A Nova terra e a Nova Jerusalém

A Nova terra e a Nova Jerusalém

1. O que Deus prometeu fazer nova? 

R.: “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. Apocalipse 21:5 

A Bíblia diz que Deus promete “fazer novas” todas as coisas. As Escrituras não dizem que Deus “fará de novo” (fazer outra vez) todas as coisas. Mas a ideia é que Deus tornará novas todas as coisas já existentes. Tornar novo significa renovar, reformar. Logo Deus promete renovar todas as coisas. Renovar o céu, renovar a Terra, renovar o mar, renovar tudo o que existe sobre a Terra, posto que ela se tornará o feliz lar de todos os salvos por toda a eternidade. 




2. O que o profeta viu? 

R.: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. Apocalipse 21:1 

Ao ser arrebatado em visão, o apóstolo João diz ter visto um Novo Céu. Um céu que foi tornado novo pelo poder de Deus. João também diz que viu uma Nova Terra. Uma Terra que também foi renovada por ato divino. Ele afirma categoricamente que o primeiro céu e a primeira Terra – nos quais hoje estamos vivendo – passaram. Portanto, a forma como atualmente a Terra e o Céu se apresentam, não serão as mesmas no Novo Mundo. 

Finalmente, João acrescenta a informação de que o mar também já não existe. Talvez você esteja pensando: como assim o mar já não existe? A resposta é muito simples! 

Não existe do modo como o conhecemos nos dias atuais. Sabemos que quando Deus criou a Terra, as águas entrecortavam todo o planeta mantendo um clima uniforme e temperado em qualquer região do globo terrestre, o que provocava o fenômeno geográfico do vapor que “subia da terra, e regava toda a face da terra”. (Gênesis 2:6). 

O mar que atualmente existe é o resultado das águas do dilúvio universal que foram juntadas e contidas em grandes abismos que surgiram após o dilúvio, dando origem aos grandes oceanos modernos. Diante do exposto, fica claro que Deus restaurará o planeta Terra, o céu e o mar na situação existente no início da criação. O objetivo fundamental do plano de Deus é restaurar o homem ao Jardim do Éden. 

3. O que os cristãos aguardam? 

R.: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. II Pedro 3:13 

O apóstolo Pedro confirma à Igreja de Deus que os cristãos – com base nas promessas de Deus reveladas nas Escrituras Sagradas – aguardam Novos Céus e Nova Terra. Sendo que na Nova Terra, totalmente renovada pelo poder de Deus, habitará a justiça. 

Ali não terão lugar injustiças, iniquidades, ódios, vinganças, roubos, adultérios, inimizades etc, como diariamente ocorre nos dias de hoje. Por justiça, dentro desse contexto, podemos entender como sendo algo que vai ao encontro de 

“tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama”. (Filipenses 4:8). 

NOVA JERUSALÉM 


4. Onde está a nossa cidade? 

R.: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Filipenses 3:20 

As Sagradas Escrituras ensinam que os cristãos aguardam a renovação dos céus e da Terra pelo poder divino. Quando isso ocorrer, então o mundo se tornará um lugar agradável para se viver, um lugar seguro onde habitará a justiça. 

Além disso, os filhos de Deus estão perfeitamente conscientes de que possuem uma cidade. Eles sabem que esta cidade atualmente se encontra nos céus. O mesmo lugar de onde os fiéis cristãos aguardam ansiosamente o retorno do Seu querido e amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 

5. Quem é o arquiteto e construtor da Santa Cidade? 

R.: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus”. Hebreus 11:10 

Nesta passagem bíblica o apóstolo Paulo informa aos seus leitores que os antigos crentes da Palavra de Deus aguardavam uma cidade divina. Mas não eram somente os antigos que aguardavam uma cidade celestial, os cristãos também aguardam a mesma cidade: 

“porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura”. (Hebreus 13:14). 

