O Plano da Salvação na Bíblia Sagrada

O Plano da Salvação na Bíblia Sagrada

1. O que entrou no mundo pelo pecado? 

R.: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Romanos 5:12 

A Bíblia ensina que por um homem – Adão – o pecado entrou no mundo. E com a entrada do pecado o homem se tornou uma criatura mortal. Isso ocorreu há muito tempo. Deus havia autorizado ao homem a comer livremente de todas as árvores do Jardim do Éden, exceto da árvore da ciência do bem e do mal, porque no dia em que comesse do seu fruto certamente morreria (Gênesis 2:16-17). 

Todavia, o homem acabou transgredindo o santo mandamento de Deus, e desse modo o pecado entrou no mundo, trazendo a mais terrível das conseqüências da desobediência: a morte. Segundo os ensinos das Sagradas Escrituras, a morte passou a todos os homens. Isto porque quando o homem pecou, ele também perdeu o dom da imortalidade que lhe havia sido concedido por Deus ao comer do fruto da árvore da vida. 

Assim o primeiro casal não poderia transmitir geneticamente aos seus descendentes aquilo que ele já não mais possuía. Desse modo, por causa do pecado dos nossos primeiros pais eles se tornaram mortais, e todos os seus descendentes também nasceram mortais. “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” (Salmos 8:4). Como a morte domina todos os homens, isto é sinal indicador de que todos os homens trazem no seu corpo e no seu caráter as “conseqüências” do pecado cometido pelos nossos primeiros pais. 

De modo que o homem é gerado em iniquidade e nasce ímpio. Desde a mais tenra infância, todos apresentam uma propensão natural para a desobediência e para o pecado. Quando o primeiro casal pecou, o seu caráter elevado e santo deixaram de ressonar na mesma freqüência do caráter santo e elevado de Deus. Com isso todos os homens se tornaram deficientes espirituais e morais. “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. (Romanos 3:12). 




2. Qual é o salário do pecado? Qual é o dom gratuito de Deus? 

R.: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23 

Neste versículo a Bíblia ensina claramente que a presença da morte no mundo deve-se unicamente em conseqüência do pecado. A morte é a única recompensa que o pecador recebe pela prática do pecado. Aqui se faz necessário salientar que o salário do pecado (morte) é devido a duas situações distintas: 

Em primeiro lugar, todos nós nascemos mortais unicamente por causa do salário do pecado de Adão e Eva. E, em segundo lugar, todos nós recebemos o salário do pecado em razão dos nossos próprios pecados. Mas as Sagradas Escrituras também trazem esperança e conforto para o pecador arrependido, ao afirmar que a vida eterna é concedida unicamente por intermédio de Jesus Cristo. 

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. (I Coríntios 15:22). 

Jesus Cristo é Aquele que tem o poder para desfazer as conseqüências que herdamos do pecado de nossos primeiros pais, concedendo-nos a vida eterna. Ele também tem poder para nos livrar do salário de nossos próprios pecados, concedendo-nos o perdão e a vida eterna. “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”. (I João 2:25). 

JESUS: A SOLUÇÃO DE DEUS


3. O que Moisés levantou no deserto? 

R.: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:14-15

Jesus ilustrou o plano da salvação com um evento ocorrido na época de Moisés. Conforme está registrado no Antigo Testamento os israelitas vaguearam pelo deserto durante um período de quarenta anos. E muitos deles estavam morrendo ao serem picados por serpentes abrasadoras. Nessas circunstâncias Moisés intercede a Deus pelo povo. 

E atendendo a intercessão de Moisés, Deus ordena que seja moldada uma serpente de metal à imagem das serpentes abrasadoras, a qual deveria ser fixada num poste e colocado no centro do acampamento do povo israelita. Feito isso, toda pessoa que fosse picada por uma serpente abrasadora deveria ser levada diante daquele poste, onde estava fixada a serpente de metal. 

E então deveria olhar para a serpente de metal, crendo de que não iria morrer pelo efeito do veneno da serpente abrasadora que lhe havia picado. Aqueles que tinham fé não morriam, mas aqueles que não exerciam a fé acabavam morrendo pelo efeito do veneno da serpente. 

Assim também, todos nós fomos picados por aquela “antiga serpente” (Apocalipse 12:9), que seduziu nossos primeiros pais no Jardim do Éden. Mas Jesus Cristo, à semelhança da serpente de metal, foi levantado numa cruz de madeira, para que todos possam olhar para Ele, e todo aquele que nEle crer não perecerá eternamente, mas pelo contrário terá vida eterna. 

