O Dom de Profecia no tempo do fim

dom de profecia ellen white

DEUS SE COMUNICA 

1. Por intermédio de quem Deus falava aos antigos? 

R.: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Hebreus 1:1 

No decorrer da história da humanidade Deus nunca deixou de se comunicar com os homens. As Escrituras Sagradas dizem que antigamente Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras com o objetivo de edificar e aperfeiçoar a Sua Igreja. 

Entre os vários canais de comunicação com os homens, Deus empregou anjos, visões, sonhos, profetas, Urim e Tunim. Sendo que nestes últimos dias Deus nos tem falado através de Seu Filho Unigênito: Jesus Cristo. Todavia, a forma mais comum que Deus empregou para se comunicar com a humanidade foi através de Seus santos profetas. O “profeta de hoje antigamente se chamava vidente” (I Samuel 9:9). 




Eles são servos do Senhor (Amós 3:7). São homens santos de Deus que falam inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21). Esses homens consagrados recebiam visões ou sonhos, e então transmitiam a mensagem divina aos homens na forma verbal ou escrita. Destarte os profetas são os porta voz de Deus, eles comunicam a vontade de Deus para com a humanidade. 

2. Quais sãos os dois meios pelo qual Deus se revela aos profetas? 

R.: “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele”. Números 12:6 

Em Seu incomensurável amor, Deus nunca abandonou a humanidade perdida ao seu próprio destino. Desde os tempos mais remotos, antes mesmo que a Bíblia fosse escrita, Deus tem chamado homens santos para serem profetas. Por exemplo, o livro de Judas nos relata que Enoque, o sétimo depois de Adão, e que viveu muito antes do dilúvio universal, era um profeta de Deus. 

Através dos santos profetas Deus se fez conhecer à humanidade. Por intermédio de sonhos e visões Deus tem falado aos Seus servos, os profetas. Desse modo o profeta é um homem santo de Deus que recebe as mensagens divinas através de visões ou sonhos e as transmite fielmente ao povo de Deus. A visão é um dom espiritual de recepção de imagens e mensagens por meio de um arrebatamento dos sentidos do profeta. 

3. O que Deus proporá pelo ministério dos profetas?

R.: “E falarei aos profetas, e multiplicarei a visão; e pelo ministério dos profetas proporei símiles”. Oséias 12:10 

Visando ao bem estar de Seu povo, Deus se compromete a falar aos profetas, bem como a multiplicar a visão. Deus ainda diz que pelo ministério dos profetas iria propor símile. Símile é a comparação de coisas semelhantes. Com isso Deus se compromete a falar e multiplicar a visão dos profetas propondo símiles. 

Isto significa que quando o profeta recebe uma visão ele não está vendo a realidade objetiva, mas sim uma imagem semelhante aos fatos que simbolizam a realidade. Foi desse modo que Daniel em visão observou o Pai na símile de um Ancião de dias. Viu reinos na símile de animais. Viu a sucessões dos reinos do mundo na símile de uma estátua de aparência humana etc. 

4. Como a profecia nunca foi produzida? 

R.: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:21 

O apóstolo Pedro afirma categoricamente que as profecias da Bíblia Sagrada não foram produzidas pela vontade de qualquer homem. Mas o santo apóstolo esclarece que homens comprometidos com Deus foram movidos inspirados pela terceira pessoa da Santíssima Trindade: O Espírito Santo. 

“Ele revela o profundo e o escondido: conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz”. (Daniel 2:22). 

Nas Escrituras Sagradas a palavra profecia possui um significado muito amplo, e não apenas o significado de vaticinação. Ela engloba “toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). 

Portanto, todas as mensagens da Bíblia Sagrada não são criações da inteligência humana, mas são produtos da inteligência divina. Também não é qualquer tipo de homem que recebe visões e sonhos da parte de Deus, mas homens santos de Deus. E os homens santos de Deus são aqueles que estão santificados na verdade; e a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). 

CONHECENDO OS PROFETAS 


5. Do que devemos nos acautelar? 

R.: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. Mateus 7:15

Deus possui Seus verdadeiros profetas. Todavia, as Sagradas Escrituras nos adverte para tomarmos cuidado com os falsos profetas que viriam até nós transfigurados na aparência de ovelhas, mas na verdade em seus corações são lobos devoradores. 

Em nossa época o mundo está enxameado de doutrinas ensinadas por falsos profetas. Homens e mulheres alegam possuir poder de revelação e de profecia. Mas eles são a prova viva do cumprimento da mensagem bíblica, que diz que nos últimos dias surgirão falsos profetas. 

