6 Coisas sobre os Adventistas que você não sabia

igreja adventista do setimo dia seita

A Igreja Adventista do Sétimo atualmente é uma organização eclesiástica que possui cerca de 20 milhões de membros espalhados em mais de 220 países ao redor do globo.

Os países com maior presença adventista são:

ÍNDIA: Com cerca 1 milhão e 800 mil adventistas;

BRASIL Com mais de 1 milhão e 400 mil adventistas; e

ESTADOS UNIDOS Com 1 milhão e 100 mil adventistas.

A África é o continente com maior presença adventista e onde o crescimento no número de membros está em grande ascensão.




1 COMO SURGIU


O Adventismo surgiu como igreja organizada no princípio da década de 1860 nos Estados Unidos da América, com os remanescentes de um grupo advindo do 'Movimento Milerita'.

Guilherme Müller foi um americano, pregador Batista itinerante que anunciou o retorno de Cristo para outubro do ano 1844, o grupo que o seguia era composto de pessoas de todas as denominações existentes na época.

Como foi grande a decepção entre esses devido o fato de Jesus não ter aparecido como eles esperavam, o grupo se desfez em 4 segmentos após o ano citado:

- 1 Esses primeiros retornaram para suas antigas igrejas indecisos e cabisbaixos com o ocorrido;

- 2 Os do segundo grupo desistiram de vez da fé e da religião, indo para o mundo e alguns até para o ateísmo;

- 3 O terceiro grupo continuou marcando datas para a volta de Cristo, sendo seguidas vezes decepcionados, até que se extinguiram;

- 4 O quarto grupo achou por bem verificar as profecias e atentar para o que poderia ter ocorrido no ano 1844, e estudando o livro de Hebreus descobriram que o que aconteceu de fato nesse ano foi a 'purificação do santuário' conforme o livro de Daniel 8:14.

Müller não havia errado a data, mas apenas o evento.

Desse último grupo surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia cujo nome concentra a mensagem central da denominação:

Adventista: Crer na 2ª Vinda de Cristo a ocorrer em Breve;

Sétimo Dia: Crer na guarda do Sábado como mandamento válido e elemento chave no desfecho final da história do mundo. 

Os adventistas equilibram sua mensagem no elo entre 'Lei e Graça', sendo ambas partes inseparáveis da mensagem da salvação tanto no velho, como no novo testamento.

NOTA:

'Vale ressaltar que nenhum Adventista jamais marcou data para a volta de Cristo, Guilherme Müller era Batista e o continuou sendo após o surgimento do Adventismo, e os movimentos que marcaram datas após o ano 1844 não foram apoiados pelos Adventistas emergentes.


PREGAÇÃO IASD



2 O SÁBADO


Os adventistas muitas vezes são tachados de 'Seita' pelos evangélicos em geral por que insistem em conservar o mandamento do Sábado como obrigatório para os dias atuais. 

Sendo que os demais protestantes acreditam que o sábado foi obrigatório apenas para os judeus nos tempo do antigo testamento, e que desde a ressurreição de Jesus o Sábado teria sido substituído pelo domingo como dia de adoração pelos Cristãos.

Só que nisso consiste o equívoco da cristandade, acusar os adventistas de 'seita' por causa do sábado é um contrassenso, tendo em vista que a doutrina do sábado é 100% bíblica.

Seita na verdade é todo movimento que procura tornar popular dogmas extra bíblicos, o que não vem ao caso.

O próprio Cristo apoiou a guarda do Sábado quando disse:

"E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2:27)

Essas palavras derrubam o argumento daqueles que dizem que o sábado foi apenas para os Judeus, Jesus deixou claro que 'O sábado foi estabelecido por causa do homem', ou seja, toda a humanidade, inda mais que quando o sábado foi dado havia apenas Adão e Eva presentes, e nenhum judeu.

3 QUEM FUNDOU


A igreja adventista não teve um fundador. Como mencionado acima, consistia de um grupo de pessoas egressas das mais variadas igrejas. 

Os pioneiros Adventistas foram José Bates, um capitão aposentado. 

Hiram Edson, que teve a visão no milharal.