Uma cidade cujo artífice e construtor não é outro senão o próprio Deus. Nunca houve cidade mais bem planejada, esplendorosa, e bela, justamente porque o Seu artífice e construtor é o próprio Deus. 

Esta é a cidade que um dia se tornará a capital do mundo vindouro, quando Deus restaurar o planeta à sua perfeição edênica. 

6. O que o apóstolo João viu descendo do Céu? 

R.: “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido”. Apocalipse 21:2 

Estando arrebatado numa visão dada por Deus, o apóstolo João fornece novos detalhes sobre a cidade, que está no céu, e cujo artífice e construtor é Deus. Ele disse que viu a santa cidade, a qual identificou como sendo a Nova Jerusalém. 

O profeta ainda esclarece que a santa cidade descerá do Céu para a Terra. O majestoso evento da descida da santa cidade para a Terra, bem como a sua beleza e esplendor eram tão deslumbrantes aos olhos do apóstolo João, que ele foi levado a comparar a cidade como estando adornada como uma esposa enfeitada para o seu marido. 

Um dia a Nova Jerusalém será a capital mundial do reino de Deus, o qual será estabelecido para sempre na Nova Terra. Naquele tempo “os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade”. (Daniel 7:18). 

COMO É A NOVA JERUSALÉM 


7. O que Deus mostrou ao profeta? Como ela era? 

R.: “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente”. Apocalipse 21:10-11 

O apóstolo João, arrebatado em visão, fornece alguns detalhes interessantes de como é a santa cidade, a Nova Jerusalém. Em visão, o profeta foi levado a um alto monte para poder ter uma “visão panorâmica” de toda a cidade. Primeiramente, ele confirma que a santa cidade realmente descerá do céu. A seguir, contemplando a cidade, ele observa que a Nova Jerusalém tinha a glória de Deus, a ponto de resplandecer com um brilho fulgurante, diante do qual a luz do sol fica totalmente ofuscada. 

E, procurando descrever o fulgor que envolve a santa cidade de Nova Jerusalém, ele a comparou com uma pedra preciosíssima de jaspe que resplandecia como um cristal. O jaspe é uma pedra quartzo duro e opaco que apresenta diversas cores com veios ou manchas coloridas. A glória de Deus ao atravessar a pedra de jaspe produz a quilômetros de distância um brilho deslumbrante e resplandecente mesclado com as diversas cores do jaspe. 

8. Por que a cidade não necessita de sol nem de lua? 

R.: “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada”. Apocalipse 21:23 

A cidade é indescritível em sua extraordinária beleza. Ela bilha num fulgurante resplendor proveniente da glória de Deus. “Cousas gloriosas se dizem de ti ó cidade de Deus”. (Salmo 87:3). João diz que a glória de Deus ilumina toda a extensão da cidade, de tal modo que não ela necessita da luz proveniente do sol ou da lua para poder ser iluminada. 

“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia”. (Apocalipse 22:5). 

É de Jesus Cristo que emana a glória de Deus, de tal forma que Ele é comparado como sendo a própria lâmpada da santa cidade. 

9. O que não entrará na cidade? Quem entrará na cidade? 

R.: “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. Apocalipse 21:27 

No mundo vindouro não haverá nada que possa contaminar a Nova Jerusalém. Naquela santa cidade não entrará nada que cometa abominação ou mentira, porque na Nova Terra somente habitará a justiça. O apóstolo João ainda diz que na cidade de Nova Jerusalém somente entrarão as pessoas que tiverem os seus nomes registrados no livro da vida. 

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Apocalipse 20:15). 

Para você ter o seu nome registrado no livro da vida é necessário que aceite plenamente o sacrifício de Jesus Cristo em seu favor, e que você seja “fiel até a morte” (Apocalipse 2:10), obedecendo a Jesus, e praticando inteiramente os ensinos da Palavra de Deus. 

