7 Mulheres Estéreis da Bíblia que Conceberam

Mulheres Estéreis da Bíblia

Veja aqui as 7, ou melhor, 8 mulheres da Bíblia que não podiam ter filhos e milagrosamente foram mães por intervenção divina.


1 SARA


A esposa de Abraão chegou a oferecer sua serva ao marido para gerar filhos por meio dela, tendo em vista que era estéril e já estava em idade avançada.


No entanto, Deus informou a Abraão que sua esposa teria um filho, na ocasião ela sorriu com a notícia por que não acreditou que seria possível. 


Como para Deus não há impossíveis, Sara concebeu por volta dos 90 anos de idade, quando já nem menstruava mais, e teve um filho a quem deu o nome de Isaque, que significa 'risos'. (Ver Gn 11:30)


2 REBECA


A esposa de Isaque também era estéril e obteve a dádiva da concepção depois que seu marido orou por ela.


Ela gerou os gêmeos Esaú e Jacó, um fato curioso é que as crianças brigavam em seu ventre o que refletiria a relação dos dois ao longo da história, eles foram progenitores de duas nações notórias da Bíblia, o povo Judeu e os edomitas.


Depois disso Rebeca não teve mais filhos. (Ver Gn 25:21)


3 RAQUEL


O patriarca Jacó era casado com duas irmãs, Lia e Raquel, filhas de um homem esperto chamado 'Labão'. Ele porém amava mais a Raquel, tendo em vista que seu sogro o enganou na noite de núpcias, Lia acabou sendo desfavorecida. (Gn 29:25)


A segunda esposa de Jacó era ansiosa por um filho e competia com sua irmã Lia, que teve 7 filhos, ela se via angustiada com sua situação e cobrava de Jacó que lhe desse um filho, o que acerca disso ele nada podia fazer.


Raquel gerou um filho chamado José, depois de uma vez dizer a seu marido: 'Dá-me filhos se não morrerei' (Gn 30:1), o nascimento dessa criança foi marcado por uma experiência inusitada onde no contexto é citada uma planta afrodisíaca de nome 'mandrágora', que possivelmente tenha tido algum efeito na cura da esterilidade de Raquel.


A ironia da história é que aquela disse 'dá-me filhos se não morrerei' morreu exatamente em trabalho de parto de seu segundo filho Benjamim. (Ver Gn 35:18)


4 SIFRÁ E PUÁ


As duas parteiras que eram responsáveis pelo controle de natalidade das crianças hebreias no Egito, elas foram comissionadas por Faraó para matar as crianças do sexo masculino logo que nascessem, porém descumpriram a ordem do rei e em consequência disso a Bíblia afirma que Deus as abençoou permitindo que elas constituíssem família. (Ver Ex. 1:21)


5 MÃE DE SANSÃO


A Bíblia não registra o nome da mãe de Sansão, apenas do pai que se chamava 'Manoá'.


Sua esposa também era estéril e recebeu a visita de um anjo dizendo que ela iria engravidar e deveria seguir um rígido regime pré-natal consagrando o futuro filho a ser 'nazireu' de Deus, o que envolvia entre outras coisas, o fato de não lhe deixar cortar o cabelo.


Esse anjo apareceu duas vezes para lhe dar as instruções, inclusive na segunda vez ele desapareceu de forma sobrenatural subindo na fumaça de um fogo que havia sido acesso para oferenda. (Ver Jz 13:19,20)


6 ANA


A mãe do profeta Samuel vivia um relacionamento disfuncional, tendo em vista que seu esposo 'Elcana' teve que adquirir um segunda mulher que lhe gerasse filhos, já que ela não tinhas filhos e a sociedade naquela época considerava uma maldição para a família tal condição, tendo em vista que seu marido não poderia suscitar um descendente que lhe preservasse o nome e herdasse seus bens.


Isso fez com que Ana sofresse constantemente afrontas de sua rival, o que a levou a buscar a Deus em oração, prometendo que caso concebesse, traria o filho como devolvido ao Senhor para o servir no Santuário.


A oração foi ouvida e o menino Samuel foi trazido ao templo por sua mãe quando o desmamou.


Como resultado de sua fidelidade Deus abençoou a vida de Ana com um homem de Deus que teve um papel extraordinário na história de seu povo, Samuel foi um dos maiores profetas e líderes mencionados na Bíblia sagrada.


Além dele, ela teve outros três filhos e duas filhas. (Ver 1 Sm 1 e 2)


7 ISABEL


Essa era prima da virgem Maria e esposa de Zacarias, o qual recebeu o aviso do anjo Gabriel enquanto ministrava no templo de Herodes em Jerusalém.


Zacarias ficou mudo durante toda o período da gestação de Isabel e só voltou a falar quando a criança nasceu para lhe dar o nome de João, conforme fora informado pelo anjo. (Ver Lc 1:7)


ADENDO


Além dessas, também houveram outros casos de mulheres impossibilitadas de gerar filhos na Bíblia, foram elas:


Micalfilha de Saul que casou com Davi. (2 Sm 6:23)


A mulher sunamita, que fez um quarto em sua casa para hospedar o profeta Eliseu, que em resposta à sua generosidade intercedeu por ela para que engravidasse. (2 Re 4:16)


O filho dessa mulher acabou morrendo um tempo depois, mas foi ressuscitado pelo profeta. (Ver 2 Re 4:36)


A mulher de Abimeleque, Rei de Gerar, e suas servas ficaram estéreis por causa de Sara, esposa de Abraão, por que ele a tomara por engano como uma de suas concubinas no harém real.


Depois de descoberto o engano, ele pediu que Abraão a levasse, Abraão orou e Deus curou as mulheres e elas puderam gerar filhos novamente. (Ver Gn 20:17,18)


CONCLUSÃO


Nos tempos bíblicos, as mulheres eram muito mais suscetíveis a sofrerem com problemas de esterilidade, principalmente as mulheres da genealogia sagrada.


Isso ocorria de certa fora para que Deus manifestasse sua vontade de forma direta, levando as pessoas a sentirem a necessidade de que o buscassem para que assim ele realizasse suas maravilhas no mundo, de forma que o louvor fosse dado apenas a ele, provedor de toda boa dádiva. (Ver Tg. 1:17)


Veja também - 8 Orações Poderosas da Bíblia