38 O HOMEM A QUEM DEUS ESQUECEU

homem deus esqueceu


INTRODUÇÃO: 


1. Muitos se riem do pecado. Crêem que não tem importância. 


2. ILUSTRAÇÃO: Em uma oportunidade, um jovem engenheiro conseguiu que se lhe atribuísse a tarefa de construir um dique sobre um rio que de aparência era pequeno. 


Como a obra não parecia revestir demasiada importância, o engenheiro preocupou-se pouco por ela. Nessa época quando fez seus estudos, o leito do rio estava seco. Deixou que seus auxiliares trabalhassem, empregaram materiais que não eram de primeira qualidade, porque supunha que a pressão da água seria pouca. 


Uma vez terminado o trabalho, enviou um telegrama aos que dirigiam a comunidade que lhe encomendara a ponte, nos seguintes termos: 


- Eis aqui a dique, onde está a água? 


Não passou muito tempo e então chegou a temporada das chuvas. Esse ano foram mais copiosas do que nunca, de modo que a água começou a correr pelas ladeiras das montanhas e fazer subir em forma cada vez mais perigosa o nível do rio. 


O dique começou a suportar uma tremenda pressão e não levou muitos dias até que se produziu a primeira fresta, e de repente as águas varreram o dique como se se tratasse de um insignificante obstáculo. Os moradores do lugar enviaram urgentemente um telegrama ao jovem engenheiro que dizia: 


- Eis aqui a água, onde está o dique? 


3. Muitos consideram que podem resistir ao pecado, e falam dele como se se tratasse de um ato insignificante e inofensivo. Mas se equivocam. Romanos 3:23. 


I. NÃO  PODEREMOS  NOS  SALVAR  SOZINHOS


1. As Sagradas Escrituras nos explicam que não podemos purificar-nos, por nós mesmos, de nossos pecados. Jeremias 2:22. 

2. O ser humano por natureza está habituado ao pecado. Tem uma debilidade que não lhe permiti agir de outra forma. Jeremias 13:23. 

a) É provável que as formas de vida que adotemos nos permitam parecer autênticos cristão. 

b) Podemos ter práticas religiosas louváveis conforme os princípios de Deus. 

c) Mas se em nosso coração não nascemos de novo pelo poder e pela graça de Deus, de nada servirá. 

d) Muitos pretendem purificar-se dos pecados por meio das penitências. Isto é insuficiente. 

e) ILUSTRAÇÃO: Um jovem estudante contava o que aconteceu certa ocasião na classe. Voltaram a ter por segundo ano consecutivo a mesma professora de caligrafia. O que lhe chamou a atenção foi que a professora teve no ano anterior um cabelo de cor preta, mas que no início deste segundo ano se apresentava como se fosse uma ruiva. Este jovem não pôde evitar que o pensamento de brincadeira com relação à Sagrada Escritura, surgisse em sua alma: diz a Bíblia que o negro não pode mudar suas manchas, mas evidentemente a professora de caligrafia pôde fazer o que a Sagrada Escritura mostrava como improvável. 

Não haviam transcorrido mais que umas poucas semanas quando o jovem compreendeu que evidentemente a Palavra de Deus tem razão. O cabelo da professora tinha começado a crescer, de modo que debaixo da cabeleira ruiva tinha um centímetro e meio, ou dois centímetros, de cabelo intensamente negro. De modo que esta mulher parecia como se tivesse uma boi na vermelha sobre seu cabelo negro. 

Tinha tingido seu cabelo, mas não o tinha mudado realmente. Embora a parte externa desse a aparência de ser vermelha, suas raízes continuavam sendo tão negras como antes. Não tinha mudado. 

Do mesmo modo podemos tingir-nos com obras de justiça e de santidade; poderemos agir como se fôssemos justos, mas a menos que Cristo tenha mudado as raízes de nossos pensamentos e sentimentos tudo será inútil. 

Quando aflorar a realidade de nosso interior, será tão negra e pecaminosa como sempre.

3. Que podemos fazer?

a) ILUSTRAÇÃO: A conduta seguida pelos caçadores em certas regiões da Índia pode ajudar-nos a entendê-lo. 

Na época quando as chuvas são muito escassas ou não chove e os pastos se ressecam, os caçadores enfrentam um sério perigo: os incêndios. Freqüentemente essas altas pastagens se incendeiam por diferentes motivos, e o vento começa a soprar em forma perigosíssima as chamas. Até o mais veloz dos cavalos seria incapaz de escapar das chamas. Mas o caçador sabe o que deve fazer. Vendo vir o fogo põe-se de costas para o vento e incendeia a parte do pasto que tem diante dele. O vento fará com que as chamas consumam o pasto que tem diante de si, e uma vez que isto tenha acontecido, ele se colocará na parte da terra que já foi devastada pelo fogo e fica serenamente à espera de que o vento faça avançar as chamas pelo resto do pasto. Quando as chamas chegam ao lugar em que se encontra, não farão dano, porque esse lugar já foi devastado pelo fogo. 

Existe um monte que já foi devastado pela ira de Deus: O Calvário. 

Ali o manso e inocente Cristo Jesus carregou a dívida de nossos pecados. Deus castigou nossos pecados. E se chegarmos agora por meio da fé, ao pé da cruz, receberemos o perdão de nossos pecados. I Timóteo 1:15.

