Casal com idades muito diferentes seria também jugo desigual?

 idades diferente jugo desigual

II Cor. 6:14 – “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 

Propósito: Separação clara no contato entre crentes e descrentes. Por que? 

O conselho de Deus é contra qualquer tipo de associação voluntária com pessoas que não temem a Deus ou não ligam para seus princípios.

Casamento, sociedade, namoro, etc.

Porque nossa mente é influenciada por aquelas pessoas e pelas idéias com as quais entramos em contato. 

Não há como resistir. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

Casamento de pessoas com idades muito diferentes, se os dois forem crentes, não constitui, estritamente falando “Jugo Desigual”, no sentido espiritual.

PROBLEMAS


Mas isso não significa que eles não vão ter alguns problemas a mais. Posso citar alguns:

Diferenças sexuais

Diferenças de disposição

Diferenças de maturidade

Ter um cônjuge muito mais novo pode afetar a auto-estima

Viuvez provável

CASAMENTO DEPOIS DA UNIÃO FÍSICA


De acordo com a compreensão que temos do assunto, à luz da Bíblia, o casamento (tornar-se uma só carne) não ocorre na igreja, e sim na intimidade do quarto do casal, após terem pedido a bênção de Deus na Igreja, durante a cerimônia. 

Quando um casal já se tornou "uma só carne", não existe o motivo para pedir a bênção de Deus na Igreja para aquilo que já aconteceu. É por este motivo que a Igreja Adventista não realiza casamento nestas circunstâncias. 

O que até pode ser feito, depois do casamento no civil, é um culto de Ação de Graças a Deus pelo tempo de convivência que já houve, e um pedido de bênção para a vida a dois a partir dali. 

Qualquer casal da igreja pode pedir para ter uma cerimônia assim. Seria quase como um culto para bodas (de prata, ouro, etc.). A Igreja crê que a cerimônia do casamento deve ser reservada apenas para aqueles que buscam a Deus antes da união. 

Desta forma, estaria também desencorajando outros jovens de seguir os padrões do mundo - conviver primeiro para formalizar a união depois - o que resulta em um tipo de casamento com baixo grau de compromisso, e comprovadamente muito suscetível à dissolução. 

A Igreja considera este assunto de casamento de tanta importância, que um pastor que realiza uma cerimônia de casamento nestas circunstâncias tem a sua credencial cassada. 

Eles vão entender que com o pecado, algum tipo de perda sempre ocorre. E a menor perda, diga-se de passagem, é a da cerimônia do casamento. Com certeza (e isto eu tenho presenciado já em vários casos), eles vão ter alguns problemas a mais na convivência em virtude de terem partilhado de intimidade física antes do compromisso. 

Mas, em lugar de enfatizar apenas a perda da cerimônia, vocês podem destacar para os jovens o privilégio de poder contar com as bênçãos de Deus dalí para a frente, caso queiram. 

Deus não vai abandoná-los, e não depende apenas de uma cerimônia para abençoar. Mas a Igreja não pode realizar a cerimônia do casamento porque desta forma, diante da sociedade e de seus membros, estaria aprovando a atitude do casal, e encorajando outros a lhes seguirem o exemplo.

Nessa hora, a Igreja precisa levar em conta não apenas a situação do casal, mas também a sua função educativa e formadora em relação a seus demais membros. 

COMO SABER A VONTADE DE DEUS


Existem detalhes de nossa vida em relação aos quais precisamos tomar decisões, mas não conseguimos encontrar uma resposta específica na Revelação (Bíblia e Espírito de Profecia). 

Mesmo assim Deus quer no guiar. Veja as promessas em sua Bíblia: Sal. 25:8-14; 32:8-11. 

Mas como fazer para entender a vontade de Deus para um assunto em relação ao qual não existe resposta na Revelação? 

1. Entregue o problema a Deus em oração. (Sal. 37:4 e 5; Filip. 4:6 e 7). 

2. Procure separar a primeira parte (Mat. 6:33) de cada dia para a comunhão com Deus, através da oração, leitura da Bíblia, estudo da lição e do Espírito de Profecia. 

Assim sua mente ficará cada vez mais sensível para discernir a vontade de Deus para sua vida, mesmo em detalhes que aos olhos de outras pessoas possam parecer sem importância. 

Veja esta promessa: 


"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança". Sal. 25:14. 

Esta outra: 

"O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, satisfará cada uma de vossas necessidades em Cristo Jesus". Filip. 4:19. 

Posso lhe assegurar de que o Senhor Jesus sabe de tudo muito bem, e saberá dirigir a você. Entre outras, Ele pode dirigir por uma das seguintes maneiras: 

• Bíblia: Durante a leitura, através de um verso, o Espírito Santo fala ao seu coração, dando a certeza de que o texto se refere ao fato que a preocupa. 

• Conselho dos pais ou de amigos cristãos: "Honra teu pai e tua mãe..." 

• Encontro de acontecimentos: Apesar de seus esforços, as coisas não vão dando certo, por exemplo. Nunca reclame. Você não pediu a Deus que dirigisse? 

Ele sempre vai querer proteger a você. 

"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" (Rom. 8:28), diz Paulo.