Quem foi Ellen White

Ellen-G.-White Quem foi

ELLEN GOULD WHITE A MENSAGEIRA DO SENHOR (1827 – 1915) 

Por ter preenchido todos requisitos bíblicos que caracterizam um verdadeiro profeta, a Igreja Adventista do Sétimo Dia crê que Ellen Gould White recebeu de Deus, a partir de dezembro de 1844, o “dom do espírito de profecia”. 

Essa mulher, muito embora frágil, doentia e tivesse um mínimo de educação, foi na maior parte de sua vida uma prolifera escritora, ativa conferencista, dedicada conselheira e uma das principais colunas da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, dos escritores norte-americanos, é mais traduzida, e a terceira da história da literatura mundial. 

Caminho a cristo livro

Seu livrinho “Caminho a Cristo”, best-seller mundial, está disponível em mais de 135 línguas. É o livro mais traduzido depois da Bíblia. Ellen Gould White situa-se na fronteira da grande transformação dos movimentos religiosos que ocorreram no século XIX, que acabou por culminar no surgimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 




Religiosa consumada, com um elevado grau de discernimento espiritual sobre a vida cristã, Ellen foi a primeira a conceituar precisamente e em pormenores o caráter do grande conflito entre o bem e o mal, que mais tarde desenvolveu na série Conflito dos Séculos; o grande número de suas realizações lhe garante um lugar proeminente na história da religião, da educação e da temperança. Nascida em Gorham, Maine, Estados Unidos, em 26 de novembro de 1827, Ellen Gould Harmon cresceu numa família bem situada financeiramente, num ambiente socialmente rico. 

Seu pai Robert F. Harmon (1786-1866) era fazendeiro. Sua mãe Eunice Gould Harmon (1787-1863) foi professora primária antes de se casar, e teve oito filhos, dos quais os últimos foram Ellen e sua irmã gêmea Elizabeth. Quando Ellen contava nove anos de idade foi gravemente ferida no nariz por uma pedrada, atirada por uma colega de escola. 

INFÂNCIA DIFÍCIL


Devido a esse acidente, que quase lhe custou a vida, permaneceu inconsciente durante três semanas. E, pelo resto da vida, sua saúde ficou irremediavelmente debilitada, e nunca mais esteve em condições de retornar às aulas, posto que as letras dos livros se confundiam e seus olhos ficavam turvos. 

Com a idade de doze anos se converteu ao cristianismo e foi batizada por um pastor da Igreja Episcopal Metodista. Dois anos depois, Ellen e vários membros de sua família assistiram a algumas reuniões mileritas em Portland e aceitaram plenamente a mensagem do breve advento de Jesus; por este motivo foram excluídos da comunhão da Igreja Metodista. 

Aos dezessete anos de idade, numa manhã de dezembro de 1844, quando participava de um culto de oração teve sua primeira visão, na qual presenciou a viagem dos justos à cidade de Deus. Relatou sua visão aos crentes de Portland que a reconheceram como revelação divina. Durante o ano de 1845, Ellen fez uma série de viagens para o Maine, New Hampshire e Massachusetts para testemunhar às igrejas acerca das visões que vinha recebendo. 

primeira visao ellen white

Quando esteve em Orrington, Maine, travou conhecimento com o pregador Tiago White com quem contraiu núpcias em 30 de agosto de 1846, advindo desse relacionamento o nascimento de quatro filhos do sexo masculino, dois dos quais morreram antes de chegarem à idade adulta. Com o casamento, que durou trinta e cinco anos, Ellen Gould Harmon passou a usar o nome Ellen G. White. 

Seu esposo, Tiago White consagrou toda sua vida à causa de Deus. Foi reconhecidamente pioneiro e líder da Igreja Adventista por vinte anos, fundou e fortaleceu igrejas, organizou a obra de publicação, trouxe à luz a tipografia, o colégio e o sanatório de Battle Creek. 

Durante anos chegou a trabalhar de quinze a dezoito horas por dia. Em agosto de 1881 o pastor Tiago White veio a falecer. Em 1846 Tiago e Ellen estudaram minuciosamente um panfleto de quarenta e oito páginas produzido e divulgado pelo pastor José Bates, intitulado: “O Descanso do Sétimo Dia”, em conseqüência passaram a observar e ensinar que o sábado é o dia do Senhor. Em 07 de abril de 1847, Ellen teve uma visão na qual lhe foi mostrado a Lei de Deus com uma auréola de luz resplandecendo sobre o quarto mandamento. 

Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de observar Ellen White em visão, e muitas puderam comprovar a veracidade das visões. Quando em visão, Ellen White apresentava os mesmos fenômenos físicos que ocorriam com muito dos profetas descritos na Bíblia. 

GRANDE CONFLITO


Em março de 1858 teve uma de suas visões mais importante. Era referente ao tema do “grande conflito entre Cristo e Satanás”. Outra visão igualmente importante foi recebida em junho de 1863, e tratava-se da reforma de saúde. Devido a tal visão a Igreja Adventista do Sétimo Dia passou a dar especial atenção e defender a reforma de saúde. 

Durante toda sua vida, recebeu no total cerca de 2000 sonhos e visões, abrangendo revelações sobre todos os aspectos dos ensinos bíblicos, testemunhos pessoais e direcionamentos sobre a obra. Juntamente com seu esposo, Ellen White fez extensas viagens pelos Estados Unidos, visitando, pregando e organizando igrejas. 

Com freqüência teve que lutar contra vários movimentos fanáticos que se insinuavam por penetrar no grupo dos adeptos do advento. No outono de 1885 até o verão de 1887 viajou para a Europa, a serviço da Igreja. Visitou a Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Noruega e Suécia. Em 1891 foi solicitada a viajar para a Austrália, onde ajudou a fortalecer e estabelecer a obra missionária naquele país. 

Em várias ocasiões teve oportunidade de pregar para enormes multidões por ocasião das Assembleias Gerais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e de reuniões devocionais anuais. Conta-se que a sua voz podia ser ouvida claramente a centenas de metros de distância. Suas mensagens sempre foram apreciadas e muitas vezes chegaram a tempo de salvar a Igreja de tomar decisões equivocadas ou cometer graves erros. 

Desde que recebeu sua primeira visão em 1844, esteve sempre ativa e fiel no serviço da causa de Deus. E, apesar das várias atividades que realizava, encontrou tempo para escrever copiosamente. Calcula-se que escreveu cerca de 100.000 páginas manuscritas. 

LEGADO


Até o presente momento, delas foram extraídos e publicados 128 livros. Entre os mais populares estão: 

Caminho a Cristo; 
Patriarcas e Profetas; 
Profetas e Reis; 
O Desejado de Todas as Nações; 
Atos dos Apóstolos; 
O Grande Conflito; 
Educação Cristã; 
Ciência do Bom Viver; 
Testemunhos para a Igreja. 

Nos seus últimos anos de vida residiu em sua casa de Elmshaven, onde se dedicou a preparar manuscritos para o prelo. Em 13 de fevereiro de 1915 sofreu uma queda e quebrou o fêmur esquerdo. Esse grave acidente prostrou-a na cama por cinco meses até o dia de sua morte. 

Teve sua última visão em 03 de março de 1915. Faleceu calma e pacificamente em 16 de julho de 1915, quando contava a avançada idade de 87 anos. Foi sepultada ao lado do seu querido esposo no cemitério de Oak Hill em Battle Creek, Michigan

SAIBA MAIS


- 80 Livros de Ellen White Grátis

- Enciclopédia sobre Ellen White