O Cristão pode emprestar Dinheiro a Juros?

Cristão emprestar Dinheiro a Juros

A palavra de Deus nos dá instruções sobre diversas áreas das relações humanas. Moisés orientou os filhos de Israel sobre como deveriam lidar com o dinheiro.

A pergunta é a seguinte: é pecado 'um cristão' emprestar dinheiro com juros?

O livro de Salmos nos diz:

"... o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado".(Sl 15:5)




USURA


A usura são juros sobre juros aplicados em empréstimos aos que se encontram necessitando de recursos, seja para que fim for. 

Noutras palavras, usura é emprestar dinheiro visando lucro. O empréstimo de dinheiro por um cristão na Bíblia deveria ocorrer como um ato de misericórdia pensando no necessitado. Ao cobrar juros o foco está no lucro, e isso pode não refletir o espírito cristão.

"— Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros. (Ex. 22:25 - NTLH)

MAS E SE TRABALHO COM ISSO?

Interessante notar que isso se aplicava apenas aos compatriotas, ou seja, não deviam cobrar juros apenas dos irmãos israelitas, mas podiam cobrar das outras nações, os gentios, os inimigos.

"Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará, como te tem dito; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás muitas nações, porém elas não te dominarão." (Deuteronômio 15:6)

Aplicando isso aos tempo de hoje, seria algo como cristãos ajudarem-se mutuamente socorrendo um irmão aflito sem lhe cobrar juros, ou até doando, mas cobrar daqueles que não são da fé. 

Não é bem o mesmo caso, por que aquele era um tempo de guerra, e as outras nações se digladiavam por domínio e poder com Israel, e isso não ocorre entre cristãos e não cristãos hoje.

Veja essas passagens que falam sobre empréstimos e juros na Bíblia:

LEVÍTICOS

"Se teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então, sustentá-lo-ás. Como estrangeiro e peregrino ele viverá contigo. Não receberás dele juros nem ganho; teme, porém, ao teu Deus, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com juros, nem lhe darás o teu mantimento por causa de lucro." (Lv 25:35-37)

DEUTERONÔMIO

"A teu irmão não emprestarás com juros, seja dinheiro, seja comida ou qualquer coisa que é costume se emprestar com juros. Ao estrangeiro emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todos os teus empreendimentos na terra a qual passas a possuir." (Dt 23:19,20)

PROVÉRBIOS

"O que aumenta os seus bens com juros e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre." (Pv 28:8)

EZEQUIEL

Em Ezequiel Deus orienta como um verdadeiro israelita deve viver:

"...não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor a coisa penhorada, não roubando, dando o seu pão ao faminto e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo juros, desviando a sua mão da injustiça e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem."

E adverte duramente sobre a cobrança de juros:

"...oprimir ao pobre e necessitado, praticar roubos, não tornar o penhor, levantar os olhos para os ídolos, cometer abominação, emprestar com usura e receber juros, porventura, viverá? Não viverá. Todas estas abominações ele fez e será morto; o seu sangue será sobre ele." (Ez 18:8-13)

E aqui trata da ganância daqueles que praticam a usura:

"No meio de ti, aceitam subornos para se derramar sangue; usura e lucros tomaste, extorquindo-o; exploraste o teu próximo com extorsão; mas de mim te esqueceste, diz o SENHOR Deus." (Ez 22:12)

Itálicos acrescentados.

CONCLUSÃO


Diante disso, concluímos que emprestar dinheiro com juros não é uma prática recomendada na Bíblia, e até condenada dependendo do caso. O melhor é evitar uma conduta carregada de tantas advertências na palavra de Deus, que preza pela misericórdia e a generosidade na assistência aos necessitados.

"E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.  Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus." (Lc 6:34.35)

É preciso ter cautela com essa passagem. Pois há muitas pessoas irresponsáveis a quem não é recomendado emprestar e nem ser fiador.

Deixe sua opinião nos comentários.