Alcançando o mundo com fidelidade (Palestra 3)


Alcancando o mundo com fidelidade

Salvação Mundial – A graça de Deus não é exclusivista e nem seletiva. Deus ama incondicionalmente toda humanidade. Quando Ele olha para o planeta Terra, todos os seus moradores são objeto de Sua misericórdia e Seu perdão.

A visão redentiva é outorgada a todos, Sua graça é estendida a toda humanidade na face da Terra. Ninguém, por mais pecador que seja, está fora e impossibilitado de ser alcançado pelo amor de Deus: 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito...” João 3:16.

O Sacrifício Mundial de Deus 


Quando Cristo foi pregado na cruz, estava pensando na salvação de toda a humanidade. Ele se entregou como oferta de salvação (Efésios 5:2), o Seu sacrifício teve efeitos mundiais.

A Missão Mundial da Igreja de Deus 


Devemos entender que o papel da igreja de Deus é de proclamar a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14 a toda criatura, língua e povos. “São chegadas as cenas finais do mundo. 

Os que consideram devidamente estas coisas serão levados a fazer inteira consagração a seu Deus, de tudo quanto possuem e são... Repousa sobre nós a pesada responsabilidade de advertir o mundo quanto ao juízo iminente. De todas as direções, de longe e de perto, ouvem-se os pedidos de auxílio.

A igreja, inteiramente consagrada ao seu trabalho, deve levar a mensagem ao mundo... Um mundo, que está a perecer no pecado deve ser iluminado” (Evangelismo, pág.16). 

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória” (SC, pág. 15). 

Em cada município, vila e ilha devem ser fincadas a bandeira do segundo advento de Cristo e as demais verdades bíblicas.

Mensagem Mundial de Deus


Apocalipse 14:6 diz: 

“E vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno, para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo.” 

Assim como Deus tem uma visão mundial, a Sua igreja também deve ter: 

“Estamos nos aproximando do fim da história terrestre. Temos perante nós uma grande obra, a finalizadora obra de dar a última mensagem de advertência a um mundo pecaminoso. Homens serão tirados do arado, da vinha, de vários outros ramos de trabalho, e enviados pelo Senhor a dar ao mundo esta mensagem” (TS, vol.2, pág. 375).

Plano Financeiro Mundial 


Deus tem um povo mundial, uma mensagem mundial, um ministério mundial, ofereceu Seu Filho em sacrifício de salvação com alcance mundial e por essas razões apresentou aos seus filhos um plano financeiro igualmente mundial, com o fim de alcançar todos os habitantes da Terra. 

Os dízimos e as ofertas foram apresentados pelo Senhor com propósitos mundiais. Para que cumpram a missão de pregar o evangelho em todos os lugares, não devem ser direcionados para uso apenas na igreja local, mas sim, circular em todo o mundo. 

“O dinheiro de Deus deve ser usado não apenas em nossa vizinhança imediata, mas nos países e ilhas longínquas. Se Seu povo não se unir nesta obra, Deus seguramente retirará o poder que não é devidamente utilizado” (Ellen G. White, 7 T, pág.215). 

Os dízimos e as ofertas fazem parte do plano divino para levar avante a obra mundial de salvação da humanidade. “As ofertas voluntárias e os dízimos constituem o meio da manutenção da obra do Senhor” (AA, pág.74). 

Devem circular a Terra, para que possam alcançar os objetivos definidos pelo Senhor. Qualquer destino que seja dado aos dízimos e ofertas que não circule até os confins da Terra poderá representar um atraso no plano original da redenção humana em todo o planeta.

PLANO DIVINO NO ANTIGO TESTAMENTO


Desde o antigo Israel, o povo de Deus tinha um grande respeito e seriedade quanto aos dízimos e ofertas. Por exemplo, se nascesse cem ovelhas no aprisco, o Israelita dos tempos bíblicos, seguia as orientações divinas para dizimar e para ofertar.

Como o Israelita Devolvia o Dízimo (Lev. 27:32-33)


Das ovelhas que nascia, separava-se a décima parte como dízimo. O critério para o israelita apresentar o dízimo ao Senhor era separar o que passasse por baixo da vara, mesmo que um ou outro tivesse algum defeito, não importava, quando se completasse a décima parte ele então separava como santo ao Senhor.

Como o Israelita Entregava a Oferta (Lev. 3:1) 


No caso das ovelhas separadas como oferta, o Israelita escolhia as melhores do aprisco, sem defeito. As mais graúdas, as de melhor pelo, sem nenhuma falha nas patas, nem nos olhos, fisicamente perfeitas. Entendia que essa oferta apontava para o Messias. 

“As ofertas apresentadas ao Senhor deviam ser sem mancha. Representavam a Cristo, de onde se conclui evidentemente que Jesus era o ‘Cordeiro imaculado e sem defeito’ - I Pedro 1:9” (DTN, pág.50). 

Para o Israelita, o dízimo fazia parte de seu compromisso de amor ao Senhor. Como a orientação divina era a décima parte, ele seguia conforme essa orientação. Entretanto, a oferta tinha aspecto de gratidão, simbolizava o Messias, deveria ser o que ele tinha de melhor. Proporcional às bênçãos.

PLANO DIVINO NO NOVO TESTAMENTO


O Novo Testamento deixa claro o desejo e o plano de Deus para salvação da humanidade. As ações de Seu povo deveriam ser sempre para frente, avançando rumo a todas as vilas, bairros até que toda a Terra fosse alcançada. 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mat.28:19). 

Essa orientação, entretanto, aparece atrelada a uma promessa: 

“...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” (Atos 1:8).

DESTINO DOS DÍZIMOS E OFERTAS


Dízimo – A décima parte da renda do adorador, essa porcentagem já está definida por Deus (Gen. 28:22). 

“Um décimo de toda a renda era reclamado pelo Senhor como Lhe pertencendo...” (CSM, pág.70). 

A Igreja Adventista, para facilitar o avanço da pregação no mundo, definiu como deve ser divido os dízimos desde a Associação/Missão até os confins da Terra:

destino dizimos adventista

Oferta/Pacto – O adorador define a porcentagem (Deut. 16:17), deve ser regular e sistemática. 

“Deus deu instruções a esse respeito. Especificou os dízimos e ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja que demos regular e sistematicamente.” Não direcionada: “... Quando o coração é tocado pela influência do Espírito Santo, e é feito um voto de dar certa importância, aquele que fez o voto não tem o direito sobre a porção consagrada” (AA, pág.74-75). 

Semelhante aos dízimos, a Igreja definiu como as ofertas avulsas e os pactos devem circular o mundo para alcançar os objetivos de sua existência, segundo a Palavra do Senhor:

Destino ofertas adventista

Perguntas Para Discussão:

1. Por que não é o ideal direcionar 100% de nossas ofertas somente para nossa igreja local?

2. Mencione algumas diferenças entre dízimos e ofertas.

3. Por que a oferta precisa ser perfeita?

SLIDES


Baixe aqui os slides dessa palestra sobre o uso e aplicação dos dízimos e ofertas na IASD.

Obrigado por sua visita, clique aqui para acessar os outros temas.