Salmo 91: O Segredo da Bíblia para Vencer as Tribulações

Salmo 91 Bíblia

O Salmo 91 é umas das orações mais poderosas da Bíblia Sagrada para vencer o mal, nele estão descritos todos os perigos que acometem o ser humano durante a vida. 

Existe um segredo que você não sabia: diversos demônios são citados no Salmo, veja a explicação e o livramento de Deus para aquele que se abriga no esconderijo do altíssimo.

VEJA TAMBÉM


- Perguntas Estudos Bíblicos

- 51 Respostas Bíblicas

- Família Feliz PDF

- 29 Sermões PPT

- 64 Sermões Mordomia


Salmo 91: O Segredo da Bíblia para vencer as tribulações.


TEXTO DO SALMO 91*


1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.

5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,

6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.

7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.

8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.

9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.

16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.

(* Versão Almeida Revista e Corrigida)

O Salmo 91 têm 16 versículos e nesse texto da ARC conta 231 palavras.

SIGNIFICADO DO SALMO 91


O Salmo 91 contém uma mensagem de consolo para todos os que enfrentam
momentos de angústia, especialmente para o povo de Deus que observa os
mandamentos divinos, e para os que experimentarão o "tempo de
angústia" e os perigos dos últimos dias.  


O tema do Salmo gira em volto da segurança de quem deposita sua confiança em Deus.  É provável que a mudança de pronomes nos vers. 1-13 se deva ao uso litúrgico deste salmo.  Suas diversas partes possivelmente eram cantadas no culto por solistas ou outras vozes que se respondiam alternadamente.  

Este salmo pode comparar-se com a descrição que apresenta Elifaz da vida do homem bom (Jó 5: 17-26), mas é mais sublime (ver Pv. 3: 21-26).


QUEM ESCREVEU?


Não se sabe ao certo quem escreveu o Salmo 91, mas os estudiosos de textos antigos afirmam que é muito provável que tenha sido uma composição de Moisés, acredita-se que ele escreveu do Salmo 90 até o 100, o Salmo 91 também é muito belo, a Bíblia ainda registra o cântico de Moisés em Deuteronômio capítulo 32.

QUANDO FOI ESCRITO?


O Salmo 91 supostamente foi obra de Moisés como uma espécie de autodefesa contra certos demônios e forças ocultas que ele enfrentava, Moisés conheceu toda a feitiçaria do Egito antigo, já que foi criado como príncipe na religião egípcia.

Moisés compôs o Salmo 91 no período em que estava no Monte Sinai, quando também recebeu a lei 'Os 10 Mandamentos' escritos pelo dedo de Deus (Ex 31:18). 

CURIOSIDADE DO SALMO 91


Existe uma palavra nesse Salmo que é 'SETA', não se sabe ao certo, mas é crido que seja uma estranha tradução da palavra hebraica Kative. Que seria o nome de um demônio que não teme a luz e por isso que Moisés diz: 

"Nem Kative (SETA) que voa de dia" (Vs 5)

O leão, a áspide e a serpente na Bíblia também são símbolos de Satanás (Ver Ap 12:7)

O próprio Satanás usou o Salmo 91 para tentar Cristo no deserto (Ver Mt 4), quando pediu que ele se jogasse do pináculo (ponto mais alto) do templo para ver se Deus de fato enviaria anjos para guarda-lo conforme falado no versículo 11. 

Jesus respondeu citando outra passagem de Moisés: 

'Não tentarás o Senhor teu Deus' (Dt 6:16)

O versículo fala que Deus enviaria os anjos para guardar quem andasse 'em todos os seus caminhos', ou seja, em todos os caminhos de Deus. 

Se seguisse a sugestão de lúcifer Cristo estaria seguindo um caminho que Deus não mandou, e era isso que Satanás queria que ele fizesse. Isso é uma prova de que o Diabo também sabe a Bíblia decorada.

COMENTÁRIO SALMO 91 *


1,2. Proteção Divina. Meu refúgio e meu baluarte. 

O escritor começa com uma poderosa apresentação do seu tema – a segurança daquele que confia completamente em Deus. Esconderijo é tradução melhor que lugar secreto, pois o seu significado faz paralelo com o conceito de sombra.

3-8. Providência Divina. Pois ele te livrará . . . cobrir-te-á. 

A ideia de proteção está ampliada para incluir os muitos atos do cuidado providencial além do livramento ativo. Por causa das referências feitas à pestilência e às doenças, muitos comentaristas tratam todo o salmo como se fosse uma polêmica contra o uso de fórmulas mágicas para repetir demônios. 

Realmente, o Talmude sugere que o salmo seja usado no caso de ataques demoníacos. O terror noturno talvez se refira a Lilite, o demônio da noite, enquanto que a seta que voa de dia talvez descreva os ardis dos demônios perversos. 

A peste . . . nas trevas talvez tenha afinidade com o demônio Nantar, enquanto a mortandade que assola ao meio-dia talvez se refira a um demônio que só tinha um olho, também mencionado na tradição rabínica. Mesmo que tais idéias estivessem ausentes dos pensamentos do autor, faziam parte integrante do salmo em seu uso real entre os judeus. 