4. Se chegarmos por meio da fé até o Senhor, produzir-se-á ao pé da cruz o milagre da justificação. Deus nos atribuirá os méritos de Cristo e nos considerará como se nunca tivéssemos pecado. I Coríntios 6:9-11. 


II. O  QUE  NECESSITAMOS  FAZER


1. Reconhecer que somos pecadores. S. Lucas 18:13.

a) Só o que é consciente de sua enfermidade aceitará o conselho médico de submeter-se a tratamento. 

b) Até que não entendamos que somos pecadores e aceitemos a malignidade do pecado e suas tremendas conseqüências eternas, não estaremos em condições de receber o perdão de Deus. 

2. Arrepender-nos de nossos pecados passados. Salmos 51:1-13. 

a) "Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação das princípios da céu" (O Desejado de Todas as Nações, p. 555, 556). 

b) "O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo. Não renuncia mas ao pecado enquanto não reconhecermos a sua malignidade; enquanto dele não nos afastarmos sinceramente, não haverá em nós uma mudança real da vida" (Caminho a Cristo, p. 23). 

3. Converter-nos. Atos 3:19. 

a) Isto significa uma mudança de direção em nossa vida. Antes marchávamos voluntariamente para o pecado; amávamos o pecado; buscávamos pecar; sentíamo-nos cômodos aparentemente com nossa conduta. 

b) Agora daremos as costas ao pecado e avançaremos pela fé para Deus, tomados de Sua mão. Amaremos ao Senhor; amaremos Sua santa Lei; amaremos Sua Santa Palavra; procuraremos viver com aqueles que um dia entrarão no Reino dos céus. 

c) É uma mudança de atitude frente a Deus e ao Pecado. O ponto de partida desta mudança é nossa compreensão de que somos pecadores, e a aceitação de Cristo como salvador pessoal.

4. Confessar nossos pecados a Deus. Prov. 28:13; Salmos 32:3-5. 

5. Aproximar-nos de Deus por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. 

S. João 14:6.

a) O Senhor prometeu que nos receberia. S. João 6:37. 

b) Ele prometeu e cumprirá. Portanto apagará cada um de nossos pecados. I S. João 1:9.


III. O  HOMEM  DETERMINA  A  MEDIDA  DO  PERDÃO  DE  DEUS


1. No Pai Nosso o Senhor ensinou-nos que assim deveríamos orar: "E perdoa nossas dívidas assim como nós perdoamos..." 

2. Na medida em que eu estou disposto a perdoar receberei o perdão do Senhor.

a) Como filhos de Deus, o Senhor quer que amemos e perdoemos a Seus outros filhos. 


IV. O  HOMEM  A  QUEM  DEUS  ESQUECEU


1. Quando um homem quer se salvar por si mesmo, Deus declara: "Teu pecado está sempre gravado diante de mim". Jeremias 2:22. 

2. Mas quando um homem reconhece que é pecador; 

a) Compreende que não pode se libertar por si mesmo do pecado; 

b) Sente dor e arrependimento por haver pecado; 

c) Está arrependido desta conduta, e decidiu abandoná-la; 

d) Aceita a Cristo como seu Salvador e 

e) Confessa a Deus seus pecados; 

f) Aceitando pela fé que o sangue de Cristo pode lavá-lo; 

g) Quando esse homem se decide fazer como os demais, da mesma maneira como espera que Deus trate a ele.

Quando um homem fez tudo isto, chegou a ser um homem a quem Deus esqueceu. Isaías 43:25. 

3. Desse homem pecador Deus disse que se esqueceria para sempre. 

a) Seus pecados castigaram o corpo de Cristo cravado na cruz. 

b) Agora considera que veio à existência um novo homem, criado em Cristo Jesus, para as boas obras. 

c) Deus produziu no coração dessa pessoa um novo nascimento.

4. Um homem e uma mulher podem adotar uma criança; dar-lhe seu sobrenome; dar-lhe sua herança; dar lhe uma educação e bem-estar econômico e social; mas há uma coisa que não podem fazer por ela: É dar-lhe seu caráter. Os amigos e vizinhos poderão acariciar a cabeça dessa criança e dizer a seus pais: "É igualzinho ao pai ou a mãe." Os pais com discrição sorrirão, guardarão silêncio, porque eles sabem que não é certo. Sabem que o adotaram, mas não puderam compartilhar sua natureza. 

a) Quando um homem tiver seguido os passos que já mencionamos, Deus considerará que esse velho homem terminou. Deus esquecerá desse velho homem porque dentro desse corpo Deus criou uma nova vida; produziu o milagre do novo nascimento do qual Jesus falou a Nicodemos. Este novo homem foi gerado não por um ser humano, mas pela vontade de Deus. Isto significa que Deus tem implantado Sua justiça, Seu amor, Sua natureza dentro dessa pessoa que O aceitou. 

5. Deus promete sepultar para sempre os pecados daquele que aceita seguir os passos por Ele indicados no plano de salvação. 

Miquéias 7:18. 


CONCLUSÃO: 


1. Chamado a confessar os pecados ao Senhor por meio de oração. 

2. Oração final. 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI