Usar saia ou calça comprida na igreja?

saia ou calça comprida na igreja

Alguns aspectos deste problema parecem estar mais relacionados a costumes do que com religião. Existe um verso na Bíblia que diz que: 

"a mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável ao Senhor teu Deus". (Deut. 22:5). 

Mas, o que é considerado roupa de homem, e o que é considerado roupa de mulher? 

Uma coisa não podemos esquecer: para definir o que é roupa de homem e de mulher, temos que estudar os padrões da cultura local. 

PARADOXO


Na Escócia, por exemplo, saias são honradas como sendo por excelência a roupa dos homens! Nos países árabes, tanto homens quanto mulheres usam túnicas. O que importa então, é que, seja qual for a cultura em que viva, o cristão deve fazer uma separação clara entre a roupa do homem e da mulher. 

Creio que o Criador estava querendo prevenir a confusão do homossexualismo. E mesmo usando roupa de seu sexo, que seja honrada. Existem calças compridas, assim como vestidos, que a mulher cristã não pode usar sem faltar com a modéstia, recato e santidade que deve caracterizar as mulheres cristãs. 

Tanto calças como vestidos que possuam transparências, que revelem o corpo, que despertem desejos pecaminosos nos homens, não devem ser usados. A mulher cristã só deveria usar calças, vestidos ou saias que se ajustem a seu serviço ao Criador, e não à moda apenas. 

Mas, o que aconteceu com este assunto foi o seguinte: no inicio do século, a roupa de homens e mulheres no mundo ocidental era bem diferente uma da outra. Você pode imaginar o que aconteceu quando as primeiras mulheres começaram a usar calça comprida! 

E de fato, não eram mulheres de reputação muito correta as primeiras que usaram "roupa de homem". Antes disso, algumas mulheres, especialmente em países onde cai neve, usavam no inverno uma especie de calças compridas, só que devidamente cobertas por aqueles longos vestidões que você já deve ter visto em filmes. 

Mas usar só as calças, sem as saias por cima, era ficar como homem, e isto, só usavam as mulheres muito ousadas e de má fama, como já disse. É lógico que as coisas já são bem diferentes. 

A calça comprida hoje é aceita como uma roupa de mulher pelo mundo ocidental, e sua modelagem já é tão adaptada a ela que calça de mulher, nem homem pode usar. Mas, por uma razão cultural, no Brasil, a calça comprida acabou sendo considerada como um traje mais ocasional, do que formal. 

EXEMPLO


Para você ter uma ideia, para uma advogada entrar no fórum e entregar um documento ao juiz, ou comparecer a uma seção, ainda hoje não pode usar calça comprida. 

E, indo para a Igreja, muitos entendem que devemos nos apresentar com o melhor que possuirmos, isto é com a roupa mais nobre. Talvez ainda demore muito para você encontrar uma comissária de bordo em aviões usando calças compridas, e porque? 

Não é porque elas considerem as calças compridas como indecentes. Apenas, existe uma convenção cultural de que, para a mulher, a roupa nobre é a saia ou o vestido. E, se para Deus devemos oferecer o melhor, porque dar a ele uma roupa que para muitos é de segunda classe? 

Muitos na igreja temem os excessos, caso a calça comprida fosse liberada. Mas este é uma argumento fraco, pelo fato de que os excessos, em alguns casos, já estarem acontecendo com os vestidos e saias!! 

Você percebe como tudo isto é muito subjetivo? Eu tenho certeza de que muitas pessoas em minha igreja ficariam escandalizas se vissem minha esposa ou outra mulher experiente trajando calças compridas no culto. 

NA BÍBLIA


Por isto, em casos como este, o melhor é aceitar as palavras de Paulo quando diz que "nenhum de nós vive para si mesmo" (Rom. 14:7). 

E então ele diz: 

"Tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão."(v. 13). 



"se por causa de comida [ou calça comprida] o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida [ou calça comprida ou outra coisa qualquer] não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu."(v.15). 

E em I Coríntios, Paulo diz que:

"todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse; e, sim, o de outrem." (10:23 e 24). 

Veja ainda os versos 32 e 33 e o primeiro verso do capítulo 11 de I Corintios. 

Bem, espero que tenha conseguido ajudar um pouco. Em minha igreja, acredito que muitos também não entendem bem esta questão, e outros ficariam escandalizados até com minhas opiniões expostas acima. 

Mas, o que vale mesmo é estarmos preparados para quando nosso Senhor Jesus voltar. Ainda que o uso de uma calça decente e modesta durante os cultos não seja errado em sua opinião, acho que não vale a pena usá-la se vai ferir ou escandalizar a um irmão ou irmã que seja. 

Acredito que em outros países, as igrejas batistas permitem o uso da calça comprida para mulheres em seus cultos (a adventista também). Mas como cristãos, temos que viver de acordo com a cultura local. 

Se vivemos com outra cultura, corremos o risco de escandalizar. Não vivemos para nós, mas para os outros. 

E, além disto, creio que é desejo de Satanás que a nós percamos tempo com estas questões, pois assim ele estará nos desviando do mais importante: o preparo pessoal para a volta de Jesus, e a evangelização, além de estar conseguindo criar dissenção entre nós. 

Pr. Marcos Faiock Bomfim