Os falsos profetas são homens e mulheres que no seu comportamento exterior aparentam honestidade e sinceridade a Deus, mas na verdade suas reais intenções estão carregadas de interesses particulares e egoístas. Esses interesses são vários. Podem ser o desejo pelas riquezas, status, poder, popularidade, influência, e coisas semelhantes a estas, as quais costumam satisfazer os desejos carnais. 

Muitos desses falsos profetas estão equivocados com o seu dom, posto que suas vidas não estão em perfeita conformidade com os claros ensinos da Palavra de Deus. 

6. O que surgirão nos últimos dias? O que farão? 

R.: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Mateus 24:24 

Jesus Cristo disse nos últimos tempos iriam surgir falsos cristos e falsos profetas. E que esses falsos profetas não se limitariam em apenas trazer uma doutrina ou mensagem sobre determinado assunto, mas que para darem veracidade às suas próprias palavras e ao seu próprio ministério iriam produzir diversos fenômenos sobrenaturais, que são chamados por Jesus de “grandes sinais e prodígios”, tais como revelações, curas, exorcismos e muitas outras maravilhas (Mateus 7:22-23). 

A obra de engano que abrangerá o mundo inteiro será tão intensa e tão parecida com os ensinos apresentados na Bíblia Sagrada que será muito difícil de distinguir o falso do verdadeiro. E, segundo Jesus, se fosse possível, enganaria até mesmos os fieis filhos de Deus. Portanto, para não sermos enganados devemos orar e vigiar, firmes no conhecimento da Palavra de Deus. 

O resultado imediato da obra dos falsos profetas é o engano. E para persuadir os homens a aderirem às suas idéias e doutrinas esses “obreiros fraudulentos” realizam grandes sinais e prodígios. Mas pergunta-se: De onde vem o dom milagreiro desses falsos profetas? A resposta é uma só: de Satanás, o pai da mentira, que engana todo o mundo (Apocalipse 12:9). 

Portanto, as Escrituras Sagradas esclarecem que “milagres” não são provas de que alguém é um profeta de Deus. Isto porque os falsos profetas também podem - pelo poder de Satanás - realizar milagres, que aos olhos humanos passam por fenômenos sobrenaturais de origem divina. 

7. Os profetas devem falar em harmonia com o que? 

R.: “À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva”. Isaías 8:20 

Mas a Bíblia estabelece um princípio geral que permite identificar o verdadeiro profeta do falso. O verdadeiro profeta fala em conformidade com a Lei e com o Testemunho das Sagradas Escrituras. 

E se porventura os profetas não falarem em harmonia com a Lei e com o testemunho eles nunca verão a luz, pois estão em densas trevas. A “Lei” é o nome pelo qual era conhecida a porção das Escrituras Sagradas denominada “Pentateuco”, ou seja, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento. 

O “Testemunho” corresponde à porção restante das Escrituras Sagradas do Antigo Testamento, ou seja, são os escritos dos profetas, que dão testemunho daquilo que ouviram e viram em visão ou em sonhos da parte de Deus. A Bíblia Sagrada é tão importante para livrar do erro que “não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado”. (Provérbios 29:18). 

Logo o verdadeiro profeta defende, ensina e fala em perfeita harmonia com os ensinos das Sagradas Escrituras, enquanto que o falso profeta fala em desarmonia com os ensinos sagrados. Portanto, devemos examinar os profetas sob a visão da Bíblia Sagrada. 

Se os ensinos e atitudes dos profetas não corresponderem com aqueles que estão revelados na Palavra de Deus, eles com certeza podem ser taxados como falsos profetas e devem ser evitados a todo custo, sob pena de sermos enganados e amarrados nos laços do diabo. 

8. Como podemos distinguir o verdadeiro e o falso profeta? 

R.: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7:16-20 

Podemos ainda identificar os profetas pelos frutos que produzem, pois foi Jesus quem disse que pelos seus frutos nós os identificaríamos. O verdadeiro profeta produz bons frutos e os profetas maus produzem frutos maus, porque não pode o profeta verdadeiro dar maus frutos e nem o falso profeta dar bons frutos. 

Podemos conhecer os profetas pelos frutos que produzem em seu comportamento. Se um profeta for caloteiro, orgulhoso, arrogante, briguento, instigador de discórdia, hipócrita, mentiroso, mundano, sensual ou adúltero, esse é um falso profeta: “pelos seus frutos os conhecereis”. 

Se um profeta não for piedoso, misericordioso, caridoso, humilde, paciente, obediente aos mandamentos divinos, santificado na Palavra de Deus, esse é um falso profeta, pois: “pelos seus frutos os conhecereis”. O verdadeiro profeta produz em sua vida frutos de verdadeiro e fiel cristão. 