4. O que Deus deu ao mundo? O que recebe aquele que nEle crê? 

R.: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16 

O plano da salvação gira em torno do fato de que o homem é mortal, e que de nenhuma forma possui a vida eterna. Assim, as Sagradas Escrituras dizem que Deus amou o mundo desde o princípio da criação. O Seu amor pela humanidade foi tão amplo, intenso e irrestrito que Ele entregou à morte vicária (substituta) o Seu Filho Unigênito – Jesus Cristo para salvar o mundo. 

“E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo”. (I João 4:14). 

Deus fez isto para que todo ser humano, ao crer em Jesus Cristo não mais venha a perecer para sempre, mas que receba por meio de Jesus a vida eterna. Com o plano da salvação fica bem claro que a vida eterna é oferecida ao homem unicamente por intermédio da morte expiatória de Jesus, justamente porque o homem não possui nada de imortal em si mesmo. Nem no céu, inferno, purgatório, limbo ou em qualquer outro lugar. 

O homem é simplesmente mortal, e somente quem crer em Jesus Cristo é que será salvo da morte eterna. Esse é o claro ensino das Sagradas Escrituras. 

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal”. (I Timóteo 1:15). 

Jesus deixou o Seu deslumbrante trono de glória, e tomando a natureza humana desceu neste mundo de trevas profundas e dor para alcançar o mais perdido dos pecadores. Jesus “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achando-se na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. (Filipenses 2:6-8). 

O sacrifício expiatório realizado por Jesus Cristo na cruz foi a única maneira de resgatar a humanidade da morte eterna, a qual ela já se encontra condenada pela sentença proferida no Jardim do Éden: “certamente morrerás” (Gênesis 2:17). 

Na cruz do calvário Jesus recebeu o salário pelos nossos pecados. Ele morreu em nosso lugar, e com isso deu à humanidade a única oportunidade de salvação, para ter a vida eterna. 

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lucas 19:10). 

Jesus morreu por toda a humanidade (II Coríntios 5:15), desde o primeiro ao último homem. Todavia a salvação é individual, de livre e espontânea escolha do próprio interessado. Assim ensinou o apóstolo Paulo: “Crê no senhor Jesus Cristo, e serás salvo”. (Atos 16:31). Somente as pessoas que crerem em Jesus Cristo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29) é que receberão a vida eterna. Aqueles que não crerem em Jesus Cristo jamais terão o dom da vida eterna, mas perecerão eternamente, conforme a sentença condenatória proferida no Jardim do Éden aos nossos primeiros pais. 

POR QUE ELE MORREU 


5. O que Jesus levou em Seu corpo sobre o madeiro? 

R.: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”. I Pedro 2:24 

Neste versículo o apóstolo Pedro – divinamente inspirado – diz que Jesus Cristo levou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz de madeira. Portanto, fica claro que a morte de Jesus teve um significado muito mais profundo do que poderíamos pensar ou imaginar: Jesus assumiu a culpa do homem, e por causa disso recebeu o salário que o pecador merece: a morte. 

“E bem sabeis que ele se manifestou para tirar nossos pecados; e nele não há pecado”. (I João 3:5). 

Ele morreu para tirar o seu pecado, para que no dia em que você vier a nEle crer possa então receber o perdão dos pecados e por fim a vida eterna. Jesus tinha plena consciência de sua missão quando disse: 

“o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mateus 20:28). 

Não fosse o amor incondicional de Deus pela humanidade, todos os seres humanos estariam perdidos para sempre. Todos estariam condenados a morrerem, sem terem nenhuma esperança ou oportunidade de salvação – a vida eterna. 

Mas em nossa grande fraqueza e extrema necessidade desesperadora, Jesus Cristo Se ofereceu para nos redimir da morte eterna, trazendo salvação a todo aquele que nEle crer. Disse Jesus:

Assim, através da morte de Jesus, Deus está oferecendo a você a oportunidade única de ter a vida eterna. Qual será a sua decisão? 

6. Cristo morreu pelos pecados de quem? 

R.: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”. I Coríntios 15:3 

O apóstolo Paulo diz que ele tem ensinado aquilo que ele também aprendeu pelas Escrituras Sagradas. O seu ensino era que Cristo Jesus morreu pelos nossos pecados. Mais uma vez fica claro que a razão da morte de Jesus Cristo era expiatória. Jesus entregou Sua vida numa morte vicária (substituta). Ele morreu em nosso lugar. Ele recebeu o salário dos nossos pecados. Ele sofreu a pena da condenação proferida no Jardim do Éden aos nossos primeiros pais. Segundo o apóstolo Paulo 

“Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8). 

