A mensagem dos profetas menores da Bíblia

profetas menores da biblia

Os livros dos profetas menores compreendem a última parte do antigo testamento da Bíblia, esses livros são chamados profetas menores devido terem uma menor extensão tanto de conteúdo como de abrangência da mensagem.

São eles: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.




PROFETAS MENORES


Oseias


Nº Capítulos: 14
Reino: Israel (Efraim)
Mensagem central: Repreensão a infidelidade religiosa

Em Oseias é ilustrado o adultério nas duas formas essenciais, a real e a espiritual.

Deus mesmo pediu a Oseias que casasse com uma mulher adúltera, isso se tornaria uma figura tipológica da condição da nação, Oseias representava Deus e sua esposa Gômer, representava o reino do norte: Israel.

A mesma condição de traição e ofensa vivenciada por Oseias representava a atitude do povo para com Deus, no entanto o mesmo trato de Deus em dar uma nova chance a Israel também demonstrado na paciência de Oseias para com sua esposa infiel.

Esse livro foi escrito no contexto decadente de Israel, o reino do norte.

Joel


Nº Capítulos: 3
Reino: Judá
Mensagem central: O dia do Senhor

O profeta Joel anuncia uma mensagem escatológica acerca do dia do Senhor, Pedro cita-o em Atos quando menciona o derramamento do espírito nos últimos dias.

Ele apresenta a praga de gafanhotos ocorrida em Judá como um símbolo dos juízo iminentes que viriam sobre a nação por meio dos Babilônios (1:4 e 2:25-31)

Ele faz um convite ao arrependimento e oração e por fim anuncia os juízos de Deus a caírem sobre as nações ímpias no devido tempo.

Amós


Nº Capítulos: 9
Reino: Israel
Mensagem central:O castigo iminente a cair sobre Israel

Conforme ele mesmo cita, Amós profetizou no tempo do rei Uzias de Judá, o rei que foi ferido de lepra e que nessa ocasião ocorreu um terremoto registrado por Zacarias. (Zc 14)

Amós se identifica como boiadeiro (7:14,15) e condena a injustiça social do reino do sul sob o comando de Jeroboão II, ele também profere uma série de juízos contra os reinos pagãos, Síria, Filistia, Edom, Moabe, mas seu foco concentra-se principalmente na impiedade de Israel.

Ele também fala sobre um tempo futuro onde as pessoas:

"Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão." (Amós 8:12 )

No final do livro ele apresenta uma promessa de restauração e reavivamento para a casa de Davi.

Obadias (ou Abdias)


Nº Capítulos: 1
Reino: Judá
Mensagem central: Pregação acerca da ruína de Edom

A correspondência entre a mensagem de Obadias e a de Jeremias no capítulo 49 leva a crer que eles tenham sido contemporâneos.

Sua mensagem centra-se no juízo punitivo contra Edom, a nação descendente de Esaú pelo motivo de terem se alegrado com a destruição de Judá pelos babilônios.

Obadias anuncia que Edom será destruído e que Israel será novamente restabelecido à sua possessão num futuro.

O livro de Obadias é o menor do antigo testamento, tem apenas 1 capítulo dividido em 21 versículos.

Jonas


Nº Capítulos: 4
Reino: Israel
Mensagem central: Deus concede graça a justos e ímpios

O chamado de Jonas para pregar em Nínive foi marcado por eventos sobrenaturais, alguns supõem que Jonas estaria com medo de ser morto e por isso fugiu, mas à luz do relato curioso do livro e do contexto histórico percebemos que a verdadeira causa da primeva recusa do profeta consistia na ideologia judaica de impureza gentílica.

Ou seja, Jonas detestava a ideia de Deus conceder graça a um povo impuro, inimigo do seu povo e extremamente violento. Ele preferiu ir embora pois sua intuição levava a crer que quando pregasse muitos poderiam crer e se arrepender e com isso Deus não os puniria de imediato, e essa possibilidade o deixava desconfortável:

"E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver." (Jn 4:2,3)

Jonas não queria pregar aos ninivitas, na verdade ao que parece ele preferia morrer do que ver os Nínive ser poupada. 

A oportunidade dada foi aproveitada por algum tempo, logo depois Nínive voltou à antiga impiedade.

Miqueias


Nº Capítulos: 7
Reino: Judá
Mensagem central: Vindicação após arrependimento

Miqueias profetizou durante os reinados de Jotão e Acaz em Judá, era da mesma época de Isaías e de Oseias.

A mensagem de Miqueias reflete as condições sociais antes das reformas religiosas dirigidas por Ezequias, ele usa um estilo semelhante ao de Isaías e alterna entre sentenças de calamidade e esperança.

Também profetizou a queda de Samaria, por fim conclui com a vitória do reino de Deus.

"Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça." (Miquéias 7:9)

Naum


Nº Capítulos: 3
Reino: Judá
Mensagem central: Destruição de Nínive

Naum assim como Jonas ocupa-se na pregação contra o reino da Assíria e sua capital Nínive, só que num tempo posterior ao de Jonas, enquanto Jonas possivelmente tenha pregado no tempo de Elias, no reino do norte, Naum esteve atuando por ocasião do fim do reinado de Judá, no tempo do rei Josias.

