Que diz a Bíblia sobre horóscopo e astrologia

horoscopo astrologia biblia

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a astrologia não é uma crença moderna, como alguns pensam. Pelo contrário, é antiquíssimo, e aprofunda suas raízes no atoleiro das superstições ancestrais do homem. Em realidade, o senso comum e a experiência a rechaçam.

Faz mais de cinco mil anos que Ninrode, o grande caçador do Antigo Testamento, o primeiro poderoso da Terra, quis dar expressão ao seu poder fazendo construir na terra de sinear uma torre cuja ponta chegasse ao céu.

TORRE DE BABEL


A torre de Babel é o mais velho monumento levantado pelo orgulho do homem. Ninrode, que significa “rebelde”, tentou edificar uma torre tão alta que de cima pudesse perscrutar as estrelas do céu, para buscar no espaço sideral um deus novo um deus que se adaptara a seus próprios pensamentos e se ajusta à sua prepotência.

No fundo, a astrologia é um resultado da incredulidade do homem na revelação de Deus. O propósito de Ninrode, ao planejar a torre de Babel, estava baseado na incredulidade.

Deus havia prometido que não haveria outro dilúvio e pôs nas nuvens o arco de seu concerto. Mas Ninrode desprezava as promessas de Deus. Sua atitude era uma maneira de dizer.” 

Deus nada tem a ver com o dilúvio: tudo foi  resultado de causas materiais”. Vamos - disse com arrogância - edifiquemos uma cidade e uma torres, e tornemos célebre o nosso nome... Se sobrevier outro dilúvio, subiremos à torre e escaparemos das águas!

Sua determinação representava um ataque direto à religião de Noé, que era a religião revelada do Deus verdadeiro.

PRIMÓRDIOS


Com sua vã interrogação das estrelas, Ninrode lançava as bases da astrologia na terra de Sinear. Ele era um homem poderoso, que na euforia de seu poder queria afrontar os propósitos divinos! Era o espírito do Anticristo que começava a manifestar-se no mundo!

Assim, como a “astromancia” chegou a ser na antiguidade a religião de Nínive e Babilônia, a astrologia veio a ser como uma espécie de religião para as multidões sem Deus da era presente.

Em tempos de decadência moral, quando não há paz no coração e predomina a incerteza; quando o horizonte está escuro e vive sem esperança, então o homem sente a tentação de ir em busca dos agoureiros do porvir, para que eles apresentem algo melhor que sua infortunada vida presente.

 Deus dá ao ser humano o hoje. sim, o agora é nosso. mas o amanhã não nos pertence, porque o futuro forma parte da eternidade de Deus.

Jesus mandou que Seus seguidores não estivessem ansiosos pelo amanhã, dizendo-lhes: 

“Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? ... Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça...”(Mateus 6:25,33).

Um outro fator importante que gostaríamos de destacar é a relação entre a astrologia e o ocultismo. 

Por uma estranha afinidade, não são poucos os adeptos da astrologia que o são também do ocultismo, do embuste dos videntes, da ciência oculta, da projeção astral, das drogas, e de outras formas de bruxaria. 

São os que vivem rodeados de superstições como: derramar sal, quebrar um espelho, passar debaixo da escada, etc.

HORÓSCOPOS 


O homem ou a mulher que para suas decisões depende do horóscopo está renunciando deliberadamente a seu alto privilégio de ser livre, criado à imagem de Deus. 

São as mesmas pessoas que quando escutam o evangelho dizem que não podem crer. Não podem crer na verdade do evangelho do Cristo, mas não tem dificuldade de crer nas fantasias do homem.

No entanto, não podemos desconhecer que há pessoas de boa fé que caem nas redes da astrologia, mesmo quando a boa fé não diminui a gravidade de seu erro nem evita suas faltas conseqüências.

O fato de a astrologia ser uma ciência de segunda categoria até que poderia ser desculpado, se ela nos desse boas dicas. Mas o tempo provou que ela não acerta mais do que em simples livro de conjecturas.

