Guardando o sábado com responsabilidade (Palestra 4)


Guardar o sábado com responsabilidade

Como adventistas do sétimo dia, temos algumas marcas que nos identificam. Dentre elas, certamente, a mais forte é o sábado. 

Cremos que o sábado é o dia do Senhor, separado por Ele para O adorarmos. Instituído na semana da criação, o sábado foi santificado por Deus e tem o objetivo de proteger nossa relação com Ele no passado, no presente e no futuro.

Na semana da criação, Deus também instituiu o modelo ideal de família. Dessa forma, temos na semana da criação duas instituições sagradas: o sábado e a família. Curiosamente, essas duas instituições têm sido atacadas ferozmente por Satanás.

São duas instituições distintas, mas que têm o objetivo de se complementarem. O sábado, dentre outros objetivos, foi criado por Deus para ser uma bênção para a família, e, assim, ajudar a unir os laços fraternais que devem existir entre os cônjuges e seus filhos.

O SÁBADO


Por esses motivos, cremos que o sábado também precisa fazer parte dos “Valores da Graça” que temos apresentado nessa revista. E o objetivo deste artigo é nos lembrar de alguns princípios importantes sobre a guarda do sábado. 

Corremos o risco de permitir, com o passar dos anos, um certo esmorecimento nos padrões da observância do sábado, e se não estivermos atentos, começaremos a transgredir o dia do Senhor sem perceber. 

Como devemos guardar este dia de maneira que, de fato, ele possa ser uma bênção para nós e nossa família? Esta é a pergunta que responderemos a seguir.

Universalidade do Sábado


No mandamento do sábado, está explícita sua universalidade. Ele foi dado para todos os membros da casa, incluindo filho e filha, servo e serva, animais e até mesmo para o estrangeiro que estiver dentro de nossas portas (Ex. 20:10). Os pais são os responsáveis por criar um ambiente propício à guarda do sábado, e ambos devem se esforçar para que todos os familiares possam juntos adorar ao Senhor neste dia.

Limites de Tempo do Sábado


Outro detalhe fundamental é com relação aos limites de tempo do sábado. Biblicamente, o sábado começa no final do sexto dia, e a pergunta é: mas quando termina o sexto dia? 

A resposta está em Gênesis, capítulo 1. Segundo este capítulo, um dia é formado por uma tarde e uma manhã. 

Assim, primeiro temos a parte escura, depois a parte clara do dia. Em Levíticos 23:32, de forma muito clara, a Bíblia diz que o sábado vai de um pôr do sol ao outro. 

Ou seja, quem determina o início e o fim do sábado é o sol. O sábado não começa quando eu chego em casa, ou quando eu termino meu trabalho, ou ainda quando já fui ao supermercado, mas sim quando o sol se põe. 

E, amigos, o sol não espera por ninguém, sou eu quem preciso me organizar para ele, e não ele se organizar para mim. Respeitar os limites do sábado é fundamental para aqueles que desejam, de fato, adorar a Deus neste santo dia.

Relações Comerciais no Sábado


A Bíblia não nos dá detalhes do que se deve e do que não se deve ser feito no sábado, mas ela nos apresenta princípios gerais que são aplicáveis a muitas áreas hoje. 

No que diz respeito a relações comerciais, alguns textos nos ajudam a entender que, no sábado, não devemos comprar e nem vender (Neemias 13: 15 a 22); e não exercer nenhum tipo de trabalho em benefício próprio (Ex. 20:8 a 11). Veja o que diz Ellen White com relação a isso: 

“A lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor; o labor que constitui o ganha-pão, deve cessar; nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos, é lícito nesse dia; mas como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao sábado, e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária, e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e as boas obras” (O Desejado de Todas as Nações, p. 186).

Relação do Sábado e a Família


Sabemos que hoje, há diferentes tipos de lares, por exemplo, o lar onde há marido, esposa e filhos; o lar onde há apenas o pai ou a mãe, o lar em que uma pessoa nunca tenha se casado ou em que a morte ou o divórcio tenha deixado alguém sozinho, sem filhos; ou o lar em que apenas o pai ou mãe seja membro da Igreja, etc...

Vamos apresentar algumas questões práticas sobre a guarda do sábado, envolvendo a relação do sábado e a família. Devido aos diferentes tipos de lares, pode ser que alguns princípios não sejam aplicáveis a todos, mas acredito ser importante que todos conheçam:

Os adultos são os responsáveis:


É responsabilidade dos adultos, por preceito e pelo exemplo, proporcionar o tipo de estrutura que torne o sábado um deleite para os filhos, de forma que quando os filhos crescerem, eles sempre se lembrem da alegria que eram as horas do sábado. 

Os filhos aprendem a adorar a Deus no sábado ao participarem todos os dias do culto familiar, dessa forma, o que vai acontecer na igreja será apenas uma extensão do que já acontece em casa.