O salário do pecado é a morte. É o pecador quem deve morrer, todavia Jesus veio ao mundo e morreu no lugar do pecador, para que este quando cresse em Jesus pudesse alcançar o perdão dos pecados e a vida eterna. Jesus morreu como expiação pelos pecados de toda a humanidade. 

Disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. (João 10:11). Ele realizou a expiação do pecado por todos os homens. Mas a salvação é individual. Para ser salvo é preciso que cada um, individualmente, faça a sua escolha aceitando a Jesus Cristo como seu salvador. 

Quem não O aceitar não será salvo da morte eterna. “Quem tem o Filho tem a vida: quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (I João 5:12). Graças ao sacrifício de Jesus, agora podemos ser libertos do poder do pecado, podemos ser perdoados, podemos ser livres da morte. Agora podemos alcançar a salvação para a vida eterna porque Cristo morreu exclusivamente por nossos pecados. Ele morreu em nosso lugar, razão pela qual agora somos salvos por Sua graça, mediante a nossa fé em Seu sangue remidor. 

VOCÊ DEVE ACEITAR A SOLUÇÃO DE DEUS 


7. Quem não é condenado? Quem já está condenado? 


R.: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus”. João 3:18 

Você precisa aceitar a solução proposta por Deus para o problema do pecado. Para isso você precisa crer em Jesus Cristo, pois se você não crer em Jesus Cristo você já está condenado. Mas condenado ao que? Condenado àquela sentença proferida no Jardim do Éden, quando foi dito aos nossos primeiros pais de que eles morreriam se comessem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. 

Então a condenação é a morte do pecador – o perecimento eterno – mesmo porque o salário do pecado é a morte. Todos os descendentes de Adão já nascem condenados à morte eterna, razão pela qual aquele que crer em Jesus Cristo não é condenado. E também razão pela qual aquele que não crer em Jesus Cristo já está condenado. 

Observe o que diz a Bíblia Sagrada: 

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus”. (João 3:18). 

Portanto, somente aceitando pela fé o sacrifício que Jesus realizou na cruz do calvário, é que estaremos livres da condenação da morte eterna; somente crendo no sacrifício substituto de Jesus é que receberemos a vida eterna. Você poderá ser perdoado e salvo somente quando vier a crer em Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, caso você não creia estará perdido. É isso que você quer?
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”. (João 6:47). 

8. Quando os crentes em Jesus serão ressuscitados? 

R.: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:40 

A vontade de Deus, que enviou o Seu Filho Unigênito ao mundo, é que todos aqueles que creem em Jesus recebam a vida eterna, posto que toda a humanidade está condenada à morte eterna, sendo este o motivo pelo qual Jesus veio ao mundo e morreu por todos. 

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida”. (João 5:24). 

O versículo bíblico esclarece ainda que a vida eterna será concedida ao crente em Jesus mediante um processo chamado, nas Escrituras Sagradas, por “ressurreição”. E ainda mais, a ressurreição ocorrerá somente no último dia de história deste mundo, quando Jesus voltar com milhares de milhares e milhões de milhões de anjos ao Seu redor. 

O Plano da Salvação é uma prova eloquente de que não existe imortalidade inerente da alma humana. O Plano da Salvação nega que os justos ao morrerem vão imediatamente para o céu, e os ímpios para o inferno. Mas, o evangelho de Cristo promete imortalidade somente para quem crer em Jesus. 

E mesmo assim, o dom a imortalidade só será concedida ao justo mediante a ressurreição dos mortos, que ocorrerá quando Jesus retornar a este mundo. O evangelho não promete imortalidade para os ímpios, mas apenas para aqueles que crerem em Jesus. Logo, os ímpios não receberão a vida eterna, posto que não creem em Jesus. 

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”. (João 6:47). 

Em síntese, o pecador convertido a Cristo tem a vida eterna, a qual somente lhe será concedida no dia em que Jesus retornar a este mundo com poder e grande glória. Destarte, os justos mortos não estão vivos no céu, e nem os ímpios mortos estão vivos no inferno, ou em qualquer outro lugar. Isso porque os justos receberão a vida eterna através da ressurreição, mediante a fé em Cristo Jesus, a qual ocorrerá somente no último dia de história deste mundo. 

JESUS É O ÚNICO SALVADOR E MEDIADOR 


9. Além de Jesus existe salvação em algum outro nome? 

R.: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12 

Muitas pessoas supõem que os santos canonizados possuem algumas virtudes ou méritos para poder salvar alguém. Mas isso, à luz das Sagradas Escrituras, é um grande equivoco, um lamentável erro, uma vez que a própria Bíblia é clara em dizer que exceto o nome de Jesus Cristo, em nenhum outro nome existe salvação. 

