7 Passos para preparar e pregar um Sermão

Como preparar e pregar um sermão

O desafio de falar em público é algo que mexe com o emocional do indivíduo, em pesquisas recentes descobriu-se que esse é o medo número um da maioria das pessoas, mas quem o enfrenta obtém experiência valiosas para a vida toda.

Você vai aprender aqui 7 passos para preparar e pregar um Sermão, entenda primeiro que no processo de escolha do tema você precisa saber se seu sermão será técnico, textual ou expositivo, no exemplo abaixo você verá como preparar um pregação textual.

E no final do artigo tem o link para saber como elaborar os outros 2 modelos.


COMO PREGAR 


Veja aqui a sequencia de procedimentos a fazer durante uma pregação/sermão.

1) Ler o texto bíblico escolhido


Por exemplo peguemos Mateus 24 que é um capítulo que fala sobre a volta de Cristo.

2) Breve introdução


Aqui você irá listar 3 pontos principais de sua pregação de acordo com o texto bíblico que foi lido, no caso Mateus 24 podem ser identificar 3 categorias de sinais citados por Cristo como eventos a ocorreram antes de sua volta, que seriam:

- Sinais nas religiões

- Sinais na sociedade

- Sinais na natureza

3) Desenvolvimento do tema


Como o tema foi subdivido em tópicos tudo o que você precisa fazer é seguir a ordem e tratar de cada assunto conforme a sequencia.

Veja aqui o esboço das 3 subcategorias citadas:

4) Mostrar exemplos e ilustrações


Exemplificar com situações atuais o cumprimento das profecias da Bíblia, usar ilustrações práticas e intuitivas que levem ao uma reflexão nos ouvintes


5) Argumentação 


Destrinchar o tema em pontos relevantes que queira enfatizar, por exemplo:

1 - 'Vimos que o sinais da volta de Cristo estão subdivididos em 3 categorias maiores e que ocorreram e estão a ocorrer ao longo da história até o fim de forma mais acentuada'.

2 - 'Estejam atentos a essas coisas e vigiem como Jesus advertiu para não serem pegos de surpresa no dia final. 
"Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lc 18:9)

3 - A volta de Cristo só ocorrerá após a pregação do evangelho em todo o mundo, diante disso envolva-se no trabalho missionário para apressar esse momento, e ao mesmo tempo demonstrar que está preparado para o encontro com o Senhor.

6) Conclusão e apelo


Para concluir o sermão você precisa fazer um apelo aos ouvintes, isso é feito por meio de uma indagação acerca do tema em que as pessoas são convidadas a levantar a mão, a ficarem de pé ou até mesmo a virem à frente para uma oração final de entrega.

7 Conteúdo adicional 



Aqui estão dicas praticas para você preparar e pregar um Sermão, é preciso considerar elementos técnicos como uso correto da voz, como gesticular de forma espontânea no púlpito, aulas de oratória para superar a timidez e por último evite ficar lendo os sermão, para tanto, estude e memorize o assunto, não as palavras.

Pensando nisso eu indico um material específico para lhe ajudar a ter mais desenvoltura na pregação, que é o GUIA DO PREGADOR COMPLETO, um kit com diversos materiais que com certeza irá ampliar seus conhecimentos para você pregar com eficácia, conheça aqui

PREGAÇÃO MATEUS 24 BAIXAR


Confira esse sermão sobre Mateus 24 em PDF para pregar em sua igreja:

VÍDEO PREGAÇÃO PARA JOVENS


Veja aqui como exemplo um excelente sermão apresentado pelo Pr. Luis Gonçalves sobre Mateus 24 'Sinais dos Tempos'


VEJA TAMBÉM


- Esboço sermão técnico e expositivo
- 16 Ferramentas para pregadores
- Pregação para Jovens:14 Apostilas