O uso do Vinho na Bíblia

vinho da biblia

Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? O fato de Jesus ter transformado água em vinho nas bodas de Caná e também ter usado vinho na ceia com os discípulos, é uma indicação de que esta bebida pode ser usada pelos cristãos?

No Velho Testamento há duas palavras hebraicas geralmente empregadas para designar o vinho: YAYIN, que se refere a suco fermentado de uvas e TIROSH, que se refere a vinho doce, fresco, sem fermento, não alcoolizado. 

VINHO NA BÍBLIA


Por exemplo, no Salmo 104:15; Provérbios 20:1; Isaías 5:11 e Habacuque 2:5, se emprega a palavra YAYIN, vinho fermentado. Há um caso curioso em Isaías 25:6, sobre vinho clarificado, sem borras. Era um vinho que devia ser filtrado antes de ser usado.

A palavra TIROSH geralmente designa suco de uvas ou outras frutas, embora, algumas vezes e raramente, indica mosto, que é o suco em fase de fermentação. Assim em Gên. 27:37; Números 18:12. etc.

Outra bebida intoxicante mencionada no Velho Testamento é o SHEKAR, feito de grãos fermentados, mel ou tâmara. É geralmente traduzido por “bebida forte”.
No Novo Testamento há três palavras gregas que são traduzidas por “vinho”. 

A mais usada é OINOS; as duas outras palavras são empregadas apenas uma vez, fazendo alusão ao vinho fermentado (em Lucas 1:15 e Atos 2:13).

OINOS pode tanto se referir à bebida inebriante como ao suco de uvas ou xarope. Esse xarope era obtido pela fervura do suco até tornar-se como o mel, e então guardado em vasos para uso futuro. 

Numa região de clima quente, essa era a forma de conservar o derivado de uva para consumo posterior, sem que ocorresse a fermentação. Esse xarope diluído em água quente ou fria, era a bebida preferida nos tempos de Jesus.

Como a palavra grega não define se o vinho era fermentado ou não, com muito bom senso deve-se considerar o contexto em que a palavra se encontra. 

No casa do casamento em Caná da Galiléia, por exemplo, é inconcebível que Jesus, após o recebimento do Espírito Santo, haja em Seu primeiro milagre, produzido bebidas alcóolicas, pois elas são, segundo a Bíblia o maior oponente da vida do Espírito. 

Efésios 5:18 diz: 

“Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Tampouco, em hipótese alguma, Cristo, o Senhor da vida, produziria vinho fermentado ou o usaria na Ceia, pois a fermentação representa uma corrupção da bebida natural, e isso arruinaria o símbolo da Comunhão.
* *
Consultoria Doutrinária (RA, dez. 74, pág.34).

“…Ainda com relação ao vinho bebido nas bodas de Caná, diz o nosso comentário que as talhas de pedra, em número de seis, continham de duas a três metretas. Cada vasilhame continha cerca de 87 galões americanos, e como cada galão equivale a 3,8 litros, segue-se que Jesus produziu 330 litros de vinho. 

Ora, os convivas já haviam bebido fartamente vinho quando Jesus realizou o milagre. Se tivessem bebido algo fermentado, deviam estar todos já embriagados. E Jesus, se tivesse feito vinho do mesmo tipo, seria agravado violentamente a situação dos convivas já altamente alcoolizados. Seria o absurdo. Cristo, segundo este conceito, seria fabricante de bebidas alcoólicas!!! A Caná era uma aldeia, um vilarejo de uns 200 habitantes, se tanto.

Segundo I Pedro 1:10 e 11, era Cristo quem falava pela boca dos profetas e escritores sagrados. Foi Ele, pois, quem no Velho Testamento, fez esta advertência ao povo israelita: 

“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora. Todo aquele que por eles é vencido, não é sábio”. Prov. 20:1. 

Foi Ele quem prescreveu abstinência à mãe de Sansão (Juízes 13:3, 4 e 14). Cristo não iria contradizer Seus próprios ensinos produzindo ou usando bebidas alcoólicas. De modo algum.”

Normalmente o vinho é louvado pela existência dos Flavonoides, que previnem doenças coronarianas. Mas o suco de uva também os contém, com a vantagem de não nublar a clareza de raciocínio. 

É por isso que Paulo nos diz: 

`Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.` (Rom. 12:1 e 2).

Deus o abençoe