31 OS FRUTOS DO REINO DE DEUS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A obra de Deus na terra.


OBJETIVO: Promover o interesse para o trabalho missionário.

TEXTO: Marcos 4:26-29.


TESE: Deus deseja que todos trabalhem em prol do crescimento do Seu reino na terra.


INTRODUÇÃO:


Aqueles que tem uma certa experiência com plantações, sabe que é necessário haver o plantio, depois o cuidado para o crescimento e logo após de toda a conservação, chega o dia da grande colheita. Jesus nos ilustrou tudo isso para nós no Evangelho de Marcos. Abramos a Bíblia.


I. A PLANTAÇÃO NO REINO DE DEUS (vss. 26-27).


Cristo o Semeador. (Mateus 13:26)


A boa semente. (Mateus 13:38)


II. O CRESCIMENTO NO REINO DE DEUS (v. 28).


1- Deus quer o crescimento. (Levíticos 26:9)


ILUSTRAÇÃO: 

John Wesley viajou a cavalo cerca de 250 mil milhas, uma média de 20 milhas por dia, durante 40 anos; pregou 40 mil sermões; publicou 400 livros; conhecia 10 idiomas. Aos 83 anos, costumava ficar aborrecido quando não escrevia mais de 15 horas por dia, pela ardência que acometia em seus olhos, e aos 86 anos, ficava decepcionado quando não podia pregar mais que duas vezes ao dia. Quão bom seria se todo o cristão tivesse  a disposição de crescer como John Wesley.


2- Deus dá o crescimento. (Colossenses 2:19)


III. A COLHEITA NO REINO DE DEUS (v. 29).


 Os campos estão maduros. João 4:35.


ILUSTRAÇÃO: 

Thomas Johannes Bach, estudante de Engenharia, caminhava por uma rua de Copenhague certo dia, quando um juvenil se aproximou dele com um folheto na mão.
- Aceita este folhetinho? - perguntou o menino. - Ele tem uma mensagem para o senhor.
Olhando para o folheto, Thomas viu que era religioso. Não estava interessado e não gostou de ter sido parado na rua por causa de um folheto.
- Por que você incomoda as pessoas com a sua religião? - quis saber ele. - Sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim mesmo.


Como o rapazinho continuasse com a mão estendida, Thomas pegou o folheto de modo grosseiro, rasgou-o e colocou-o no bolso. O garoto virou-se e foi embora muito triste. Mas Thomas não conseguiu tirar os olhos do menino.


Dirigindo-se ao vão de uma porta, o juvenil curvou a cabeça e orou silenciosamente. Thomas observava e percebeu que lágrimas corriam pela face do menino. O coração de Thomas foi tocado. Ali estava alguém que se importara tanto com sua alma, a ponto de oferecer-lhe um folheto, e ele o havia rejeitado. A partir daquele momento, a vida de Thomas tomou um rumo diferente. Em vez de tornar-se engenheiro, tornou-se missionário na América do Sul.


Alguns, lendo acerca do método que o juvenil usou para testemunhar, podem acusá-lo de "impor" sua religião aos outros, e talvez ele o estivesse fazendo. Alguns podem concluir que as lágrimas dele provinham de sentimentos feridos, e não de preocupação pela alma de Thomas - e podem estar certos! Mas outros ainda podem ver nas lágrimas do rapazinho um interesse genuíno pelas almas, como se estivesse clamando: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" 

(Jer. 8:20) - e talvez estejam certos! Por que não dar ao garoto o benefício da dúvida?
Testemunhar por Cristo deve ser feito de modo cativante e inofensivo; as lágrimas derramadas devem provir de preocupação pelas almas e não de sentimentos feridos. Mas quem pode contestar o fato de que o Espírito Santo usou o testemunho do menino para ganhar uma alma para Cristo? Estamos nós fazendo a mesma coisa por Ele?

Não posso deixar de crer que no grande dia da colheita, no fim do mundo (ver S. Mat. 13:39), aquele rapazinho virá com regozijo, trazendo seu "feixe" de almas!


 Frutos para a vida eterna. (João 4:36)


CONCLUSÃO:

Todos aqui, somos fortes candidatos ao Reino de Deus. Porém devemos plantar e investir no Reino de Deus para que haja um crescimento e quando todos já estiverem prontos, preparados e maduros, possa haver uma bela colheita.


APELO:

Quer você, meu irmão, minha irmã, se preparar espiritualmente para esta plantação e colheita da Palavra de Deus. Então, por favor, ajoelhe-se e ore e peça a Deus capacitação dos altos céus para ser um bom plantador para o Reino de Deus.