém, nem mesmo aos santos profetas de Deus. 

Todos que tentaram determinar a data da segunda vinda de Jesus fracassaram vergonhosamente. Pois o dia e hora da vinda de Jesus estão ocultos nos eternos conselhos divinos. Portanto, em nenhum lugar das Sagradas Escrituras está revelado o dia e a hora da volta de Jesus, caso contrário Ele mesmo nos teria dito. Mas por que razão Deus não revelou o dia e a hora da volta de Jesus? 

A resposta é muito simples. Deus deseja que Seus filhos estejam sempre preparados para o retorno de Jesus Cristo a este mundo. Portanto, devemos estar preparados todos os dias, como se Jesus fosse voltar daqui algumas poucas horas. Portanto, “olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”. (Marcos 13:33). 

3. O que você deve fazer? Por que?

R.: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. Mateus 24:42 

Já que não sabemos do dia e da hora em que Jesus voltará a este mundo, somos exortados a vigiar. “E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai”. (Marcos 13:37). 

Desse modo, devemos nos preparar todos os dias para recebê-lo, quando Ele retornar com poder e grande glória. Pelo termo “vigiar”, Jesus quer dizer que devemos estar atentos, alertas e sempre sóbrios, aguardando com expectativa o grande dia do Seu retorno a este mundo, para buscar todos aqueles que O aguardam para a salvação. 

Mas, para isso devemos estudar diariamente as Santas Escrituras para podermos escapar da grande obra de engano que envolverá o mundo inteiro. Somente aqueles que estudarem profundamente as Escrituras estarão aptos para discernir o erro da verdade, e preparados para encontrar-se com Jesus naquele grande dia, “porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra”. (Lucas 21:35). 

SINAIS NO MUNDO RELIGIOSO 


4. O que surgirão nos últimos dias e o que farão? 

R.: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Mateus 24:24 

Exceto o Pai, ninguém mais sabe do dia e da hora em que Senhor Jesus voltará a este mundo. Todavia, Cristo deixou aos cristãos uma série de sinais indicadores de Seu iminente regresso a este mundo. E, quando esses sinais estivessem ocorrendo, deveríamos ficar alerta, pois o seu retorno se daria brevemente. Um desses sinais se refere a acontecimentos no mundo religioso, posto que Jesus disse que “surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. (Mateus 24:11). 

Como disse o Senhor, esses falsos profetas iriam produzir grandes sinais e milagres, e como resultado enganarão a muitas pessoas. E, se possível fosse, enganariam até mesmos os fiéis filhos de Deus. Só não consegue enganá-los porque os fiéis praticam e estudam com afinco a Palavra de Deus, e desse modo estão aptos a discernir as artimanhas do inimigo. 

Foi para eles que Jesus fez a seguinte promessa: 

“como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. (Apocalipse 3:10). 

Está claro que os falsos profetas não se limitam apenas em apresentar ao público uma mensagem ou uma doutrina, mas também procuram realizar uma série de milagres, visando unicamente convencer as pessoas de que eles possuem a aprovação divina. Como resultado:

“nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios”. (I Timóteo 4:1). 

Com realização desses milagres os falsos profetas acabam persuadindo os incautos de que as mensagens por eles apresentadas são verdadeiras, e desse modo milhares de pessoas são iludidas, e uma vez enganadas entram pelo caminho da perdição. 

Diante do que Jesus disse, fica evidente que milagre não é prova de que uma religião é verdadeira, pois até mesmo os falsos profetas iriam realizar milagres, com o único propósito de enganar. Somente escaparão da obra de engano aqueles que tiveram a Palavra de Deus como a única plataforma de referência sobre a verdade. 

Nos dias de hoje vivemos diante de uma verdadeira enxurrada de falsos profetas, que se dizendo cristãos realizam os mais diversos tipos de milagres, tais como: curas miraculosas, exorcismos, revelações, profecias, manifestação de línguas esquisitas etc. 

Apesar disso, estão sendo enganados pelo inimigo, e também são enganadores, mentirosos, inimigos da verdade e praticantes de iniquidades. (Mateus 7:22-23). Como esses fenômenos já estão ocorrendo nos dias de hoje pelo mundo todo, podemos inferir que o retorno de Jesus está bem mais próximo do que podemos imaginar. 