Um dos frutos produzidos pelos profetas é avaliado por aquilo que ele ensina. Nesta conformidade, os escritos, as mensagens e os ensinos do verdadeiro profeta estão sempre em perfeita harmonia com os ensinos bíblicos. Isto porque o verdadeiro profeta é um homem santo de Deus (II Pedro 1:21) porque ele está santificado na verdade, sendo que a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). 

Logo, a vida e o ensino ministrado pelo verdadeiro profeta estão em perfeita harmonia com os ensinos das Sagradas Escrituras. 

9. Como podemos conhecer o falso profeta? 

R.: “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio. E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los. Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos: porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais ao Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma”. Deuteronômio 13:1-3 

Se um profeta que diz ter sonhos ou visões, apresentar um sinal ou prodígio, e vier a ocorrer tal sinal ou prodígio que foi antecipadamente anunciado, devemos ficar atentos ao que ele vai falar. Se com suas palavras ele procura desviar o crente dos ensinos da Bíblia Sagrada, esse tal profeta é falso. Portanto, não devemos dar ouvidos às suas palavras. Deus é contra os falsos profetas. 

“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades: pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor”. (Jeremias 23:32). 

Mais uma vez a Bíblia Sagrada mostra que milagres não são sinais de aprovação divina, pois o inimigo pode muito bem realizar ou simular milagres, com único propósito de enganar os homens, desviando-os da verdade divina. Por isso devemos ser sóbrios como os bereanos (Atos 17:11). 

A exemplo deles, devemos examinar nas Escrituras Sagradas para ver se a mensagem apresentada pelo profeta está em harmonia com a Lei e com o Testemunho. 

A regra é muito simples. Se o ensino de um profeta estiver em perfeita harmonia com a Bíblia, em princípio ele pode ser considerado como verdadeiro, todavia se o seu ensino não estiver em harmonia com o que diz a Palavra de Deus, ele pode ser imediatamente tachado como um falso profeta, e não devemos dar ouvidos a ele. 

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades: falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor”. (Jeremias 23:16). 

ÚLTIMOS DIAS 


10. A quem o Senhor Jeová revela Seus segredos? 

R.: “Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Amós 3:7 

A Bíblia Sagrada ensina que Deus revela os Seus segredos aos seus servos. “As cousas encobertas são para o Senhor nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre”. (Deuteronômio 29:29). 

Uma vez revelado, o segredo de Deus passa a pertencer a toda a humanidade para sempre. Deus nada fará sem antes ter revelado o Seu propósito aos santos profetas. Portanto, toda vez que Deus tiver a intenção de fazer alguma coisa, Ele promete manifestar-se aos Seus servos, que sãos os profetas. Portanto, devemos estar atentos ao que os santos profetas têm a nos dizer sobre a vontade de Deus para conosco. 

CONCLUSÃO 


11. Em quem você deve crer para prosperar? 

R.: “Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis prosperados”. II Crônicas 20:20 

- 2ª parte Para estarmos seguros da nossa salvação devemos crer no Senhor nosso Deus, “porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Portanto, além de crermos que Deus existe, também devemos crer que Ele recompensa aqueles que O buscam. 

E se desejamos crescer, e prosperar em nossa vida espiritual devemos crer nos profetas de Deus, aceitando inteiramente suas mensagens. Quando cremos nos profetas de Deus somos conduzidos ao caminho que conduz à vida. Quando aceitamos as mensagens dos profetas de Deus iremos ter uma maior convicção e intimidade com as verdades divinas, e nossa própria existência será mais consagrada a Deus. 

Quando cremos nos profetas de Deus haverá mais espiritualidade e menos heresias e apostasias. Pois, “temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”. (II Pedro 1:19). 

12. O que você deve desprezar? 

R.: “Não desprezeis as profecias”. I Tessalonicenses 5:20 

Encerramos esta mensagem com a admoestação do apóstolo Paulo, que diz que os cristãos não devem desprezar as profecias. Mas então pode surgir a pergunta: que tipo de profecias? 

As profanas ou as divinas? É evidente que se trata das profecias divinas, uma vez que é produzida por vontade de Deus através de homens santos em benefício de todos os crentes. 

Como vimos as profecias profanas são diabolicamente inspiradas e não tem luz. São provenientes do príncipe das trevas deste mundo: o pai da mentira. Visam unicamente enganar aos homens, desviando-os das verdades bíblicas, e se fosse possível enganariam até mesmos aqueles que herdarão a vida eterna. Apesar de existir falsos profetas, você não deve desprezar as profecias divinas. 

“E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Converti-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me escutaram, diz o Senhor”. (Zacarias 1:4)


FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.