5 Coisas que você não sabia sobre o Diabo

5 Coisas que você não sabia sobre o Diabo

O diabo ou satanás é uma figura lendária na história, no entanto, é um ser extremamente real, por mais que alguém duvide de sua existência. 

Na verdade questionar a existência dele é um dos meios mais eficazes de se tornar vulnerável a seus ardis. Seria o mesmo que um soldado duvidar da presença do inimigo à espreita no meio de uma batalha. 

Sun Tzu, deixou escrito na 'arte da guerra':

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..." (A arte da Guerra - Sun Tzu)

Então se você conhece o inimigo, mas desconsidera sua presença, isso só o torna mais perigoso.

Por isso que é importante saber sobre o diabo e suas estratégias para poder combate-lo, na verdade é humanamente impossível defender-se dele por 3 motivos:

1 O diabo é invisível

2 O diabo sabe mais do que nós

3 O diabo nunca dorme

Anjos magníficos que nunca pecaram não puderam resistir a ele no céu, quanto mais seres humanos pecadores que nunca pegaram na Bíblia?

O diabo está solto e mexendo sua panela, e tenha cuidado por que é muito provável que alguns que estão lendo isso agora, já estejam dentro dela.

Só existe 1 forma de vence-lo, por meio do poder divino, que eu mostrarei logo abaixo.




1 O DIABO É UM ANJO


Lúcifer, um querubim ungido, perfeito e belo, rebelou-se no céu contra Deus. 

Depois da divindade ele era o primeiro em primazia e louvor, logo após dele havia o anjo Gabriel. Ao perder suas funções celestes, esse anjo veio a ocupar o seu lugar, e está ali até hoje, e certamente o estará por toda a eternidade.

O livro de Ezequiel traz uma descrição viva desse tempo:

"Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti." (Ez 28:13-15)

O pecado de lúcifer é inexplicável, tentar dar a razão de sua existência seria o mesmo que justifica-lo. Foi um ato voluntário que alimentado deu origem ao mal.

Deus não criou o diabo, Deus criou lúcifer, um anjo belo e santo, mas esse anjo era livre para escolher ou não servi-lo, escolher ou não, ser feliz. 

E num processo lento e de forma indecifrável, o orgulho surgiu dentro dele, por sua própria vontade. Deus não podia fazer nada.

Deus não criou máquinas programadas para lhe servirem, criou seres morais livres, que lhe servem por amor.

A ordem e a paz reinaram no universo até que o sentimento de inveja brotou no coração de lúcifer, esse mal causou graves danos a Deus, que teve que sacrificar a vida do próprio filho em favor de suas criaturas.

O diabo perdeu, ele nunca teve razão. Ousou questionar a Deus no céu, mas seus argumentos eram fracos, e reconhecendo sua loucura, sucumbiu, arrastando consigo uma grande quantidade de anjos, que caírem em seus enganos. Era tudo novo, não havia compreensão plena do que aquilo tudo poderia ocasionar.


2 O DIABO TEM POUCO TEMPO


Em Apocalipse está escrito:

"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta." (Ap. 12:7-12)


Lúcifer viveu longas eras no céu, era um ser que dispunha de vida eterna na presença de Deus. Sendo exilado na terra passou a ter um perspectiva limitada de vida, seus dias estão contados, chegará o dia em que enfim, será destruído.

Até à morte de Cristo lúcifer podia ter a simpatia de outros seres das galáxias, mas depois disso, caiu no desfavor de todos e se tornou execrável entre os filhos de Deus, sua luta limita-se agora aos seres humanos.

O pouco tempo do diabo, é muito tempo para o ser humano. Numa música popular do Brasil, o diabo afirmou que 'nasceu a 10 mil anos atrás'.

Numa outra música, lúcifer teve poetizada sua queda:

'A minha sorte grande foi você cair do céu minha paixão verdadeira
É lindo o teu sorriso O brilho dos teus olhos Meu anjo querubim,
Poeira, poeira, poeira Levantou poeira'

Esse poeira descreve zombeteiramente o impacto de seu corpo com o chão.

Acredita-se que existam milhões de demônios espalhados na terra, tendo em vista que a quantidade de anjos que há no céu é de milhões de milhões e milhares de milhares. (Ap. 5:11)

A destruição de Satanás ocorrerá após o milênio. (Ver Ap. 20)


3 O DIABO É ASTUTO E LEGALISTA


Dissimulada, essa é a forma de agir do diabo. Ele nunca se apresenta como agente causador, sempre utiliza instrumentos humanos para seus fins maldosos.

Começou usando a serpente, e pode usar qualquer meio, até mesmo os menos improváveis:

"E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras." (2 Coríntios 11:14,15)

Ao se transformar em anjo de luz na verdade ele está se transformando nele mesmo. Já quando aparece de chifre e tridente, está se tornando algo que ele não é.

Todos os crimes cometidos na terra têm como instigador, o diabo.

Sua obra consiste em:

Levar o ser humano à prática do pecado (vícios, fraudes, impureza, vaidade, incredulidade, ceticismo, violação da lei, demais pecados).

Mante-lo na impenitência o máximo possível de modo que não haja cura, e atrair com isso os juízos de condenação

Não havendo arrependimento no pecador, esse sucumbe à morte.

Leva-los a se autodestruírem por meio da violência, e atribuir o resultado disso a Deus.

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efésios 6:12) 

Nesse versículo fica claro que a guerra de pessoas contra pessoas, é inútil. Só quem ganha com ela, é o inimigo.

Principados e potestades são outros nomes que o diabo e os demônios recebem na Bíblia.

Enquanto isso, a graça de Deus está 100% disponível para quem quiser sair de suas garras, por que 'onde abundou o pecado, superabundou a graça.' (Rm 5:20)

O que significa dizer que o diabo é legalista?


Significa que ele se aproveita dos pontos fracos dos humanos, quanto mais fraca e alienada for a pessoa, melhor pra ele.

Também significa que a prática de pecados abertos, e principalmente os ocultos, dão 'autorização' para ele fazer o que bem entender com a pessoa. 

Isso em um nível gradativo, ou seja, quanto mais grave a ofensa, maior será a liberdade que o diabo terá de controlar o que acontece com o pecador. E aí está a causa de todas as misérias existentes no mundo, por que o prazer dele é somente 'roubar, matar e destruir'. (Jo 10:10)

Quem obedece a Deus e procura se desviar do pecado, escapa de muito males, por que o diabo não tem autorização para causar danos a quem é fiel a Deus, exceto para fins de provação.

"Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço." (Salmos 119:165)

Mas Deus pode permitir que o diabo prove a fé dos fiéis, até certo ponto, como ocorreu com Jó.

"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!" (Lucas 22:31)

Nesse versículo Jesus advertiu a Pedro de que o diabo havia pedido autorização para prova-lo, e vemos depois na história que ele não resistiu a provação, e negou a Cristo. Porém, mesmo assim, arrependeu-se e foi perdoado.

Para Deus não importa o quanto se peque, desde que haja arrependimento sincero e mudança de vida. Mas quem muito pecou, terá que lidar com as consequências do pecado no mundo, mesmo que se arrependa.

Isso para o ser humano.

Não há mais esperança para Satanás, ele está irremediavelmente, perdido.

"Mas mesmo como pecador, achava-se o homem, para com Deus, em posição diversa da de Satanás. Lúcifer pecara, no Céu, em face da glória divina. A ele, como a nenhum outro ser criado, se revelou o amor de Deus. Compreendendo o caráter do Senhor, conhecendo-Lhe a bondade, preferiu Satanás seguir sua própria vontade independente e egoísta. Essa escolha foi decisiva. Nada mais havia que Deus pudesse fazer para o salvar. O homem, porém, foi enganado; obscureceu-se-lhe o espírito pelo sofisma de Satanás. A altura e a profundidade do amor divino, não as conhecia o homem. Para ele, havia esperança no conhecimento do amor de Deus. Contemplando-Lhe o caráter, podia ser novamente atraído para Ele." (EGW - Desejado das nações - Pag. 762 )


4 O DIABO PODE ENTRAR NAS PESSOAS


A possessão demoníaca foi uma manifestação frequente durante o ministério de Jesus, Ele teve que expulsar vários demônios de várias pessoas.

Um vez Jesus determinou que 2 mil demônios saíssem de um homem e eles lhe rogaram que os mandasse para os porcos:

"Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram." (Mc 5:13)

O diabo é um parasita, um vírus que precisa de um hospedeiro. 

"Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro". (Lc 11:24-26)

Aqui fica constatado que a única forma de não deixar lugar para o diabo em nosso corpo, é fazendo dele habitação do Espírito Santo.

O PIOR TIPO DE POSSESSÃO


Jesus curou e salvou a muitos endemoniados, cegos, surdos, leprosos e paralíticos, mas nada pôde fazer pelos fariseus hipócritas que o acusavam de fazer milagres pelo poder de Belzebu. (Mt 12:24)

Uma pessoa que atribui as obras de Deus a ação do diabo pode até não se manifestar, mas está no pior tipo de possessão demoníaca, e mais grave ainda, impossibilitado de libertação.

5 O DIABO ANDA DE PALETÓ E GRAVATA


Diabo de paleto e gravata

Uma das obras mais eficazes do diabo hoje ocorre nas igrejas evangélicas. 

O diabo está transvestido de pastor e anda com a Bíblia na mão. 

Ele conhece a Bíblia toda, por que inclusive, foi ator figurante em grande parte dos episódios citados nela.

O diabo usou a Bíblia para tentar confundir Jesus, o filho de Deus! Quanto mais não usaria ela para ludibriar os inexperientes que acreditam em tudo que se diz?

O diabo é um teólogo, sua teologia é popular, sua igreja já tem milhões de adeptos.

Ele é o grande taumaturgo desse século, operador de milagres e maravilhas...

"Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens". (Apocalipse 13:13)

O pai dos "falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos".

"Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." (Mt 7:22,23)


👉 COMO VENCER O DIABO ❓


Para vencer o diabo o primeiro passo é reconhecer a verdade de tudo isso que foi dito aqui, se você não acredita que o diabo é um ser real, do qual você precisa se defender, então não adianta nem tentar. 

Na verdade as pessoas que pensam assim, já estão cativas em seu laço ideológico, a mente satânica é tão enfeitiçante, que faz com que as pessoas que o ignoram voluntariamente, tenham com isso, status de inteligencia e cultura. Esse é seu grande trunfo.

O segundo passo para vencer o maligno é jejum e oração:

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum." (Mc 9:29)

A luta contra o demônio não é brincadeira, o inimigo tem uma característica marcante: 

'... ele não brinca em serviço, e quem brinca com ele, se torna um brinquedo dele'.

Você pode conhecer a Bíblia de capa a capa, mas se não estiver conectado a Deus diariamente por meio da oração, não poderá resistir ao diabo.

A oração é a única arma para a qual o inimigo não tem defesa, ela liga o ser humano a Deus, e contra Deus satanás não pode nada. Ninguém pode mais do que Deus.

Então esse é o segredo para vencer o Diabo: ORAÇÃO!

A oração se torna mais efetiva quando o corpo está leve, por isso que se recomenda o jejum.

QUANTO DE ORAÇÃO É NECESSÁRIA?

O modelo ideal é de 2 a 3 vezes por dia, sempre ao despertar e ao dormir, e também ao meio dia (Sl. 55:17).

A oração deve ser frequente e fervorosa, e deve conter os seguintes elementos:

1 Gratidão

Reconheça todas as bençãos recebidas e mencione-as uma por uma.

2 Exaltação ao nome de Deus

Deus é santo e a sua misericórdia dura para sempre.

3 Súplica 

- Peça perdão pelos pecados;

- Peça a graça de perdoar quem lhe ofendeu;

- Peça a graça de não pecar mais;

- Peça para deixar de sentir e pensar coisas ruins;

- Peça para pensar e sentir coisas boas;

- Peça para Deus livra-lo do maligno.

"Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." (Mateus 21:22)

4 Disposição para obedecer e negar a si mesmo

A mesma coisa que pedimos a Deus, temos que está dispostos a fazer pelo próximo, essa disposição também pode ser alcançada na súplica.

Fazendo isso três vezes por dia, estará no caminho para vencer Satanás. O jejum pode ser 1 vez por semana, comece abdicando de 1 refeição por período e ingerindo líquidos para desintoxicar o corpo.

É importante ressaltar que a oração não deve ser repetitiva, deve fruir do coração, como quem fala com um amigo. Esse estágio de comunhão só é conseguido com o tempo.

A partir de então a oração será como o alimento. 

No dia que orar, estará forte, no dia que não orar, estará fraco e vulnerável. Não existe meio termo.


ORAÇÃO PARA VENCER O SATANÁS


'SENHOR Deus todo poderoso, livrai-me das garras do diabo.

Assim como livraste a Noé, do dilúvio universal;

A Ló, do incêndio de Sodoma;

A Abraão, no monte Moriá;

A José, da mulher de Potifar;

A Moisés, da tirania do Faraó;

Davi, do gigante Golias;

A Elias, da perversa Jezabel;

A Daniel, da cova dos leões;

A seus 3 amigos, da fornalha de fogo ardente;

A Maria madalena, da prostituição;

A Lázaro, do túmulo escuro; 

A João, do tacho de óleo ardente;

E a Cristo Jesus, da morte ao terceiro dia".

É pelo nome dEle, que te agradecemos, amém.


Veja também:


- Oração do Salmo 91 na Bíblia

As Lições da vida de Jó

- 4 Seitas Judaicas do tempo de Jesus

- Os 9 Pecados Mais graves na Bíblia

- Os 3 Maiores Mentirosos da Bíblia

CONCLUSÃO


O coisa ruim, o Belzebu, espírito angustiante, mesquinho, asqueroso e repugnante está por ai fazendo suas propostas tentadoras de duplo sentido. Ele oferece o mel, mas dá o fel, oferece a liberdade, mas dá a escravidão, oferece a vida, mas dá a sepultura. Deus nos livre e guarde.

"... Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento." (Jó 28:28)

Estude a Bíblia e ore. 

Veja outros artigos sobre esse tema:


- 7 Evidências que o Diabo Existe
- 12 Armas que o Diabo Usa
- Guia de Sobrevivência no Inferno