Um físico, por exemplo, checou a data de nascimento de milhares de cientistas políticos listados no “Quem é Quem americano”. De acordo com a astrologia, as pessoas de determinados signos tendem a seguir a carreira política ou científica. 

O que ele descobriu, no entanto, é que os signos das pessoas observadas variavam tanto quanto o do público em geral. 

Mais um exemplo: um psicólogo da Universidade do Estado de Michigan obteve os dados sobre centenas de pessoas que tinham casado e divorciado, e descobriu que a taxa de separação entre os casais unidos sob signos “compatíveis” era equivalente à taxa verificada entre os de signos “incompatíveis”.

Outro cientista, um estatístico francês, realizou um amplo estudo sobre a vida e o signo de 15 mil profissionais bem sucedidos. Conclusão: nenhum vínculo especial entre o sucesso profissional e as influências astrológicas.

As dicas e previsões dos horóscopos costumam ser tão genéricas que qualquer pessoa pode relacionar algum ponto delas com a sua vida.

Um bom exemplo disso é fornecido pelo estudo do estatístico francês que mencionamos. Através de um jornal, ele ofereceu horóscopos personalizados. Cerca de 150 pessoas responderam. 

Então ele enviou para cada uma delas exatamente a mesma informação, e perguntou quão bem a descrição batia com sua realidade. Surpresa: 94 por cento delas disseram que reconheciam a si próprias - 94 por cento das pessoas que tinham recebido o horóscopo de um grande assassino.

A astrologia tem vários problemas. Destacamos alguns: baseia-se em “má” astronomia. Nenhuma constelação está onde os astrólogos dizem estar, nem mesmo os signos do zodíaco; a astrologia nega que o Sol seja o centro do nosso sistema planetário. 

Embora os astrólogos relutem em admitir isso, todo o seu trabalho está baseado na idéias de que a Terra, não o Sol, é o centro ao redor do qual os outros planetas giram. Esta teoria era aceita até que Copérnico desbancou-a em 1540. 

A astrologia não acompanhou o novo ponto de vista. A astrologia também tem problemas com os gêmeos. Segundo as leis da astrologia, os gêmeos são influenciados pelos mesmos planetas e têm os mesmos traços hereditários.

Logicamente, se duas crianças que nascem com minutos de diferença, sob o mesmo signo do zodíaco, seu futuro astrológico deveria ser muito parecido. Mas isso não acontece, e os astrólogos são incapazes de explicar as diferenças. 

Um outro sério problema é que a astrologia também rejeita a pessoa de deus. Será que os planetas possuem uma consciência? Por incrível que pareça, astrólogos modernos defendem a ideia de que o sistema solar tem uma espécie de consciência coletiva e vontade. 

Acreditam numa super consciência que atua sem Deus e além de Deus. É uma filosofia panteísta na qual poder de deus permeia cada coisa - um claro indício de que a astrologia vem do paganismo.

Diante disso, como é possível acreditar na astrologia? Não sei. Seu sucesso se deve talvez às promessas de sorte, dinheiro, trabalhos vantajosos, bons relacionamentos, compreensão do futuro, a felicidade. 

Tudo não passa, porém, de fraude. Afinal, ele não oferece nada disso. Por esta razão, a bíblia a condena fortemente. 

Diz Levítico 19:31 “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles”. 

O profeta Isaías, dirigindo-se à Babilônia exclama: 

“Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que cada luva nova predizem o que há de vir sobre ti”. (Isaías 47:13).

De acordo com a Bíblia, as estrelas realmente falam. Mas sua mensagem não é a dos astrólogos. 

“Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos”, diz o Salmo 19. 

Aí está então o que elas dizem.

A verdadeira mensagem das estrelas é que há um deus pessoal, amoroso e sábio, cheio de poder, que criou o Universo e cuida de tudo. O que as estrelas dizem, no fundo, é que nas mãos desse Deus você estará bem.