10. O que não haverá na cidade? 

R.: “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome”. Apocalipse 22:3-4 

Na Nova Terra nunca mais haverá qualquer tipo de maldição contra qualquer pessoa, posto que o mundo todo estará livre do pecado. Ali somente habitará a justiça. A Terra renovada será o Centro do Universo administrado por Deus. Isto porque na Nova Jerusalém estará instalado o governo de Deus, conforme as palavras do profeta: “e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro”. 

Os servos de Deus terão a grande honra, privilégio e o imenso prazer de servir a Deus. E o mais importante: contemplarão o rosto de Deus. Sobre estes Jesus pronunciou uma bem-aventurança: 

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mateus 5:8). 

Na Nova Terra, todos os salvos adorarão a Deus: “Porque como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade o vosso nome. 

E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor”. (Isaías 66:22-23). E nas testas de todos os salvos estará escrito o nome de Deus. Aqui se faz necessário esclarecer que a testa é a sede da mente, e que o nome de Deus representa Seu caráter. 

Logo, os salvos terão em sua mente o caráter santo, puro e imaculado de Deus. Em outras palavras, o caráter dos salvos estará em perfeita harmonia com o caráter de Deus. 

CONCLUSÃO 


11. Quem herdará todas as coisas? 

R.: “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. Apocalipse 21:7 

Mas para poder desfrutar de todas as bençãos e das coisas maravilhosas que Deus tem preparado para os salvos é necessário que o cristão seja um vencedor. Mas vencedor do que? Vencedor das tentações; vencedor em perseverar na vontade de Deus; vencedor em praticar os ensinos da Palavra de Deus; vencedor em guardar todos os Mandamentos de Deus; enfim, um vencedor da tentação e do pecado. 

Os maiores inimigos da vitória do cristão contra o pecado vivem em seu próprio coração. São eles: o egoísmo, a apatia, a presunção, a falta de humildade, a arrogância e as tendências carnais. Contra esses terríveis inimigos só existe uma solução dada por Jesus: 

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mateus 26:41). 

Além disso, nós também podemos ser vitoriosos contra o maligno, do mesmo modo como os antigos cristãos “o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte”. (Apocalipse 12:11). A nossa vitória contra o pecado pelo sangue do Cordeiro, é a garantia de que herdaremos todas as coisas, e que seremos filhos e filhas de Deus e Ele será o nosso Deus. A promessa de Jesus para quem vencer é a seguinte: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”. (Apocalipse 3:12). 

12. O que não haverá mais? 

R.: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:4 

Os justos habitarão a Nova Terra. E todos eles serão consolados por Deus. Porque Deus promete limpar de seus olhos toda a lágrima. Deus os compensará abundantemente por todo sofrimento, aborrecimento, perseguição de que foram alvos por amor da verdade do Evangelho Eterno. Debaixo do Novo Céu e da Nova Terra não haverá mais lágrimas, tristezas ou luto. Não haverá poluição, maldição, pecado ou qualquer conseqüência do pecado. A lembrança do mal será eliminada para sempre. 

“Porque, eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas, nem mais se recordarão”. (Isaías 65:17). 

Todos salvos viverão pela eternidade adentro num mundo onde habita a justiça. Será maravilhoso viver num lugar onde não ocorre mais a morte de ninguém, nem mesmo a morte de animais, ou de qualquer ser vivo. Ali não haverá mais choro ou lamentação; não haverá mais clamor provocado por aflições, e nenhum tipo de sofrimento físico ou moral. 

Porque as primeiras coisas – as quais representam a situação atual de injustiça, violência, dor, angústia, sofrimento, lágrimas e morte – no mundo em que vivemos hoje, já pertencem ao passado. Agora tudo se fez novo. Reina a paz e a harmonia de eternidade em eternidade. O mundo vindouro será muito mais maravilhoso do que podemos imaginar: 

“como está escrito: As coisas que olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I Coríntios 2:9). 

E tudo isso poderá ser seu, basta simplesmente que você creia em Jesus e tome a decisão de seguir todas as verdades ensinadas na Bíblia Sagrada.

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.