SINAIS NA SOCIEDADE 


5. O que fazia os homens nos dias anteriores ao dilúvio? 

R.: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos - assim será também a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:37-39 

Jesus também deixou claras indicações do que estaria acontecendo na sociedade, quando Ele estivesse próximo para voltar a este mundo. Para isso, Jesus fez uma curiosa comparação. Comparou o mundo antediluviano com o mundo dos últimos dias, e que antecederia a Sua volta. 

Ele disse que nos dias antecedentes ao dilúvio universal – que destruiu o mundo antigo – as pessoas não tinham nenhum interesse ou prazer nas coisas espirituais, mas viviam e se preocupavam unicamente em satisfazer os desejos da carne: construíam, vendiam, compravam, comiam, bebiam e casavam. A Bíblia diz que Noé foi o pregoeiro do mundo antigo (II Pedro 2:5). 

Durante cento e vinte anos Noé pregou a Palavra de Deus sobre o fim iminente do mundo, todavia poucas pessoas deram a devida atenção aos seus pregões. Terminado o tempo de graça concedido ao mundo, Noé entrou na arca da salvação e os habitantes do mundo antigo não o perceberam porque estavam distante das coisas espirituais e da Palavra de Deus. 

Então veio o dilúvio universal e varreu todas as nações da face da Terra, destruindo a todos. Jesus disse que assim também será na Sua vinda. Nos dias que antecederem o fim, o mundo estará entretido nos prazeres da carne, e pouco se importando ou acreditando nas coisas espirituais ou na Palavra de Deus. 

Então, quando Jesus aparecer com as nuvens do céu será tarde demais para arrependimento. O tempo da graça concedido ao mundo estará encerrado. E os homens estarão eternamente perdidos, pois não creram no Evangelho. A incredulidade os impediu de entrarem na arca da salvação que é Cristo Jesus, o Senhor. Mas a você Jesus adverte: 

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. (Lucas 21:34). 

6. O que se multiplicara sobre a Terra, e do que ela se encheu? 

R.: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se a terra de violência”. Gênesis 6:5 e 11 

Na sociedade do mundo antediluviano a maldade do homem havia aumentado enormemente sobre toda a Terra. Os homens daquela época dedicavam seu tempo só para imaginarem e pensarem em coisas ruins e más continuamente. Tudo isso fez com que todos os habitantes do mundo antigo se corrompessem: crianças, jovens, adultos e velhos. 

Não havia limites para a imoralidade e maldade. Todos viviam unicamente para satisfazer os anseios carnais. E o mundo se tornou um lugar perigoso para se viver, uma vez que toda a Terra se encheu das mais diversas espécies de violências como, por exemplo: assassinatos, latrocínios, roubos, furtos, sensualismo, homossexualismo, adultério, falsos testemunhos, corrupções, imoralidades de toda espécie etc. 

Vivemos nos dias de hoje num mundo semelhante ao mundo dos antediluvianos. O mundo de hoje está mergulhado em lutas e misérias de todas as espécies. A corrupção do gênero humano aumentou assustadoramente nestes últimos anos. E, como foi nos dias de Noé, o mundo de hoje se tornou um lugar muito perigoso de se viver. 

Os homens estão preocupados com dinheiro, vícios, diversões, perversões, prazeres e coisas semelhantes. A humanidade está ficando cada vez mais corrupta, egoísta, avarenta, presunçosa, irreverente e blasfemadora. Segundo Jesus: “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. (Mateus 24:12). 

Como todos esses sinais estão ocorrendo nos dias de hoje na sociedade, eles servem como parâmetro pra indicar que Jesus está às portas, e que em breve retornará a este mundo. 

SINAIS NO MUNDO POLÍTICO E NATURAL 


7. O que levantar-se-á e o que haverá em vários lugares? 

R.: “Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino. E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu”. Lucas 21:10-11 

Jesus disse que antes dEle voltar uma segunda vez, o mundo entraria em conflitos mundiais de tal forma que se levantaria nação contra nação e reino contra reino. As ocorrências de guerras mundiais indicam que essa profecia de Jesus vem se cumprindo com exatidão, o que demonstra claramente que Jesus em breve voltará a este mundo. 

Numa tentativa de eliminar as guerras e trazer a paz universal, os homens procurarão estabelecer um governo mundial, e 

“quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”. (I Tessalonicenses 5:3). 

Jesus também disse que em vários lugares do mundo haveria grandes terremotos, fomes e pestes. Mais uma vez as profecias de Jesus tem se cumprido com exatidão. Em algumas partes do mundo têm ocorrido sucessivamente grandes terremotos com perdas de milhares de vidas. Em outras partes do globo terrestre a fome tem aniquilado milhares de crianças e adultos.

