39 QUATRO COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER

sermao 39 pdf


(A idéia central deste tema foi extraída de um sermão do Pastor E. E. Cleveland)


INTRODUÇÃO: 


1. Hoje falaremos acerca de quatro coisas que Deus, sendo Todo-Poderoso, não pode fazer. 


2. Vocês dirão que é uma blasfêmia assegurar que haja quatro coisas que Deus não pode fazer. Verão que não sou blasfemo. Que respeito profundamente ao Todo-Poderoso, e ainda assim posso demonstrar o que lhes disse. 


3. Antes de tudo, quero deixar a certeza de que creio firmemente em que Deus é Todo-Poderoso.


a) Nesse caso vocês se perguntarão: como pode, então, assegurar que existam quatro coisas que Deus não está em condições de fazer? 


I. DEUS  NÃO  PODE  MENTIR


1. A primeira coisa que Deus não pode fazer, é mentir. S. Paulo explica-nos que Deus não mente. Tito 1:2. 

2. É impossível que Deus minta. Hebreus 6:18. 

a) Deus não pode mentir. 

b) Isso iria contra Sua natureza.

3. Deus não é homem para que minta. Números 23:19,20.

a) (NOTA: Pergunte ao público quantos deles estão de acordo que Deus não mente; que devido a Sua natureza não pode mentir.) 

b) Muitos tratam a Deus como um mentiroso. Quando Ele disse que não mudou nem se pode mudar Sua santa Lei e os homens dizem que foi mudada, querem fazer passar a Deus como mentiroso. 

c) Deus não mente, não pode mentir, e não considerará como inocente ao que O faça passar por mentiroso.


II. DEUS  NÃO  PODE  MUDAR


1. Ele mesmo o declarou. Malaquias 3:6. 

a) Sabemos que Deus não é um homem para que minta. Se Ele declarou que não muda, assim é. 

b) Não pode mudar porque Ele disse e não mente. 

c) Não pode mudar porque Deus é eterno, e se mudasse deixaria de sê-lo.

2. Segundo a Palavra de Deus, não temos direito de tentar mudar o que saiu da boca de Deus. Isaías 45:23. Apliquemos esse princípio a uma situação objetiva.

a) Se a Bíblia não autoriza a mudar; que se revogue o que Ele falou. 

b) No monte Sinai Deus falou. Nessa ocasião os seres humanos escutaram dos lábios do próprio Deus, o decreto dos Dez Mandamentos, e não pode ser revogado o que saiu dos lábios de Deus, pois a lei é tão eterna como seu Autor. Pretender fazer uma mudança seria como que tratar de mentiroso a Deus, e isso seria terrível! 

c) ILUSTRAÇAO: Em uma oportunidade uma criança que vivia nas cordilheiras, perguntou a seu pai o significado da palavra eternidade. Para o pai foi um pouco difícil encontrar uma maneira prática de explicar a uma criança uma idéia tão abstrata como é a eternidade. Nada do que a menina conhecia poderia dar uma idéia próxima à eternidade. Mas de súbito, encontrou a maneira de ajudá-la a entender este pensamento. Mostrando uma das mais altas montanhas da cordilheira, disse à sua filhinha: 

- Está vendo aquela enorme montanha; tão alta? 

- Sim, respondeu a menina. 

- Imagina você que uma pomba viesse uma vez em cada mil anos, e que com a pontinha de sua asa, roçasse a parte mais alta daquela montanha. Quando a pomba terminasse de gastar toda a montanha, roçando com a ponta de sua asa o pico da mesma, uma só vez em cada mil anos, somente estava começando a primeira parte da eternidade. 

Então a menina, pensativa, exclamou: 

- Então a eternidade não se acabará nunca! 

d) Isso mesmo disse Jesus com respeito a Sua santa Lei. 

S. Mateus 5:17,18. 

- Ele declarou que não veio mudar. 

- Declarou que jamais mudaria nem uma letra nem um sinal. "Até que a terra e o céu se passem" (em outras palavras, tão eterna como os céus e a terra). "Nem um jota nem um til passarão da lei" (em outras palavras, nem uma letra nem um sinal será mudada da santa Lei de Deus enquanto os céus e a terra continuem de pé).

3. Não existe nem a mais remota possibilidade de que Deus mude. Tiago 1:17.

a) (Peça a consentimento do público com relação a este ponto: "Quantos acham que Deus realmente não pode mudar, porque é eterno?" Peça que levantem a mão.) 


III. DEUS  NÃO  PODE  OUVIR  A  ORAÇÃO  DAQUELE  QUE  TRANSGRIDE  SUA  SANTA  LEI 


1. A oração é o meio que temos para falar com Deus, estar em contato ou comunhão com nosso Senhor. 

2. Dizem as Sagradas Escrituras que o pecado nos separou de Deus. Isaías 59: 1,2. 

a) O pecado separa o ouvido de Deus para não escutar. 

b) O que é pecado? Segundo a Palavra de Deus é desobediência da santa Lei. I S. João 3:4. 

c) O pecado, ou seja a desobediência da santa Lei de Deus, desliga-nos de Deus.

