Sábado ou Domingo? Qual dia a Bíblia manda Guardar?

Sabado ou domingo na Biblia

O sábado é um ponto bastante controverso da cristandade moderna, a maioria das igrejas evangélicas guardam o domingo em memória da ressurreição de Cristo nesse dia, uma pequena minoria guarda o sábado, cuja influência mais ampla está com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Vamos entender o que a Bíblia diz a respeito dessa questão.

Será que maioria estaria equivocada? Será que o Sábado continua válido hoje?

Essas são algumas das perguntas que iremos responder nesse artigo.




SÁBADO NA BÍBLIA 


Existem centenas de citações diretas e indiretas ao Sábado nas escrituras, a primeira delas está em Gênesis 2:2,3

"E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."

A lei do Sábado foi uma ordem de Deus presente muito antes do Sinai, há uma referência a ela em Êxodo 16 antes mesmo dos 10 mandamentos terem sido dados nas tábuas.

É a segunda instituição divina prevalecente hoje que foi dada antes do pecado, a outra foi o casamento.

Na Bíblia o sábado é:


- Sinal entre Deus e seu povo (Ez 20:20)

- Dia de alegria e descanso

- Válido para toda a humanidade (Mc 2:27)

- Um santuário no tempo

- Um presente para estrangeiros (Isaías 56)

- Um dia que será guardado na nova terra (Isaías 66:23)

- De Deus, e não nosso (Isaías 58:13)

- Dia de encontro especial com Deus

DOMINGO NA BÍBLIA


Existem 8 referências ao domingo na Bíblia, em nenhuma delas aparece o nome 'domingo', esse termo é de origem latina, e suas origens remontam à idade média com a popularização do domingo no catolicismo, grandemente influenciado pelo decreto de Constantino em 7 de março de 321, o primeiro decreto dominical. 

Em 8 referências, o domingo é chamado apenas de 'primeiro dia da semana' na Bíblia, são elas:

1 - Mateus 28:1 
2 - Marcos 16:2
3 - Marcos 16:9
4 - Lucas 24:1
5 - João 20:1
6 - João 20:19
7 - Atos 20:7 e
8 - 1 Coríntios 16:2 

Ou seja, um dia comum.

NOTA:

Algumas versões 'modernas' da Bíblia, especialmente as católicas podem trazer a palavra domingo, mas esse termo não aparece nos originais e nem nas versões mais fidedignas das escrituras em português.

DE ONDE VEIO O DOMINGO?


Muitos alegam que o domingo é um símbolo da ressurreição de Cristo, só que na Bíblia o verdadeiro símbolo da ressurreição é o batismo, conforme citado em Romanos 6:1-4.

Em nenhum lugar do evangelho Jesus deixou qualquer recomendação para que se observasse o domingo em memória de sua ressurreição, sua observância se baseia no pressuposto da 'tradição'.

A tradição de se guardar o domingo é de origem pagã, no calendário em inglês a palavra domingo é 'Sunday' que significa 'dia do sol'. Esse era o dia dedicado ao 'deus sol' no passado por diversas religiões antigas, entre elas o Mitraísmo, que foi incorporado ao império romano e cristianizado por Constantino, o primeiro imperador Cristão de Roma.

Sunday domingo dia do sol

CATECISMO CATÓLICO


A Igreja Católica por 1000 anos antes da existência dos protestantes, pela sua virtuosa missão divina, mudou o dia Sábado para o Domingo. (The Catholic Mirror 23 de Setembro de 1893 publicado pelo Cardeal James Gibbons). 

Pergunta: Qual é o dia de adoração?

Resposta: Sábado é o dia de Adoração

Pergunta: Por que nós observamos o domingo ao invés do sábado?

Resposta: Nós, observamos o domingo, no lugar do sábado por que a Igreja no “Concilio de Nicéa em 325 DC, transferiu a solenidade do 7º dia para o domingo” (Peter Guyrman Os conversos do Catecismo da igreja católica segunda edição 1910 pagina 50) 

Essa declaração pode ser encontrada em Catecismos antigos da igreja católica.

Fonte - Deus Falou Comigo

Ao guardar o domingo os evangélicos estão prestando homenagem a autoridade da igreja Romana, e estão com isso lhes sujeitando a instituição de dogmas.

CRISTO NOS LIBERTOU DO SÁBADO?


Muitos argumentam que Jesus nos libertou da obrigação da lei, e que sua morte aboliu os mandamentos. Só que essa ideia é refutada pelas próprias palavras dele: 

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." (Mateus 5:17)

Já outros dizem que como ele cumpriu, nós não precisamos mais cumprir, para esses ele responde da seguinte forma:

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço." (João 15:10)

João em sua epístola é ainda mais enfático:

"Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 2:4)

Se Cristo quisesse no liberar do sábado teria deixado alguma recomendação explícita e clara, e não se ver isso em nenhuma parte da Bíblia. 

O próprio pensamento de 'liberar do sábado' é um paradoxo, tendo em vista que o sábado já é uma liberação que Deus nos dá para o descanso e adoração especial.  

JESUS TRABALHOU NO SÁBADO?


Pelo fato de ter curado um paralítico no Sábado e o ter mandado carregar a cama Jesus foi acusado de violador do Sábado pelos fariseus, e respondeu da seguinte forma:

"Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17)

O que Jesus violou nesse episódio foi a tradição dos fariseus e não o sábado, ele mesmo disse em outra ocasião que 'é lícito, nos sábados, fazer o bem.' (Mateus 12:12), e o fato de curar alguém e manda-lo carregar a maca debaixo do braço não era transgressão do sábado, pelo contrário, era o próprio espírito do descanso sabático, que proporciona alegria e prazer aos que dele necessitam, foi assim que se sentiu o paralítico.

