7 Curiosidades sobre o 144 Mil de Apocalipse 7

Quem sao os 144 mil

Existem muitas dúvidas sobre quem são os 144 mil, esse grupo de selados que é mencionado no livro do Apocalipse.

Serão apenas eles os salvos? O que significa o selo que eles recebem? Qual será a verdadeira identidade desse grupo distinto que receberá honras especias da parte de Deus? Por que só eles serão selados?

São muitas as dúvidas à respeito, nesse artigo você poderá descobrir algumas coisas importantes sobre o 144 mil.




7 CURIOSIDADES 144 MIL


1 Ele são os selados dos últimos dias (Ap 7:4)

Enquanto o mundo inteiro estará recebendo a marca da besta, ou seja o selo da besta, os 144 mil por sua vez receberão o selo do Deus vivo. (Ap 7:2)

O selo de Deus é uma insígnia de seu caráter, não é um selo físico mas espiritual, uma impressão viva que reflete a semelhança de Cristo.

O selo de Deus é um estado de vida onde o indivíduo está constantemente a santificar-se. (Ap 22:11)

2 Ninguém pode aprender o seu cântico (Ap 14:3)

Apenas os 144 mil podem cantar o cântico, por que é o cântico de sua experiência.

Não por que seja uma música incompreensível, mas por que é uma melodia que só eles aprenderam devido aos sofrimentos que passaram e a vitória que obtiveram.

3 Eles jamais morrerão

Tendo em vista que vencerão a besta e sua imagem, enfrentarão todo tipo de perseguição, tribulação e provação, contudo serão com isso preservados da morte.

Todos os salvos serão livrados do dano da 2ª morte, no entanto a maioria deles passaram pela 1ª, que é a morte física. Os 144 mil porém serão preservados tanto da 2ª quanto da 1ª morte. Eles passarão vivos para eternidade assim como Enoque e Elias.

4 Não se macularam com mulheres, porque são castos  (Ap 14:3)

Mulher em profecia significa igreja, não se macular com mulher aqui pode referir-se a não se contaminar com falsas doutrinas disseminadas pela confusão religiosa predominante no mundo atual.

Também diz respeito à pureza moral, eles abdicaram de toda contaminação decorrente da imoralidade sexual.

5 Seguem o Cordeiro por onde quer que vá (Ap 14:3)

Os 144 mil desempenham um papel preponderante no grande conflito, tendo em vista que a fidelidade deles testifica da justiça de Deus e seu governo.

"Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

Noé condenou o mundo por que obedeceu a Deus, ou seja, Noé foi o único daquela geração que foi fiel à palavra de Deus, se por acaso ele não tivesse sido então Deus teria que deixar os outros vivos sob o controle de Lúcifer, por que essa era sua alegação.

Satanás afirmava que era impossível ao homem servir a Deus e por isso Deus teria que abrir mão do mundo deixando-o ao seu domínio. Noé porém provou que Satanás estava errado, ele serviu a Deus e com isso condenou o mundo.

Da mesma forma será no tempo do fim, a besta implantará um sistema que tem o objetivo de criar um governo alienado de Deus, um governado fundamentado nas leis dos homens e que terá aceitação universal. 

Mas os 144 mil condenarão esse sistema provando que servir a Deus é possível, e com isso mais uma vez o mundo estará condenado à destruição, que dessa feita será por meio do fogo. (2 Pe 3:7)

Por esse motivo eles terão direitos e privilégios especiais, poderão seguir o cordeiro por onde quer que vá, o cordeiro é Jesus, após a ascensão Jesus entrou no santuário celestial, inclusive adentrou no santíssimo onde habita a presença de Deus.

Pela experiência que tiveram os 144 mil também terão o direito de trilhar esse caminho seguindo Cristo até ali.

6 Foram redimidos dentre os homens  (Ap 14:3)

Muitos serão os redimidos, os 144 mil porém serão transladados vivos sem ver a morte, serão como troféus nas mãos de Deus.

De certa forma não é quanto eles ganharam, mas sim o quanto Deus provou por meio deles. Eles foram redimidos somente por que creram, e na sua vida provaram que é possível servir a Deus, e isso testificará perante o universo a vitória completa sobre o mal.

A vitória dos 144 mil não é apenas uma vitória deles, é um triunfo do bem sobre o mal, um triunfo de tal magnitude que aniquilará o mal por completo da história, a tal ponto dele nunca mais vir a existir.

7 Primícias para Deus e para o Cordeiro (Ap 14:3)

Os 144 mil serão um grupo de pessoas que viverão de forma semelhante a Jó, enfrentando as  mais duras provas e infortúnios e mesmo assim permanecerão leais a Deus.

A muralha da Nova Jerusalém tem 144 côvados de largura (Ap 21:17)

TEORIAS SOBRE O 144 MIL


Possivelmente os 144 mil serão os únicos justos vivos na terra por ocasião da volta de Cristo, os restantes dos justos ressuscitarão somente após Jesus dar a ordem ao ressoar da trombeta (1 Ts 4:16,17) quando já estiver suspenso na nuvem.

Os 144 mil são selados e viverão em santidade nos últimos dias, refletindo em suas vidas a expressa imagem do caráter de Deus. O que formará um contraste com a imagem da besta.

João viu que os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome entoavam...

"... o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!" (Ap 15:3)

Esse grupo possivelmente seja os 144 mil, tendo em vista que foram eles que enfrentaram a besta e sua imagem e não receberam a marca.

A marca da Besta será um sistema de governo mundial que unificará as religiões e cujo elo de maior ligação será a santidade do domingo, ou seja, todos os povos e nações renderão homenagem às ordenanças dos homens que instituíram um falso dia de adoração, o domingo, no lugar do verdadeiro dia de adoração, o sábado.

Os 144 mil permanecerão fiéis na guarda do sábado e por isso serão perseguidos.

LIVRO SOBRE O 144 MIL


Leia aqui em PDF o livro 'A Verdade Sobre os 144 Mil' de Leandro Bertoldo: 


CONCLUSÃO


O assunto envolvendo a questão dos 144 mil está em aberto aos estudos e às pesquisas bíblicas e teológicas. Portanto, seja qual for a posição adotada pelo pesquisador, este não poderá ser considerado, por quem quer que seja, como herético ou apostata, simplesmente porque o pesquisador não está violando nenhuma regra de fé ou posição dogmática estabelecida.

VEJA TAMBÉM


- A MARCA DA BESTA
- O DECRETO DOMINICAL