Quando se preparar para o sábado: 


O ideal é que comecemos a nos preparar para o sábado no pôr do sol do sábado anterior, ou seja, durante toda a semana; mas a sexta-feira é o dia especial de preparação, sendo assim, é importante que a compra e o preparo de alimentos, o cuidado com as roupas, com a casa, tudo deve ser organizado antes do pôr do sol de sexta-feira. 

Dessa forma, toda a família poderá saudar o sábado com alegria e livres de qualquer preocupação secular.

Que tipo de roupa usar no sábado: 


O sábado é um dia especial, por isso, é importante separar uma roupa própria para este dia; não precisa ser a mais cara, mas a melhor que temos e a que melhor represente nossa fé, que esteja limpa e preparada com capricho.

Importância do culto e da Escola Sabatina no sábado: 


Ir à igreja aos sábados é fundamental para a adoração, tanto no culto como também na Escola Sabatina. Infelizmente, muitos pais têm negligenciado a frequência na Escola Sabatina; essa prática é destruidora para a fé dos filhos.

A alimentação no sábado: 


Um dos momentos mais agradáveis do sábado deve ser o da refeição. Em muitos lares, este será o único momento da semana em que a família se sentará junta à mesa, por isso, é importante que o alimento seja preparado com carinho. 

Não é recomendado que se faça comidas extremamente elaboradas, que deem muito trabalho no preparo. Que seja uma refeição simples, mas preparada com capricho e carinho, de forma que fique atrativa e saborosa.

Atividades ideais para a família no sábado: 


Veja o diz Ellen White sobre isso: 

“Devemos tornar o sábado tão interessante para nossa família, que sua volta semanal seja saudada com alegria. Os pais não podem melhor exaltar o sábado e honrá-lo, do que idealizando meios de comunicar a devida instrução à sua família, interessando-a nas coisas espirituais, dando-lhes uma visão correta do caráter de Deus, e do que Ele requer de nós a fim de aperfeiçoarmos um caráter cristão e alcançarmos a vida eterna. Pais, tornem o sábado um deleite, para que seus filhos o aguardem e o acolham de coração” (E.W, T.I, vol. 2, p. 585).

Veja algumas sugestões práticas do que pode ser feito no sábado:


1 Quando o tempo for favorável, programe passeios com a família e amigos, junto a natureza. 4 Planeje com a Igreja alguma programação ao ar livre.

2 Disponibilize vídeos sobre a natureza para o culto de recepção ou despedida do sábado.

3 Programe para o sábado à tarde uma visita a algum amigo ou parente.

4 Reúna um grupo de amigos para passarem juntos o sábado à tarde.

5 Uma vez ao semestre, visite a igreja de algum amigo.

6 Para aqueles que têm muitas atividades junto à igreja, separe um sábado no mês para estar junto com a família e amigos no período da tarde.

7 Providencie algum jogo bíblico ou vídeo cristão para atividades com amigos.

8 Atividades recreativas no sábado: Algumas atividades recreativas não devem ser realizadas nas horas do sábado, principalmente as que fazem nossa mente se desviar da santidade do dia. Vejam algumas sugestões do que pode ser feito neste dia:

9 Planeje atividades especiais para o sábado.

10 Prepare uma bonita caixa, guarde os brinquedos e jogos bíblicos para serem usados somente no sábado.

11 Faça do sábado um dia de alegria, e evite quaisquer desentendimentos entre os membros da família.


12 Viagens no sábado: Não devemos usar as horas do sábado para viagens de cunho particular, recreativo ou cultural, vejam o que diz Ellen White:

“Temo que muitas vezes empreendamos viagens que bem poderiam ser evitadas nesse dia. [...] Devemos ser mais criteriosos quanto a viagens nesse dia, por terra ou mar. [...] Pode ser necessário viajar no sábado; mas sempre que possível devemos, no dia anterior, comprar a passagem e fazer todos os arranjos necessários. Quando viajarmos, devemos esforçar-nos o máximo para evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o sábado” (E.W, T.I, vol. 6, p. 359-360).

Conclusão


Essas são algumas orientações simples e práticas de como podemos tornar o sábado um dia muito especial para nós e nossa família. Não podemos perder o senso de santidade deste dia. Nossos filhos precisam ter um relacionamento especial com o sábado, de forma que possam almejar um dia estarem no Céu, ao lado do Senhor

Perguntas Para Discussão: 

1. O que você entendeu da frase: “O sol não espera por ninguém!”? 

2. Você acha que é importante a refeição ser em família no sábado? Por quê? 

3. Além do que já foi sugerido na leitura, em sua opinião, o que mais pode ser feito no sábado para torná-lo um dia especial?

SLIDES


Baixe aqui os slides dessa palestra sobre a guarda do sábado na Bíblia.

Obrigado por sua visita, clique aqui para acessar os outros temas.