J.N Andrews, que foi o primeiro missionário enviado à Europa.

Tiago White, que chegou a ser um dos primeiros presidentes da organização,

E Ellen White, que recebeu visões e sonhos, sendo considerada a profetiza de Deus para os últimos dias, porém ela nunca ocupou cargos de liderança nos departamentos da igreja.

pioneiros igreja adventista


4 CRENÇAS ADVENTISTAS


Os adventistas creem na maioria das doutrinas pregadas pelos cristãos em geral, exceto por 2 detalhes: o sábado e imortalidade da alma.

Acerca do sábado já foi explicitado acima e sobre a imortalidade da alma o adventistas pregam que haverá o aniquilamento final, ou seja, não haverá um inferno de fogo a queimar eternamente.

Os mortos se acham em estado de sono e só receberão a recompensa após a ressurreição que ocorrerá em 2 momentos distintos conforme João 5:38,39.

Mas essas doutrinas também podem ser vistas em outros movimentos contemporâneos, as doutrinas distintivas que apenas os adventista pregam são:

1 O Santuário: Existe um santuário no céu onde Cristo adentrou no lugar santo após sua ressurreição, e no lugar santíssimo no ano 1844, e que lá ministra atualmente em favor daqueles que o aceitarem e fará isso até o momento do 'fechamento da porta da graça' a ocorrer em um futuro próximo e indatável, esse compreensão veio a partir do livro de Hebreus.

2 A Vida no campo: Como o domínio da imagem da besta no tempo do fim irá trazer sanções econômicas aos fiéis, e proibir o povo de Deus de comprar e de vender, as profecias de Ellen White recomendam que seu povo fixe residências longe das cidades e procure cultivar o próprio alimento a fim de escapar da crise iminente.

SAIBA MAIS 👇

- Quem guarda o sábado está debaixo da graça

- 17 Provas que a alma morre

5 ORGANIZAÇÃO



A igreja adventista possui uma estrutura administrativa que é formada por departamentos nos seguintes níveis:

-> Igreja Local: Composta pela organização de membros em grupo pequeno ou igreja organizada. 

-> Distrito: Conjunto de igrejas e grupos em uma determinada região, chamada campo. 

->Associação/Missão: Administra um grupo de distritos em uma área geográfica. 

-> União: Administra um grupo de associações em uma região específica.

-> Divisão: Administra todas as uniões de um país ou continente, por exemplo, a Divisão Sul americana inclui o Brasil e mais 10 países da América do sul.  

-> Associação Geral: Sede administrativa mundial da Igreja localizada em Washington EUA.

Cada unidade administrativa é dirigida por:

1 Pastor Presidente

1 Secretário

1 Tesoureiro

Além dos pastores chefes de departamentos:

Escola Sabatina / Ministério Pessoal / Evangelismo / Mordomia / Publicações / Ministério Jovem / Etc.

6 LITURGIA


Os cultos são realizados no sábado pela manhã, das 9h às 12h, começando com a escola sabatina, que inclui o estudo da lição com 1 tema por trimestre que é o mesmo para todas as divisões no mundo.

No domingo às 19h30 e nas quartas no mesmo horário.

Além disso a igreja adventista promove os pequenos grupos, que são reuniões nos lares comumente nas sextas à noite.

No Brasil, a igreja Adventista é detentora de um enorme sistema educacional com diversas escolas e universidade conceituadas, entre elas destacam-se o UNASP em São Paulo e a FADBA na Bahia. Além de uma rede de hospitais de grande porte nas maiores cidades do norte e sudeste do Brasil.

Também possui uma editora, a Casa Publicadora Brasileira (CPB), que é destaque na produção de livros e periódicos a mais de 100 anos no Brasil, além da TV Novo Tempo, o canal da esperança.

ORGANIZAÇÃO


Acompanhe nesse slide algumas informações sobre a história e estrutura organizacional da Igreja Adventista.


CONCLUSÃO


Nesse artigo você acompanhou algumas informações importantes sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O que achou? deixe sua opinião nos comentários. 

Pastor ted wilson igreja adventista

O Pastor Ted Wilson é o presidente da Associação geral atualmente (2018)