7 Coisas que Deus odeia

7 coisas deus odeia

É estranho ouvir falar que Deus odeie algo, a Bíblia afirma que Deus é amor. Sendo que ele é amor como pode odiar? 

Só que exatamente por ele ser amor que não pode tolerar o mal, por isso Deus aborrece a impiedade que se manifesta nas ações dos homens, e também nas intenções. (Sl 24:6)

A Bíblia fala de vários pecados que são abominação para Deus, entre eles estão os especificados nos 10 mandamentos:

1 Idolatria;

2 Culto a imagens;

3 Desonrar seu nome, por palavra ou por mau testemunho;

4 Desrespeitar o descanso do Sábado;

5 Desonrar os pais;

6 Homicídio;

7 Adultério;

8 Roubo;

9 Mentira;

10 Cobiça.

7 COISAS QUE DEUS ODEIA


O rei Salomão menciona atitudes específicas que causam repugnância em Deus, a lista com 7 coisas que Deus odeia está em Provérbios 6, veja:

`Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.` (Pv 6:16-19 - NVI)

1 OLHOS ALTIVOS


É a atitude de querer ser superior aos outros, olhar as pessoas de cima pra baixo. Vaidade, orgulho.

Jesus nos ensinou que devemos fazer o contrário, considerar os outros superiores a nós mesmos. 

São palavras muito incisivas as ditas por Paulo em Filipenses:

`Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.` (Fl 2:3-8 ARA)

2 LÍNGUA MENTIROSA


A mentira, geralmente é um pecado secundário, dita para encobrir algo errado que foi feito anteriormente.

Aqui está se referindo ao ato de alguém que vive mentido, prejudica as pessoas, e que por causa disso aborrece a Deus, perdendo o direito ao céu.

`Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.` (Ap. 22:15)

3 MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE


O assassinato na Bíblia se dava pelo fato de alguém matar outro sem motivo, como a conspiração de Jezabel para matar Nabote. (Ver 1 Re 21)

João também afirma que: `Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.` (1 Jo 3:15)

4 CORACÃO QUE TRAMA PROJETOS IMPIOS


No livro de Jó é dito que os ímpios `Concebem a malícia e dão à luz a iniquidade, pois o seu coração só prepara enganos.` (Jo 15:35)

Muito dizem `Mente vazia, oficina de satanás`.

Muitas pessoas não fazem o mal por falta de oportunidade, por que dentro de si não param de maquinar o pecado, em diversas formas de impureza.

5 PÉS QUE SE APRESSEM PARA O MAL


Aqui está descrito o individuo que é viciado.

Mal acorda e já corre pra alimentar o vício, seja o álcool, cigarro, drogas ilícitas, pornografia, jogos de azar, vídeo games, etc.

6 FALSO TESTEMUNHO


Mais uma vez aparece a mentira, um pecado bastante desagradável, não só para Deus, como para quem o sofre.

Ninguém gosta de ser enganado, e aqui está a modalidade de um engano comum em nossos dias: `denegrir a reputação alheia` ou `acusar alguém de algo que ele não fez`, falso testemunho. 

Isso é algo que Deus odeia.

`Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.` (Mt 18:6) 

7 SEMEAR CONTENDAS ENTRE PESSOAS


Aqui está o pecado da fofoca, o grande mau do `leva e traz`.

A maledicência causa estragos terríveis e duradouros nas famílias, e é por isso que Deus a abomina!

Esse é o pecado de Satanás, o `acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.` (Ap 12:10)

Satanás tem 3 filhas:

1 Me falaram,
2 Me disseram,
3 Me contaram. 

8 O DIVÓRCIO


Existe também um oitavo item acerca do qual também é dito que Deus odeia, que é o divórcio, está em Malaquias:

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel...(Ml 2:16 - NVI)

Hoje em dia, o divórcio é comum, até mesmo entre os membros da igreja, e isso é algo que tem deixado muito a desejar entre os cristãos.

`Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.` (Mt 19:4-6 - ARA)

PREGAÇÃO


Assista essa pregação sobre as 7 coisas que Deus odeia:


CONCLUSÃO


Você conferiu aqui as 7 coisas que Deus odeia, é exatamente por que o ser humano não para de fazer o mal que a ira vindoura trará juízo e justiça aos filhos da perversidade.

`Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.` (Ef 5:6)

Ninguém escapa do juízo:

`Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.` (Ecl 12:14)

VEJA TAMBÉM


- O PECADO IMPERDOÁVEL
- RECURSOS BÍBLICOS