O laço do passarinheiro é uma referência às armadilhas feitas pelos adversários (Sl. 124:7). A peste que se propaga é, literalmente, morte de destruição, talvez se referindo a uma morte violenta. Mas o salmista estava cônscio do cuidado divino em todas essas difíceis circunstâncias da vida.

9-13. Recompensa Divina. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 

O salmista, voltando ao seu tema principal, prossegue com a ideia à recompensa mencionada no versículo 8. Assegura-se ao homem de fé que Deus enviará anjos guardiões para protegê-los das pragas e do tropeço. Satanás citou estas palavras quando tentou Jesus (Mt. 4:6; Lc. 4:10). De acordo com o Talmude, cada homem tem dois anjos que o assistem durante toda a sua vida.

14-16. Promessa Divina. Porque a mim se apegou com amor. 

A autoridade que sustenta a ideia da recompensa é fortalecida pelo oráculo divino. A promessa inclui as bênçãos do livramento, exaltação, resposta à oração, vida longa e vitória. Estas bênçãos e mais outras são prometidas àquele que ama e confia em Deus.

(* Comentário de Dwight Moody, evangelista e editor americano que fundou a Igreja Moody, a Escola Northfield, a Escola Mount Hermon em Massachusetts, o Instituto Bíblico Moody e a Moody Press. Saiba mais) 

SALMO 91 NA LINGUAGEM DE HOJE


'A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: “Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.”

Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo.

Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. Você olhará e verá como os maus são castigados.

Você fez do SENHOR Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa.

Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas.

Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.” 

(Bíblia: Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH)

SALMO 91 NA VOZ DE CID MOREIRA




SALMO 91 EM INGLÊS


1 He that dwelleth in the secret place of the most High shall abide under the shadow of the Almighty.

2 I will say of the Lord, He is my refuge and my fortress: my God; in him will I trust.

3 Surely he shall deliver thee from the snare of the fowler, and from the noisome pestilence.

4 He shall cover thee with his feathers, and under his wings shalt thou trust: his truth shall be thy shield and buckler.

5 Thou shalt not be afraid for the terror by night; nor for the arrow that flieth by day;

6 Nor for the pestilence that walketh in darkness; nor for the destruction that wasteth at noonday.

7 A thousand shall fall at thy side, and ten thousand at thy right hand; but it shall not come nigh thee.

8 Only with thine eyes shalt thou behold and see the reward of the wicked.

9 Because thou hast made the Lord, which is my refuge, even the most High, thy habitation;

10 There shall no evil befall thee, neither shall any plague come nigh thy dwelling.

11 For he shall give his angels charge over thee, to keep thee in all thy ways.

12 They shall bear thee up in their hands, lest thou dash thy foot against a stone.

13 Thou shalt tread upon the lion and adder: the young lion and the dragon shalt thou trample under feet.

14 Because he hath set his love upon me, therefore will I deliver him: I will set him on high, because he hath known my name.

15 He shall call upon me, and I will answer him: I will be with him in trouble; I will deliver him, and honour him.

16 With long life will I satisfy him, and shew him my salvation.

(Bíblia na versão King James - KJV)

MÚSICA SALMO 91




SALMO 91 EM PDF (BAIXE)


Baixe aqui o arquivo PDF com o texto do Salmo 91 para imprimir.


IMAGENS SALMO 91


Escolha e compartilhe uma dessas lindas imagens com trechos do Salmo 91:

Salmo 91

Mil cairao ao teu lado

Caiam mil a tua direita

Praga nenhuma chegara a ti


PREGAÇÃO SALMO 91


Linda pregação sobre o Salmo 91



LIVRO SOBRE O SALMO 91



mil-cairao-ao-teu-lado livro salmo 91


'MIL CAIRÃO AO TEU LADO'

Franz Hasel, um pacifista de quarenta anos, foi convocado e enviado para a Companhia Pioneira 699, a tropa de elite de Hitler que construía pontes na linha de frente. Em poucos anos, ele e sua família passaram por inúmeros perigos de vida. Enquanto milhares ao redor morriam como vítimas da guerra, eles foram carregados nas asas dos anjos - algumas vezes literalmente. Esta é a história verdadeira e tocante de uma família que escolheu ser fiel a qualquer custo e encontrou refúgio na sombra do Todo-Poderoso.

No seu pelotão havia 2000 homens, dos quais apenas 7 escaparam ao final da guerra, 4 sem nenhum arranhão e Hazel estava entre esses 4.

👉 Compre aqui o livro.


CONCLUSÃO



Você conferiu aqui o Salmo 91: O Segredo da Bíblia para vencer as tribulações. O que achou desse artigo? Você tem experimentado o poder desse Salmo em sua vida? deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!

VEJA TAMBÉM


- 5 Coisas que acontecem quando você ora
- Marca da Besta: Proibição de Comprar e Vender
- 38 Ferramentas Para Pregadores

- Vencer Vício em Pornografia