A Igreja Adventista é uma seita ou não?

igreja adventista seita

No dicionário formal 'Seita' entre outras coisas é definida como '3 - doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral'.

Olhando por esse conceito não apenas a igreja Adventista, mas muitas outras denominações podem ser taxadas dessa forma, por que pregam contra as correntes das crenças populares.

Por esse mesmo motivo Jesus também foi visto como seita, por que ensinou princípios que bateram de frente aos dogmas do judaísmo de sua época (Ver Jo 7:12 e Lc 23:14). Jesus realmente não foi nenhum pouco popular, nem mesmo os discípulos compreendiam bem a natureza de sua obra. (Ver Jo 4:27)




PAULO


Paulo também foi acusado da mesma forma:

"Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos..." (Atos 24:5)

E respondeu assim:

"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas" (Vc 14)

Verifica-se que o problema não é que Jesus e Paulo tivessem se tornado impopulares por motivo de se afastarem da palavra de Deus, toda a religião formal da época é que havia feito isso. E o que eles fizeram foi relembra-los de como era a verdadeira adoração desde o princípio.

O problema é que sempre existiu uma deterioração da verdadeira fé ao longo do tempo, e a apostasia se tornou tão generalizada que se tornou comum e popular. 

Qualquer um que ouse reviver a essência dos antigos e genuínos princípios da fé será tido como seita, não por ter se posto contra Deus, mas por ser contra a apostasia predominante. Nesse caso, ser seita é de fato a melhor coisa.

Foi exatamente por isso que surgiram homens como Wycliffe, Huss, Lutero, Wesley. Qual deles não foi contra a 'crença ou opinião geral'?

POR QUE CHAMAM ADVENTISTA DE SEITA?

Pelo mesmo motivo que chamaram Paulo. 

Por que os Adventistas 'acreditam em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas'. E no mundo de hoje isso é impopular, crer de acordo com a lei e os profetas é heresia para as religiões modernas.

Será possível que o mundo todo está errado, e apenas essa igreja está certa?

Não sei se só essa igreja está certa, mas me diga se em algum ponto da história o mundo esteve certo!?

Em todas as épocas os que seguem a verdade de Deus foram minoria, e hoje não é diferente, é lógico que a minoria é impopular. Não por que não creem na Bíblia, mas justamente pelo contrário, por que insistem em traze-la à tona.

O SÁBADO


Os adventistas são acusados de 'adorar o sábado'. No entanto essa ênfase dada não está com os adventistas, está com seus acusadores.

Entenda: Não foi a igreja Adventista que criou o sábado, ela simplesmente o trouxe de volta à tona, por que ele sempre foi um dia especial desde o princípio do mundo. (Gn 2:1-3)

Em Êxodo 20 está o decálogo, os dez mandamentos, também chamado aliança.

Dos 10, a grande maioria começa com a palavra 'Não'.

- Não matarás, - Não Adulterarás, - Não Furtarás...

Mas apenas 1 começa com a palavra 'Lembra-te', sabe qual? O Sábado, o 4º mandamento da lei de Deus:

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." (Êxodo 20:8)

Agora me responda, qual foi justamente o mandamento que o mundo (religioso) esqueceu? Isso, justamente o que Deus pediu para lembrarmos. Não acha estranho isso? 

Quando a igreja Adventista enfatiza o sábado, ela está fazendo exatamente o que Deus pediu: lembrar do Sábado! lembrar que esse dia é especial, por que Deus o fez assim. 

Fazer isso é seguir a Bíblia, então me diga também sobre algum período da história em que um grupo de pessoas decidiu seguir a Bíblia e não foi perseguido? Não existe.

"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (2 Timóteo 3:12)

SAIBA MAIS

- 12 Razões do Sábado ser moral

- O Sábado no tempo do fim

CRENÇAS ADVENTISTAS


O adventista crer na volta de Jesus, na trindade, na salvação pela graça, no juízo final, no batismo.

Cremos que a lei de Deus deve ser guardada não para a salvação, mas por causa da salvação. Obedecer aos mandamentos é uma resposta de amor e não um meio de salvação. 

👉 👀 - Veja aqui as 28 Doutrinas Adventistas Completas

O que distingue os Adventistas?


- O adventista é peculiar por causa da crença no Sábado e também na mortalidade da alma, ou seja, acreditamos que a alma morre junto com o corpo (Ex 18:4), que os mortos não vão para o céu nem para o inferno após a morte, ficando em estado de sono. 

Que a recompensa se dará apenas por ocasião da ressurreição (Jo 5:38,39), e que no juízo final os ímpios serão aniquilados, pois não haverá um inferno a queimar eternamente. 👉 Saiba mais aqui sobre isso.

- O adventista crer em Ellen White como profeta de Deus para o tempo do fim. 

Ela escreveu mais de 100 mil páginas sobre os mais variados assuntos, seus livros podem ser lidos aqui. Entre outras coisas, profetizou que haveria a aprovação de uma lei dominical no congresso americano sob a influência dos protestantes, que imporá severas penas a quem insistir em recusar-se a guardar o domingo. E isso será um ato extremo de apostasia religiosa.

Não estipulou uma data, mas disse que seria no tempo em que as religiões protestantes estivessem por exercer influência nas decisões do estado americano. 

- O adventista crer no Santuário celestial, um lugar real onde Cristo ministra atualmente, por que desde 1844 adentrou ao santíssimo, que é de onde virá ao concluir sua obra de mediação pelo justos, chamada 'juízo investigativo'.

- O adventista crer que devido ao decreto dominical, os sinceros filhos de Deus que desejam obedece-lo irão viver no campo no breve período que antecede a volta de Cristo, tendo em vista que serão proibidos de comprar e vender.

Os adventistas são conhecidos como um dos grupos religiosos que mais estuda a Bíblia inclusive estiveram entre os primeiros lugares em importantes concursos bíblicos internacionais. 

CONCLUSÃO


Essas foram algumas informações para que você saiba os motivos pelos quais os Adventistas são chamados de seita por algumas pessoas, as doutrinas adventistas foram estabelecidas após extenso e acurado exame das escrituras. 

VEJA TAMBÉM 

28 Estudos sobre a Mortalidade da Alma

- 6 Coisas sobre os Adventistas