Mas por que só Jesus é quem salva e ninguém mais? A resposta é muito simples. Primeiro porque Ele é o salvador do mundo (João 3:17; 4:42). Segundo porque somente Ele é o Filho Unigênito de Deus (João 3:16). Terceiro porque Ele é membro da Santíssima Trindade (Mateus 28:19). Quarto porque somente Ele morreu pelos nossos pecados (I Coríntios 15:3). Quinto porque somente quem crer em Jesus é que receberá a vida eterna. (João 3:36). 

Sexto porque Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). E sétimo porque Ele ressuscitou para nossa justificação (Romanos 4:25). Desse modo, Jesus Cristo é o único que realmente pode salvar os pecadores da morte eterna, e ninguém mais. 

“Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados”. (I João 2:12). 

10. Quantos mediadores há entre Deus e os homens? 

R.: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. I Timóteo 2:5 

Muitos imaginam que a Virgem Maria é uma mediadora (medianeira) que trabalha em benefício dos homens. Todavia, esta doutrina – à luz das Sagradas Escrituras – demonstra constituir-se numa verdadeira falácia. Isso porque a Bíblia é clara e explicita em afirmar categoricamente que somente há um mediador entre Deus e os homens, e que esse mediador se chama Jesus Cristo. 

Jesus se tornou mediador dos homens porque Ele morreu por todos, ressuscitou e sentou-se à destra da Majestade para interceder por todos aqueles que O buscam para a salvação (Romanos 8:34). As Escrituras Sagradas ensinam que há só um mediador, portanto, não pode haver dois, três, quatro ou mais. Caso contrário o Espírito Santo, que inspirou a Palavra de Deus, nos teria ensinado essa doutrina, o que não é o caso. 

Além disso, “ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. (I Coríntios 3:11). 

Foi Jesus mesmo quem disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Diante dessa afirmativa do Senhor fica claro que não existe outro caminho para o Céu a não ser através de Jesus. E ainda mais, ninguém virá ao Pai a não ser por intermédio de Jesus Cristo. 

CONCLUSÃO 


11. Que chamado Jesus nos faz? 

R.: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30 

Jesus chama todos aqueles que estão cansados e oprimidos pelo pecado, e pelas aflições e desilusões da vida para que venham até Ele. Quando então Ele promete aliviar essa pessoa do pesado fardo que carrega. Jesus ainda disse que quando você for até Ele, você deverá entregar fardo que carrega, e tomar o Seu jugo. Mas qual é o significado da palavra “jugo” no contexto do ensino de Jesus? 

Ele se refere ao jugo constituído por uma barra de madeira, pela qual dois animais são unidos pelo pescoço para o trabalho. O jugo também é usado para unir um boi inexperiente a um boi experiente. Isso para que o boi inexperiente possa aprender a fazer o trabalho, seguindo indutivamente o ritmo imposto pelo boi experiente. 

Assim também, devemos tomar o jugo de Jesus e nos atarmos a Ele para que possamos aprender com Ele a mansidão e a humildade de coração, quando então encontraremos descanso para nossas atribuladas vidas. Finalmente Jesus acrescenta o fato, de que o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. De modo que se você for a Jesus e tomar o Seu jugo você ficará com um fardo bem mais leve do que o fardo que você vem carregando durante toda a sua vida.  

12. O que o Espírito e a esposa dizem? 

R.: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”. Apocalipse 22:17 

Neste versículo, a palavra “Espírito” indica que o profeta está se referindo à terceira pessoa da santíssima trindade: o “Espírito Santo”, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo vindouro. Já a palavra “esposa” simboliza a “Igreja do Deus Vivo”. 

Logo, o Espírito Santo, juntamente com a Igreja de Deus, está neste momento te chamando e convidando para que você venha. E se você ouvir a voz do Espírito Santo tocando o seu coração você deve vir e se unir à Igreja do Deus. E se você tiver sede pela verdade, você deve vir e tomar de graça a água da vida, aceitando a Jesus Cristo, o qual lhe concederá a vida eterna gratuitamente. Jesus está te chamando: 

“E não quereis vir a mim para terdes vida”. (João 5:40). 

Mas observe que Deus respeita o seu livre arbítrio. Você “vem” se quiser ter a vida eterna. Ninguém será obrigado a seguir a Jesus, pois está escrito: “quem quiser, tome de graça da água da vida”. Mas se você não aceitar o sacrifício expiatório de Jesus em seu favor, como você poderá escapará da morte eterna negligenciando tão grande salvação? (Hebreus 2:3).

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.