E com relação às pestes podemos observar uma verdadeira epidemia de doenças, que cada vez mais estão se multiplicando em vários lugares, tanto entre os homens, como entre os animais. Os hospitais não conseguem atender a grande demanda de pessoas portadoras de alguma doença. 

Nestes últimos tempos têm surgido vários tipos de pestes, como por exemplo, Aids, ebola, doenças do carrapato, gripe aviária, doença da vaca louca, entre tantas outras. Mais uma vez o cumprimento das profecias estão indicando que em breve Jesus retornará a este mundo. Jesus disse que ocorreriam coisas espantosas. 

Em 26 de dezembro de 2004 um terremoto de nove graus na escala Richter provocou as chamadas ondas tsunamis, que assolaram o sudeste da Ásia matando mais de 280.000 pessoas em onze países. Foi o terremoto mais longo da história. Quando ele terminou sua obra devastadora havia criando uma falha submarina de 1500 quilômetros e sacudindo o planeta. Ainda, segundo Jesus, haverá grandes sinais no céu. 

SINAIS NA MORALIDADE DO HOMEM 


8. Por que nos últimos dias os tempos serão trabalhosos? 

R.: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus”. II Timóteo 3:1-4 

Outro dos sinais indicadores da volta de Jesus e do fim do mundo foi anunciado pelo apóstolo Paulo. Segundo esse santo homem de Deus e doutor dos gentios, os últimos dias de história da humanidade seriam de tempos difíceis. Nesse tempo se levantariam homens ingratos, amantes de si mesmos, desobedientes a pais e mães, sem afeto natural, sem amor para com os bons, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. 

Na época em que estamos vivendo podemos observar pelas notícias diárias o cumprimento dessa profecia. A iniquidade e crimes são anunciados aos quatro cantos da Terra. O declínio moral é flagrante: filhos desobedientes, ingratos e delinquentes que espancam e assassinam os próprios pais. 

Mães sem afeto natural, que jogam os seus bebês em latas de lixo. Mães que largam seus filhos na rua, onde eles acabam passando por grandes privações e terminam se envolvendo na criminalidade ou então assassinados por grupos de extermínios. Milhares de lares são desfeitos por falta de amor. Atualmente os homens são mais amigos das baladas, das diversões, das festas e de outros deleites que o mundo oferece, do que amigos da Bíblia, da religião e de Deus. 

“Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito”. (Judas 17-19). 

A decadência moral da humanidade está cada vez pior. 

“Os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”. (II Timóteo 3:13). 

A maldade e a crueldade no mundo multiplicam-se assustadoramente. Isto representa mais uma forte evidência bíblica de que estamos vivendo nos últimos instantes da história deste mundo, e que Jesus está às portas. 

SINAIS NO CÉU 


9. Por que as nações estarão em perplexidade? 

R.: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo. Porquanto as virtudes do céu serão abaladas”. Lucas 21:25-26 

Outro sinal deixado por Jesus está relacionado com a ocorrência de fenômenos astronômicos. 

Assim diz o Senhor: “Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira”. (Isaías 13:13). 

Portanto, as virtudes do céu serão abaladas, posto que a Terra se deslocará de sua órbita causando o efeito aparente de que as virtudes do céu (sol, lua e estrelas) sofreram um deslocamento em relação à sua localização natural. E ao imaginar que coisas piores poderão acontecer ao mundo os homens desmaiarão de terror. 

Na Terra as nações estarão angustiadas perplexas pelo avanço do mar e das ondas, o que causará grandes destruições de vidas e propriedades no planeta. O desgelo das calotas polares aumentarão o nível do mar, que cobrirá parte da superfície terrestre. Os terremotos submarinos causarão maremotos e tsunamis, afogando ilhas inteiras. 

A ocorrência cada vez mais freqüente de terremotos, maremotos, tufões, furacões e inundações provocando grandes perdas de propriedade e de vidas fornecem mais uma forte evidência de que Jesus em breve retornará a este mundo. 

CONCLUSÃO 


10. O que será pregado em todo o mundo? 

R.: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. Mateus 24:14 

O último grande sinal anunciado por Jesus Cristo se cumprirá quando o Evangelho tiver sido pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as pessoas, então o fim virá. 