DETALHE: 

Todos os debates que Cristo teve com o líderes judaicos acerca do sábado não giram em torno de se ele deveria ou não ser guardado, mas em de que forma deveria ser guardado. 

Em nenhum momento nos evangelhos Jesus cancela a validade do sábado, seja por palavras ou por ações, ele inclusive advertiu os discípulos que orassem para que o dia da fuga deles de Jerusalém não ocorresse no sábado, um evento que só veio a ocorrer quase 40 anos depois. (Mt 24:20)

Tanto é verdade que Cristo não transgrediu o sábado, mas apenas os costumes farisaicos, que se de fato ele tivesse violado o Sábado esse teria sido um motivo forte para o acusarem no dia do seu julgamento, o que não ocorreu, comprovando que suas ações eram contrárias apenas à tradição dos Judeus, o que não seria motivo para condenação.

"E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam. Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes." (Marcos 14:55,56)

COLHER ESPIGAS NO SÁBADO


Noutra ocasião os discípulos de Jesus colheram espigas em dia de sábado quando passavam em uma plantação, e foram por isso acusados pelos fariseus, Jesus os defendeu afirmando que:

"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2:27)

Ao dizer isto Cristo estava se não confirmando o Sábado, esse versículo deixa claro que o Sábado é um instituição divina, e que foi criado para benefício do homem. 

Aqui cai por terra a alegação de que o Sábado é apenas para os Judeus, por que se fosse Jesus teria dito que 'O sábado foi estabelecido por causa do Judeu', não é isso o que se vê.

E é até um contrassenso querer abolir-se algo que foi feito para nosso próprio bem.

A necessidade física é maior que a lei do sábado, a lei permitia colher o necessário para alimentar-se ao passar em uma seara, porém os Judeus haviam criado leis rigorosas que proibiam até mesmo arrancar um fio de cabelo em dia de sábado, foi essa paranoia que Cristo não aceitou.

CURANDO NO SÁBADO


Noutra ocasião Jesus estava na Sinagoga e os fariseus os estavam observado para ver se realizaria alguma cura no sábado.

"Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.

Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.

Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida." (Marcos 3:4-6)

Essa história deixa claro o seguinte:

Na cena, o único que estava guardando o sábado era Jesus, por que trouxe cura e restauração a uma vida e foi exatamente para isso que o sábado foi feito, enquanto os fariseus que 'aparentemente' tinham grande reverência para com o sábado, na verdade estavam planejando tirar a vida de Cristo, o que era violação explícita não apenas do sábado como do 6º mandamento.

Aqueles que dizem que Cristo violava o sábado não estão se não tomando o partido dos fariseus e se fazendo igual a eles quando criticam quem procura guardar o sábado hoje em dia. 

Jesus não transgrediu o sábado, os fariseus é que o acusavam disso, e quem afirma que Cristo transgrediu o sábado estar por assim dizer, ficando do lado dos fariseus, que odiavam a Jesus. Eu prefiro acreditar que Jesus sempre foi fiel a Deus e guardou o sábado, e que o Judeus é que estavam equivocados.

REFLITA


O problema todo consiste na ideia que está por traz dos críticos do sábado, acreditando que quem o guarda está se sujeitando a um jugo de escravidão, isso se origina de uma compreensão errada dos escritos de Paulo.

O Sábado na Bíblia nunca representou escravidão, nem opressão.

Muito pelo contrário...

- O sábado deve ser desfrutado e não adorado, 

- O sábado é um presente e não uma obrigação (Neemias 9:14)

- O sábado é um descanso e não um fardo,

- O sábado é uma benção e não uma maldição (Isaías 58:13,14)

- O sábado pertence a Deus, assim como o dízimo

Existe um dia especial dado por Deus para descanso, e esse é o Sábado.

Ao todo, os evangelhos registram que Jesus realizou 7 milagres no Sábado, essa é a conta da perfeição.

O SÁBADO NO TEMPO DO FIM


Com a popularidade do descanso dominical, os próprios evangélicos farão esforços para a instituição de leis que obriguem a todos guardarem o domingo, pressionando os governos para isso.

A aprovação dessas leis trará graves consequência para o sabatistas ao ponto de serem proibidos de comprar e vender, conforme anunciado em Apocalipse 13:18.

Nesse tempo o mundo religioso estará inteiramente dividido por 1 dia: o Sábado. 

Todos serão chamados a decidirem de que lado ficarão, ao lado da Bíblia que manda guardar o sábado, ou ao lado da autoridade papal que manda guardar o domingo, o resultado dessa escolha será de consequências eternas.

Saiba mais 👉 A Marca Da Besta

CONCLUSÃO


São mais de 100 referências diretas ao sábado na Bíblia e nenhuma ao domingo, concluímos com isso que o sábado é o verdadeiro dia de adoração que deve ser respeitado e guardado conforme a Bíblia, faça isso como um privilégio e não como obrigação. 

Desfrute do sábado como um presente, por que foi para isso que Deus o planejou.

"Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos." (Isaías 56:4-7)

O que achou desse assunto, deixe sua opinião nos comentários...

SAIBA MAIS


- 12 Razões para guardar o Sábado
- O Selo de Deus na Bíblia