As 8 Orações Mais Poderosas da Bíblia Sagrada (AT)

oração da manhã

As orações mais poderosas da bíblia foram feitas por pessoas comuns como eu e você!

Qualquer coisa que alguém deseje obter na vida é possível através da oração, todas as conquistas dos grandes heróis do povo de Deus ocorreram como resposta a oração fervorosa. 

Seja oração da noite ou a oração da manhã, seja individual ou em grupo, ela pode mover os anjos através do tempo e espaço para realizar os propósitos de Deus na vida de seus filhos.

Para uma oração ser atendida é preciso algumas condições, entre elas:

Crer (Mateus 7:7 / 11:24)

Obedecer (I Jo 3:22)

Aceitar a vontade de Deus (I Jo 5:14)

Usar o nome de Jesus (Jo 14:13)

Não duvidar (Tg 1:5,6)

Oração não é superstição nem um mero ritual de palavras, atos ou cerimônias, Jesus menciona em Mateus 5 que a oração particular deve ser secreta e não enfadonha e repetitiva, orar é conversar com Deus como se fala a um amigo, isso só é possível quando se adquire intimidade.

Muitas orações são registradas nos Salmos, na verdade praticamente todos os salmos são orações, a lista seguir menciona personagens bíblicos que transformaram a realidade à sua volta por meio de orações poderosas que fizeram em momentos decisivos de suas vidas, acompanhe...



A ORAÇÃO DE ANA (1 Samuel capítulo 1)


Ana era uma mulher atribulada tendo em vista que seu marido Elcana tinha outra esposa chamada Penina, isso até que era tolerável na época, mas o que a perturbava mesmo era o fato de ser estéril enquanto sua rival tinha filhos e zombava dela constantemente, um dado momento quando a família foi a Siló na visita anual ao templo, Ana decidiu derramar o coração diante de Deus e disse que se Ele lhe concedesse um filho ela o entregaria de bom grado ao serviço de Deus, a sua oração foi atendida e foi assim que nasceu Samuel, cujo nome significa: ‘pedido a Deus’. 

oração

Depois disso ele teve outros 5 filhos, mas não há como medir a importância daquele que consagrou, nem o tamanho da implicação de sua oração na história sagrada, ela deu à luz um homem que marcou toda uma época, e até hoje a influência de sua súplica move corações ao redor do mundo, o próprio livro em que sua história é contado é parte de um compêndio que leva o nome do seu filho: 1º e 2º Samuel, ele foi um dos profetas e líderes mais reverenciados da bíblia e responsável direto pela unção do rei Davi, o maior monarca de Israel.

A ORAÇÃO DE JOSUÉ (Josué capítulo 5)


Josué foi um líder nato, não se deixou abater pelo sofrimento de 40 anos vagando no deserto enquanto poderia desde o começo já ter entrado na terra prometida, ele foi o sucessor de Moisés, o maior estadista da história.

Josué comandou a destruição de Jericó, uma cidade de muros altos e portões de ferro, 5 reis cananeus se coligaram para enfrenta-lo mas não o puderam resistir. No dia da batalha os inimigos fugiram e pareciam suspirar de alívio ao verem o dia terminando e a noite vindo, quando a perseguição seria inviável. 
Mas eles não contaram com a oração de um homem de fé que pediu a Deus que prolongasse o dia para que pudesse terminar o combate, Josué orou pra que Deus parasse o Sol! e ele parou.

Na verdade o que deve ter acontecido foi uma parada na rotação da terra, tendo em vista que o sol já se encontra sempre parado em relação à ela, no entanto a Bíblia mostra a cena pela perspectiva de quem a estava vendo, seria ilógico e estranho se a oração de Josué mencionasse a rotação da terra ao invés do sol. 

O fato absolutamente relevante e fenomenal aqui é Deus ter ouvido um pedido desses!  

A ORAÇÃO DE DAVI


Muitas são as orações de Davi registradas na Bíblia, talvez ele seja o que mais tem pedidos mencionados, diante do fato de ser autor de mais de 70 salmos, que eram orações cantadas.

O Salmo 23 Davi compôs quando era pastor de ovelhas em sua adolescência, já o salmo 3 foi quando já era Rei e estava fugindo de seu filho Absalão que conspirou contra ele para o matar, à meia noite foi lhe dado aviso que teria de atravessar o rio Jordão para estar à salvo, aquela era uma situação difícil por que o rei estava acompanhado de muitas pessoas, inclusive mulheres e crianças e o rio poderia levar alguém na correnteza, nesse momento muitas pessoas tinham-no abandonado e outros inclusive o amaldiçoavam por ter tomado o reino da casa de Saul o que não tinha muito fundamento, e já outros o injuriaram com razão culpando-o pelo crime de ter adulterado com Bate-seba e assassinado seu marido Urias por meio de estratégias de guerra.

Apesar de sua consciência o acusar Davi clamou a Deus e humilhou-se com coração contrito e disse:

Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará! " Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! (Salmo 3)

Davi foi atendido e a misericórdia de Deus o alcançou, não por que merecesse, mas por que se arrependeu e lutou com Deus para que o perdoasse e acima de tudo aceitou a condição que lhe foi imposta: colher todo o mal que plantou.

De fato ele sofreu até o fim da vida as consequências de seu pecado, mas foi salvo por que confiou em Deus, esse Deus é o único que perdoa e aceita quem se arrepende por que já pagou o preço pela salvação de quem o aceita. 