Na pregação de Naum Nínive é condenada à destruição completa, levando a crer que a mensagem anunciada por Jonas anteriormente perdera o efeito.

Habacuque (ou Habacuc)


Nº Capítulos: 3
Reino: Judá
Mensagem central: Por que Deus permite o sofrimento

O enredo de Habacuque gira em torno do cativeiro de Judá por parte da Babilônia.

Habacuque questiona a Deus por que ele permite que uma nação pagã, muito mais ímpia que qualquer outra, seja agente de Deus para punir seu povo santo.

Então Deus responde que esse desígnio estende-se a longo prazo, que a própria Babilônia terá seu momento de punição, que Ele em sua sabedoria consegue usar pecado para punir pecado, usando os ímpios para castigar a impiedade de Judá, mas que por fim seu ato final será extinguir o pecado.

Judá era duplamente culpado por que primeiro sabiam das claras prescrições da lei e não a cumpriram, e segundo por que fizeram igual aos povos que nada sabiam de Deus e de sua justiça. No entanto, por serem eleitos de Deus, os judeus sofreriam por longo tempo mas depois teriam refrigério.

Já a Babilônia, e toda sua grandeza, seria riscada do mapa, se tornando uma ruína eterna e que jamais seria restabelecida.

Sofonias


Nº Capítulos: 3
Reino: Judá
Mensagem central: O juízo contra Judá

Sofonias profetizou no fim do reinado do norte, contemporâneo de Jeremias, sua pregação consistia em avisar ao povo sobre a ira inevitável que se aproximava com a invasão dos babilônios.

Seu tema principal é a vinda do dia do Senhor, quando Deus castigará todas as nações, para isso usava linguagem figurada, mas conclui com uma mensagem de restauração e redenção para o povo que se arrepende.

Ageu


Nº Capítulos: 3
Reino: Pós-exílio
Mensagem central: A reconstrução do templo

O profeta Ageu foi comissionado a pregar durante a reconstrução do templo de Jerusalém, isso após os 70 anos de cativeiro e o início das reformas de Esdras e Neemias.

Os persas deram autonomia aos judeus para retomarem os serviços religiosos do santuário e à reconstrução da cidade, para isso elegeram Zorobabel como governador com a assistência do sacerdote Josué, esse dois foram os responsáveis para concluíram a obra do segundo templo.

Após as primeiras investidas de Neemias o povo começou a retornar a Jerusalém, porém após a morte desse o remanescente enfraquecido não demonstraram maior interesse em concluir a obra, diante disso Ageu os adverte que eles não estão prosperando justamente por que buscavam mais o próprio bem estar do que o progresso da casa de Deus.

Zacarias


Nº Capítulos: 14
Reino: Pós-exílio
Mensagem central: As visões sobre a restauração

Assim com Ageu, Zacarias esteve fortalecendo as mãos dos encarregados da obra de reconstrução de Jerusalém.

Diante disso levanta-se um descendente de Davi, Zorobabel, que tem o mesmo intento do seu antecessor por estabelecer um templo sagrado para Deus (Ver 1 Cr. 29:3,4) 

"Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam." (Esdras 5:2)

O livro de Zacarias registra diversas visões, ele possivelmente tenha sido o profeta citado por Jesus que foi morto 'entre o santuário e o altar.' (Mt 23:35)

Malaquias


Nº Capítulos: 4
Reino: Pós-exílio
Mensagem central: A infidelidade dos sacerdotes

Malaquias é um novo transliterado do hebraico 'Mal Haqui' (Mensageiro) não se sabe se é nome próprio ou apenas designa o papel do encarregado de trazer a repreensão do livro.

Entre outras coisas ele trata do desleixo demonstrado pelos sacerdotes da época do segundo templo, que traziam animais defeituosos como oferta.

Esse pecado é condenado como também a infidelidade na questão dos dízimo (3v10)

Malaquias é último livro do antigo testamento como também o último profeta conhecido antes de João Batista, do seu tempo até o início do ministério de Cristo decorreu-se um período de 400 anos, no qual se deu a transição do domínio grego para o romano na palestina.

Também foi o mesmo período em que ocorreu a revolta dos macabeus.

CONCLUSÃO


Mesmo dizendo respeito a uma época antiga a mensagem dos profetas menores tem uma rica instrução para todos os tempos. Eles falaram para períodos específicos e trouxeram repreensões no contexto dos povos antigos, seu reino e os juízos de Deus contra os mesmos. No entanto há lições valiosas para nós hoje nesses livros, exemplos contundentes de como Deus lida com o ser humano ao longo da história.

Evidenciando a realidade do pecado como causador da ruína dos reinos famosos da antiguidade, e a oportunidade que esses reinos tiveram mas não souberam aproveitar.

"A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos." (Provérbios 14:34)

De igual forma ocorrerá com o mundo de hoje, não aprenderam a lição e em breve se tornarão como Nínive, Babilônia, Edom, Roma e passarão para a história como montes de areia e desertos inabitados, até que o reino celestial de Cristo seja implantado permanentemente. (Dn 2)