O que significa 'Dar Glória a Deus' na Bíblia?

Dar gloria a Deus

Dar glória ou glorificar a Deus na Bíblia não é cantar, nem gritar e nem chorar. Descubra aqui o que você deve fazer para glorificar a Deus em sua vida.

DESCOBRINDO


O que é a glória de Deus na Bíblia?

"Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. (Ex 33:17-19)




A glória de Deus na Bíblia é seu caráter, seus atributos de justiça, bondade e misericórdia:

"E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! (Ex 34:6,7)

QUANDO DAMOS GLÓRIA A DEUS?

O ser humano dar glória a Deus quando pratica as mesmas obras de Deus, ou seja, quando é 'compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado'.

Dar glória a Deus é refletir seu caráter na vida, é sacrificar-se por amor a ele. Esse foi o procedimento de Cristo, principalmente quando ele entregou-se para ser morto:

"Quando ele saiu, disse Jesus: Agora, foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele;" (João 13:31)

VEJA AQUI


Pessoas que glorificaram a Deus na Bíblia:

Abraão glorificou a Deus quando ia oferecer seu filho Isaque no monte Moriá; (Gn 22)

 glorificou a Deus quando perseverou na fé, mesmo sofrendo injustamente; (Jó 1:21)

Moisés glorificou a Deus quando se tornou mediador do povo rebelde; (Ex 32:32)

Daniel glorificou a Deus quando foi jogado na cova dos leões por sua fé; (Dn 6)

Davi glorificou a Deus quando suportou com paciência as consequências do seu pecado; (1 Sm 16:5-12)

Estevão glorificou a Deus e viu a glória de Deus, quando foi apedrejado; (At 7)

Jesus glorificou a Deus quando sofreu e morreu, desejando o bem aos inimigos; (Lc 23:34)

Todos esses mostraram reflexos do caráter do Pai em suas vidas, e com isso glorificaram a Deus diante dos homens e dos anjos, tendo suas histórias sido testemunhadas para nos inspirar a fazer o mesmo.

Qualquer pessoa pode glorificar a Deus quando pratica as mesmas obras em sua vida. (Ver Mateus Capítulos 5-7)

No tempo do fim, o povo de Deus glorificará a Ele:

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida." (Ap 12:11)

CONCLUSÃO


Existem pessoas que cantam, choram e gritam pensando estar dando glória a Deus, no entanto essas mesmas pessoas muitas vezes vivem em intrigas e contendas com o próprios irmãos e familiares, esse louvor é em vão. Glorificar a Deus, de fato e de verdade é manifestar o fruto do espírito na vida:

"...amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,  mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gal 5:22,23)

VEJA TAMBÉM


- 177 Sermões em Power Point
- Como deixar de fumar (Em 5 Dias)