Confira também

- 12 Passos para perdoar a si mesmo a aos outros


A ORAÇÃO DE EZEQUIAS


Ezequias foi um rei da dinastia de Judá e que era descendente de Davi, a sua oração foi um fato extraordinária na história do mundo, por que em resposta a ela mas de 180 mil homens morreram numa noite, isso está registrado no livro de 2 Reis capítulo 19 a partir do verso 14, o pedido de Ezequias foi feito num contexto em que o então Rei da Assíria chamado Senaqueribe afrontou ao Deus verdadeiro comparando-o a deuses de pedra e metal.


A ORAÇÃO DE ISAÍAS


Quando Ezequias esteve doente, o profeta Isaías o foi visitar e levou uma mensagem na qual ele deveria arrumar sua casa, aprontar seus testamentos por que iria morrer. 

Nesse exato momento, Ezequias voltou o rosto para a parede e orou pedindo a Deus que não o deixasse morrer naquela hora, e antes do profeta Isaías sair do palácio real Deus o mandou de volta afirmando que iria conceder mais 15 anos de vida em resposta à sua oração, para provar que a palavra do profeta era verdadeira Isaías orou a Deus para que a sombra de um relógio solar que existia ali retrocedesse 10 graus, e assim ocorreu.

Esse episódio mexeu de tal forma com a posição dos astros no céu que atraiu a atenção dos astrônomos da época, uma comitiva de caldeus, cientistas que observavam as estrelas foi enviada para inquirir do rei de Judá como aquilo havia ocorrido, e com certeza até hoje essa diferença de tempo pode ser verificada no cômputo das eras. 


A ORAÇÃO DE JOSAFÁ


Também rei de Judá, Josafá esteve diante de uma batalha para a qual não tinha meios de combater, os povos vizinhos haviam feito uma coalizão para o destruir, estima-se que a multidão inimiga era de mais de 1 milhão de soldados.

Nesse momento Josafá caiu de joelhos e clamou ao Deus de Israel para que o socorresse por que não havia escapatória, no meio do povo surgiu um profeta chamado Jaaziel que levou a resposta de Deus ao Rei nesses termos:

“Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará.” (2 Crônicas 15-17)

Josafá encheu-se de confiança e mandou trazer cantores que fossem adiante do seu exército louvando a Deus e sua bondade, o povo em pequeno número ia atrás e quando depararam com o inimigo eis que estavam todos mortos, durante a noite o SENHOR havia causado um alvoroço no acampamento onde uns levantaram-se contra os outros e quando amanheceu o dia estavam todos mortos.

O povo de Judá demorou 3 dias para juntar todo o despojo da guerra que acharam no acampamento inimigo.


A ORAÇÃO DE JABEZ


Jabez é um personagem inusitado da Bíblia, seu nome é mencionado numa lista de genealogias do livro de crônicas onde são catalogadas algumas famílias tradicionais do povo de Israel, tudo normal até que de forma brusca o autor bíblico o destaca dos demais devido a uma oração feita e a notável resposta dada por Deus, veja:

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. (I Cro.4:9,10)

oração poderosa

Eu entendo por essa passagem que Deus está disposto a nos atender até nos pedidos mais simples e básicos que temos, porém ele só irá responder quando orarmos verdadeiramente e de coração.


A ORAÇÃO DE DANIEL


Daniel passou a vida inteira no cativeiro babilônico e persa, no entanto mesmo submetido a um domínio estrangeiro ele recebeu grandes revelações de Deus, tão grandes que as profecias a ele reveladas percorreram toda a história do mundo a algumas ainda estão para cumprir-se no futuro.

Em seu livro é registrado que ele era um homem muito amado por Deus, mas também é mostrado que toda vez que Deus assim o chamava era após seus períodos de oração fervorosa, onde ele jejuava e se humilhava pedindo orientação e revelação do céu.

No livro de Daniel capítulo 9 verso 23 o anjo Gabriel afirma expressamente que só veio lhe atender por que Deus havia dado uma ordem em resposta a oração dele, o mesmo ocorre no capítulo 10 verso 12 confira:
“Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.”

CONCLUSÃO


Você consegue perceber quantas bênçãos deixamos de receber, quantas coisas ficamos sem entender e até quanto males sofremos os quais poderíamos evitar se orássemos mais? 

Tudo seria diferente se tivéssemos uma experiência de oração mais viva em nosso dia  a dia!

Os planos de Deus só serão realizados em sua vida e na vida das pessoas ao seu redor quando você começar a orar com insistência, por essas histórias citadas aqui percebemos o seguinte:

Se Ana não orasse, Samuel não teria nascido;

Se Josué não orasse, o sol não teria parado;

Se Davi não tivesse orado, na certa que teria sido rejeitado  e não teria sido um homem segundo o coração de Deus! (Atos 13:22)

Se Ezequias não tivesse orado, na certa teria seu reino invadido por Senaqueribe;

Se Isaías não orasse, Deus não teria voltado a rotação da terra;

Se Josafá não orasse, certamente teria sido aniquilado pelo exército moabita;

Se Jabez não tivesse orado, teria sido apenas mais um na descrição de uma genealogia;

Se Daniel não vivesse uma vida de oração o anjo Gabriel nunca teria sido enviado a ele para revelear as maiores profecias da Bíblia!

E se você não orar, sua vida continuará a mesma...

Mas se você orar com fé e insistência Deus no céu enviará Anjos magníficos em poder para atender seus pedidos, mudar sua realidade e transformar o mundo por seu intermédio!

Creia!

APRENDA LER + RÁPIDO


Os 3 Melhores APP da Bíblia Para Smartphone - > Bíblia no Celular
E Também - > 78 Curiosidades da Bíblia que só os mestres sabem


CONFIRA


- 2000 Sermões em Power Point
- 7 Técnicas Para Ler a Bíblia + Rápido AQUI
- Baixar Hinário Adventista AQUI

- Leitura Dinâmica: 7 Vícios que lhe impedem de reter o que leu