Porque Deus não perdoou Adão e Eva?

Deus adao e eva

26 - Porque Deus não perdoou Adão e Eva? Eles eram tão ingênuos, porque Deus não lhes deu outra chance? Parece que Deus ensina uma coisa e faz outra ...

Deus não muda, Seu caráter é imutável da mesma forma como são suas leis. Em Romanos 6:23, Deus coloca claro uma de suas leis: 

“O salário do pecado é a morte”. 

O que é pecado? I São João 3:4 diz que o pecado é a transgressão da lei Adão e Eva, como nós e os anjos caídos, pecaram e todos são igualmente condenados à morte.

Adão e Eva não eram ingênuos com respeito ao perigo do fruto do pecado. Anjos e o próprio Deus lhes advertiram que no dia que comessem do fruto, certamente morreriam. Eles foram advertidos.

EXPLICAÇÃO


Porque Deus não os perdoou? Porque não lhes deu outra chance?

As conseqüências da escolha deles, de desobedecerem a Deus, já mostra a resposta: após eles comerem do fruto proibido, eles sentiram o pecado, diz a escritora Ellen G. White no livro “Patriarcas e Profetas”, capítulo 4, eles sentiram o ar mais pesado, a glória que cobria o corpo deles desapareceu, eles ficaram nus. 

Diz a Bíblia, que foi o homem que fugiu de Deus após o pecado, pois Deus é quem tomou a iniciativa e os chamou: “Adão, onde estás?” Foi o homem que fugiu e se escondeu de Deus.

A consciência do pecado, da desobediência os enfraqueceu. O pecado ganhou acesso à mente deles, que antes era pura e limpa. 

O pecado disseminou tão profundamente que logo já deram prova disto, quando Adão “desculpou-se” do seu erro jogando a culpa em Eva, e Eva na serpente, e assim por diante ... começou a discórdia. 

Deus criou Adão e Eva com liberdade para pecar, mas não com tendências para o pecado. 

Após o pecado, Satanás ganhou acesso à mente deles, diminuindo suas forças para resistirem ao mal.

Porque Deus os expulsou do jardim do Éden?

Foram expulsos do Éden por um ato de misericórdia de Deus. Se ali permanecessem, e comessem do fruto da árvore da vida, o pecado seria perpétuo, pois este fruto lhes proporcionava a eternidade. 

Deus tinha que cumprir sua lei, o salário do pecado é a morte. Por isto, como eles, nós também temos que pagar o mesmo preço. Deus age com justiça igual a todos.

Nós temos oportunidade de perdão e eles também tiveram. Logo após o pecado, quando Deus os encontrou, um animal foi morto, para cobrir a nudez deles. Aquele animal puro e perfeito, morto para fazer vestes para o casal, representava Cristo, que sem pecado, morreria pela raça humana para resgatá-los.

Deus poderia ter abandonado o homem por ter escolhido servir a Satanás. 

Mas “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.” São João 3:16.

Só a morte de quem fez a lei, para resgatar os transgressores da lei.
Adão e Eva morreram, assim como toda a humanidade em todas as épocas, está condenada à morte. 

A chance que hoje temos, eles também tiveram. Na segunda vinda de Cristo, os sepulcros irão se abrir, e todos os mortos irão ressuscitar, uns para a salvação e outros para a condenação eterna. 

Deus não livra da conseqüência do erro, mas dá a chance da vida eterna. Podemos morrer, mas Ele pode nos ressuscitar, como a Adão e Eva, e nos levar para o Éden restaurado, o novo céu e a nova terra, onde diz Números 1:9: “Não se levantará por duas vezes a angústia”. A escritora Ellen G. White, escreve que Adão estará no Éden restaurado.

Deus diz em Ezequiel 18:38, que não tem prazer na morte do ímpio. Deus quer que o seu  povo se arrependa dos seus maus caminhos, e se volte para Ele.

Vamos então nos voltar para o nosso Criador, e permitirmos que Ele nos restabeleça para o nosso lar original, juntamente com todos de todas as épocas, que desde o início, se converteram a Cristo.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.