Feliz aquele que não se condena naquilo que aprova

nao se condena naquilo que aprova

27 - Em Romanos 14:26 está escrito: “Bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” O que quer dizer este texto? Será que a minha consciência é o que deve nortear as decisões? Cada um, pode aprovar ou reprovar o que achar certo de acordo com a sua maneira?

Este verso bíblico só pode ser entendido junto com o seu contexto. O capítulo quatorze de Romanos, está apresentando um aparente dilema entre os fortes e os fracos na fé. Ou seja, os mais maduros e os mais novatos.

Um dos dilemas naquela época, era se podia ou não comer carne sacrificado aos ídolos. Alguns achavam que podia e outros achavam que não.

Note, a discussão não se tratava de comer ou não carnes imundas condenadas pela Bíblia, mas sim das carnes que eram sacrificadas aos ídolos.


COMER CARNE


Os mais novos na fé, achavam que não deveriam comer estas carnes, e os mais veteranos, achavam que não tinha nada haver em comer estas carnes, uma vez que os ídolos não são deuses de verdade, mas apenas rochas ou madeiras trabalhadas.

Assim, alguns cristãos se tornavam pedra de tropeço para outros cristãos, que pensavam diferente.

Houve polêmica entre os cristãos por causa disto. Cada um queria impor sua posição ou pensamento sobre o outro, e parece que ninguém queria ceder. Neste momento, chega Paulo para apaziguar a situação.

No verso 13 de Romanos capítulo 14, Paulo diz para não julgarmos uns aos outros, e nem ser um tropeço para o irmão. Diz ele no verso 14 “Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus que nenhuma coisa é de si mesmo imunda a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.”

Paulo estava neste contexto de carnes sacrificadas aos ídolos, querendo dizer que quem come não julgue quem não come. Ou seja, neste ponto, não traia a sua consciência.

Paulo não deu um veredicto final, ou não se posicionou de maneira radical, pois o cristianismo era algo ainda novo, e os princípios judaicos e pagãos ainda estavam bem arraigados às pessoas, e Paulo sabia que aos poucos estes rituais, como os 7 dias de descansos anuais, celebrados pelos judeus, e também a decisão de comer ou não as carnes sacrificadas dos ídolos, e outros costumes mais, iriam se perder e terminar, não de maneira brusca, ma paulatina, ou seja, a medida que iam aprendendo e conhecendo, assim iam mudando a vida.

Por isto Paulo diz no verso 19 e 20 “Sigamos pois as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou enfraqueça.”

E o capítulo termina com o verso que a ouvinte perguntou, que fecha perfeitamente neste contexto, ou seja, Bem aventurado ou feliz, é aquele que faz as coisas de acordo com a sua consciência, e não age contra seus próprios princípios que conhece. 

Ou seja, comer algo, que na consciência se condena, mas por influências de outros, se come, é ser uma pessoa infeliz.

Quando fazemos as coisas certas como nossa consciência orienta, isto é um prazer, e não um tardo. Bem aventurados são estes. Mas quando agimos contra nosso conhecimento, contra nossa consciência, somos pessoas não realizadas, não satisfeitas, e por isto infelizes.

Paulo recomenda neste contexto, a não fazer nada daquilo do que tiver dúvida. E logicamente, buscar crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, que é o contexto de todo o Livro de Romanos.

Sua consciência às vezes pode deixar em dúvida sob que decisão tomar, e então algumas dicas de como você pode tomar decisões:

I - Tenha o problema bem claro em sua mente. Esteja seguro que sabe perfeitamente no que compreende ou do que se trata o problema;

II - Ore e peça sabedoria a Deus. Tiago 1:5: Orar antes de tomar decisões importantes, não é somente um privilégio, é um dever, uma necessidade;

III - Reuna todos os fatos do problema. O que é, porque, onde, como, quando, quem. Em posse de todas estas informações, vai ficando mais claro, a origem do problema e já clareando sua solução;

IV - Escreva os fatos descobertos, e após analise-os;

V - Confie na sua experiência, você tem capacidade para sair deste problema sim. A Bíblia afirma que ninguém sofre tentações acima do suportável. 

Veja I Coríntios 10:13, destaque este verso em sua Bíblia ou apontamentos: “... fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar.”;

VI - Procure respostas hipotéticas. Das mais absurdas até as mais coerentes. Imagine e crie soluções, várias, para trabalhar com elas;

VII - Analise as vantagens e desvantagens de cada solução que você encontrou;

VIII - Procure conselhos, quando possível e necessário, com pessoas experientes e gabaritadas. Geralmente, as pessoas do seu nível, não são sempre as melhores, pois estão enfrentando quem sabe, os mesmos problemas.

É fundamental procurar pessoas mais experientes, e profissionais, responsáveis, e se possível ainda, mais que uma, para estar bem seguro, de qual decisão tomar;

IX - Não se apresse a tomar decisões. Existem decisões que podem esperar. Durma sobre o assunto quando possível. Estar descansado, após ter abusado o auxílio Divino, deixa a mente mais clara, mais disposta para resolver problemas;

X - Quando você não está seguro da solução, não decida, espere. A placa de trânsito deve ser lembrada aqui “Na dúvida não ultrapasse”. Melhor que tomar uma decisão insegura e apressada, é esperar. Um dia ou pouco mais tarde, poderá vir uma decisão melhor;

XI -  Assuma o que decidiu. Não transfira a culpa para outros. Você é o responsável pelas suas decisões. 

Nem Deus tem direito de decidir no seu lugar. Seja humilde ao reconhecer que errou, e esteja pronto para evitar a repetição deste ato. 

E se sua decisão foi correta, e trouxe resultados positivos, não se exalte, agradeça a Deus, e não super valorize seu potencial, siga sempre os mesmos passos, para não se decepcionar amanhã ou depois;

XII - Após ter passado por todos estes passos anteriores, lembre-se de Romanos 8:28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. 

Se você amar a Deus e andar como Ele andou, tudo, tudo o que lhe acontecer ou sobrevier, será para o seu bem. Creio nisto, pois a Bíblia assim o diz.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.