Ninguém poderá alegar que não sabia que o fim de todas as coisas estava próximo, ou que não tiveram tempo para se preparar, posto que naquele tempo o Evangelho já terá sido pregado para todas as pessoas, e todos tiveram oportunidade para escolher em que caminhos desejavam andar. 

É interessante notar que Jesus deu a certeza absoluta, a um pequeno grupo constituído por doze homens semi-analfabetos, de que o Evangelho do Reino seria pregado em todo o mundo. Jesus não disse que o Evangelho deveria ser pregado em todo o mundo, mas deu a certeza disso, dizendo que o Evangelho será pregado em todo o mundo. 

Aos olhos humanos isso poderia parecer palavras inconsequentes de um visionário ditas a um grupo de pessoas semi-analfabetas. Todavia, ela tem-se mostrado fiel e verdadeira. Pois mesmo decorridos quase dois mil anos o Evangelho não morreu, mas continua sendo pregado e avançando cada vez mais. 

E em breve alcançará o mundo inteiro, conforme as palavras proféticas de Jesus. O cumprimento dessa profecia como de muitas outras, nos oferecem evidências suficientes para crermos que Jesus em breve voltará para buscar todos aqueles que O aguardam. 

11. O que você deve aprender da parábola da figueira? 

R.: “Aprendei pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas”. Marcos 13:28-29 

A parábola da figueira ensina que nós podemos predizer que o verão se aproxima quando percebemos que os ramos da figueira se tornaram tenros e que suas folhas estão brotando. De forma análoga, quando notarmos que os sinais deixados por Jesus estão se cumprindo, então podemos concluir que Ele está às portas, prestes a retornar à Terra para buscar aqueles que Lhe foram fieis. 

“Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto”. (Lucas 21:31). 

12. O que você deve fazer em todo o tempo? 

R.: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:28 e 36 

O retorno de Jesus à Terra será precedido por vários sinais que indicam tempos agitados e angustiosos, no qual haverá guerras, terremotos, fomes, tragédias geográficas, doenças incuráveis, crise geopolítica, declínio moral, declínio da sociabilidade, apostasias, sensualismo, infidelidade conjugal, perplexidade e pânico entre os homens. 

Como cristão, devemos sempre nos compadecer daqueles que sofrem, e devemos fazer de tudo para ajudá-los a superar suas crises pessoais, pois de mal já basta aquele que existe no mundo. A ocorrência dos sinais indicadores da volta de Jesus não deve ser motivo para desânimo, revolta, tristeza, lamentação, pavor ou terror. Como todo cristão vive pela fé, esses sinais devem criar em seu espírito um sentimento de alegria e de regozijo, pois indicam que o seu Senhor está retornando para buscá-los para o Seu reino de luz e paz. 

Esses acontecimentos são a razão para o cristão expressar um espírito de satisfação, ter pensamentos positivos e expectativas boas. Tudo isto porque sua salvação pessoal está se aproximando a passos largos. O cristão deve manter acesa a tocha da esperança da volta de Jesus, e o seu coração deve estar sempre preparado para exclamar: 

“Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos: na sua salvação gozaremos e nos alegraremos”. (Isaías 25:9). 

Mas, para podermos cultivar atitudes positivas, e não sermos pegos de surpresa naquele grande dia do retorno de Jesus, é nosso dever estar a todo tempo preparados. Isto significa que devemos estar alerta, vigiando, observando, notando o cumprimento dos sinais deixados por Jesus, estudando a Sua Santa Palavra, bem como orando constantemente para escaparmos de todas as tragédias e enganos que se abaterão sobre o mundo inteiro. 

Para que finalmente possamos estar em pé diante de Jesus, quando Ele aparecer nas nuvens do céu em glória indescritível, com milhares de milhares e milhões de milhões de anjos ao seu redor. Ao notarmos que estes sinais estão ocorrendo no mundo, devemos olhar para cima e buscar a Deus em fervorosa oração para perdão dos pecados, antes que a porta da graça venha a se fechar para sempre e não haja mais oportunidade de salvação. Observe o que diz o Senhor Jesus: 

“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. (Apocalipse 3:11). 

Reconhecendo que os sinais proféticos anunciados nas Escrituras Sagradas sobre a volta de Jesus estão se cumprindo numa sucessão espantosa, você precisa se preparar para encontrar-se com Jesus. Mas para isso você precisa alimentar sua natureza espiritual com o estudo diário da Palavra de Deus, com a prática diária da oração e com o seu testemunho pessoal perante os homens. “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”. (I S. Pedro 4:7).

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.