3. Por isso diz a Palavra de Deus que aquele que não está disposto a guardar os mandamentos pronuncia uma oração abominável aos ouvidos de nosso Senhor. Provérbios 28:9. 

4. Davi sabia muito bem. Salmos 66:18. 

5. O cristão que diz estar em comunhão com Deus e não quer obedecer Seus mandamentos, é considerado por S. João na Bíblia, como um mentiroso. I S. João 2:3-4. 

a) Isso repugna a Deus. 

b) O Senhor não pode aceitar os lábios mentirosos. Prov. 12:22.  

c) Por essa razão, é lógico aceitar a posição de Deus: Ele não pode ouvir a oração daquele que despreza voluntariamente obedecer Sua santa Lei. 


IV. DEUS  NÃO  PODE  SALVAR  AO  HOMEM  CONTRA  A  SUA  PRÓPRIA  VONTADE


1. Deus deu ao homem livre arbítrio, portanto é o primeiro em respeitá-lo.

a) Nenhum homem é arrastado até Deus o Pai, como o homicida é arrastado ao comissário, ou ao patíbulo. 

b) Embora o Pai Se deleite em atrair-nos a Ele, nega-se terminantemente a obrigar a consciência. 

c) Se Deus obrigasse alguma pessoa a salvar-se contra sua própria vontade, o céu seria um inferno para ela. Estaria ali como um prisioneiro... amargurado. Como ele não está disposto a viver de acordo às normas que Deus estabeleceu, e que imperarão no céu, não poderá sentir-se feliz nesse lugar. Portanto, é justo que Deus não salve a um homem contra a vontade deste.

2. Nas Sagradas Escrituras diz-se que Deus, não salvará um homem contra Sua própria vontade, convida terna e carinhosamente aos pecadores para achegarem-se a Ele para ordenar suas contas e serem salvos. Isaías 1:18,19. 

3. Deus não pode salvar um homem contra sua própria vontade, porque quem se submete ao pecado se constitui em escravo do pecado. Romanos 6:16. 

4. Mas Deus tem poder para salvar aquele que aceita Sua salvação. Apocalipse 22:17.

a) ILUSTRAÇÃO: O filho de um cavalheiro da alta sociedade corrompeu sua conduta. Foi admoestado várias vezes por seu pai para que mudasse sua maneira de viver, mas em vez de fazê-lo para o bem fê-lo para o mal. Sua conduta piorou a tal extremo que o pai se viu obrigado a expulsá-lo de casa. 

Passaram-se alguns anos durante os quais o jovem desceu mais e mais na vida do delito, na imoralidade, na corrupção, na desintegração de seu caráter e de sua personalidade. 

Em certa oportunidade foi encontrado por um amigo do pai, que ao vê-lo tão miseravelmente vestido, tão mal de saúde, com uma conduta que envergonharia tanto a seu já entristecido pai, decidiu aconselhá-lo para que mudasse de vida e que tentasse conseguir o perdão de seu pai. O jovem não aceitou. 

Dois anos mais tarde, refletindo na linha de conduta que havia seguido durante esses últimos anos, e enquanto conversava novamente com o mesmo amigo de seu pai que lhe havia dado tão bons conselhos tempos atrás, decidiu provar. 

Com muita vergonha e medo, chegou até a casa de seu velho pai. Bateu à porta, fez-se anunciar pela pessoa de serviço que o atendeu e quando se encontrou diante de seu pai, soluçando pela vergonha e emoção, pediu perdão. O pai, comovido, abraçou o seu filho enquanto dizia: 

- Já há muito tempo terias recebido meu perdão se tivesses vinda pedi-lo. Já te perdoei em meu coração faz anos. Se tivesses vindo aqui antes já o terias recebido. Estava te esperando para perdoar-te e reintegrar-te ao lar.

b) O mesmo ocorre exatamente conosco diante de Deus. Arruinados pela pecado; degenerada nossa personalidade; afligidos e com intranqüilidade; de consciência pela situação que sorrateiramente chega a captar nosso coração, podemos desejar um mudança, mas talvez tenhamos temor de sermos rejeitados pelo Senhor. É provável que sintamos que não mereçamos o perdão e isto é verdade. Mas também é verdade que o Senhor, ao dar o Seu Filho para que morresse por nós na cruz, já tenha decidido em Seu coração perdoar-nos tão logo formos a Ele para solicitar o perdão de nossas faltas. Jesus assegurou que Ele está disposto a receber-nos. S. João 6:37. 


CONCLUSÃO: 


1. (NOTA: Faça um fervoroso apelo para que aceitem a Cristo como Salvador; para pedir-Lhe perdão dos pecados, confiando nos méritos do sangue do Senhor. Mostre-lhes (porém em forma muita breve; este é o momento de apelo e não de dissertação) que Deus não pode salvar a um homem contra sua própria vontade, mas que está esperando que você chegue arrependido a Ele, para receber dEle o perdão e a salvação.) 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI