6 Dicas práticas para vencer o Alcoolismo

Vencer alcoolismo

O álcool ingerido em forma de bebidas tem levado muitos jovens a tornarem-se cedo,  dependentes desta substância líquida capaz de alterar as funções normais do corpo humano.

O alcoolismo hoje é uma doença reconhecida pela sociedade médica de todo mundo atual.

O álcool é uma substância tóxica do mesmo grupo de entorpecentes que a maconha, cocaína, etc. A única diferença é que o álcool é consumido legalmente, enquanto as outras substâncias são ilegais e não podem ser comercializadas abertamente.


ESTUDO


Foi feita uma pesquisa pela USP preparada por alunos do curso de ciências sociais, pesquisa esta direcionada a alunos da 8ª série até o 3º anos do 2º grau das escolas particulares e governamentais.

Esta pesquisa visava descobrir a opinião dos jovens quanto às bebidas alcoólicas e seus efeitos sobre o sistema circulatórios.

Uma das perguntas da pesquisa, indagava sobe quantos já haviam experimentado bebidas alcoólicas. O resultado foi alarmante: 98,7% dos alunos entrevistados já beberam qualquer tipo de bebidas alcoólicas.

Mas, o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que estes jovens consideraram a cervejinha brasileira quase como um refrigerante e que na maior parte dos lares, os pais não só bebem com os filhos como dão cerveja para seus filhos menores, alguns até bebês de meses de vida.

Consideremos o seguinte: 1 garrafa de cerveja tem 600 ml líquido e 0,28% de concentração alcoólica.

Esta aparente pequena quantidade de álcool concentrado de uma única garrafa de cerveja em 2 minutos já esta na parede do estômago provocando uma fermentação. 

O suco gástrico não digere o álcool por menor que seja a quantidade e esta fermentação obriga a aumentar o batimento cardíaco, aumentando a pressão arterial e ativando as glândulas sudoríparas fazendo o indivíduo suar excessivamente. 

UMA DROGA DESTRUIDORA


Em 2 minutos o álcool já atingiu o fígado que o empurra para a corrente sanguínea. Quando o álcool cai na corrente sanguínea, os glóbulos vermelhos que caminham com o sangue transportando oxigênio e retirando das células o gás carbônico, ficam viscosos e aglutinados e dificultam a passagem do sangue pelas artérias e pelos pequenos vasos capilares.

O cérebro é diretamente atingido pelo álcool que primeiro afeta o lóbulo occipital. Neste lóbulo encontramos o mesencéfalo – áreas que coordenam o sistema locomotor e a forma como falamos, pensamos e agimos.

Em segundo lugar o álcool afeta o córtex-cerebral – centro emotivo do corpo humano, que comanda todas as reações e é o local onde encontramos as células do sistema nervoso central: os neurônios. O álcool destrói os neurônios que não se regeneram mais.

Q. Álcool
Efeitos
 3,0 a 5,0 g/1
Embriaguez profunda.
1,5 a 5,0 g/1
Embriaguez, torpor alcoólico e dupla visão.
0,8 a 1,5 g/1
Dificuldades para controlar o veículo, incapacidade de concentração e falhas na coordenação neuromuscular.
0,51 a 0,8 g/1
Reflexos retardados, dificuldades de adaptação de visão à diferenças de luminosidade, superestimação das possibilidades, minimização de riscos e tendências à agressividade.
0,3 a 0,5 g/1
O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensação de calma e satisfação.
0,2 a 0,3 g/1
As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade é prejudicada.

EFEITOS DO ÁLCOOL


Os danos causado pelo alcoolismo afeta a vida do individuo em várias áreas:

SAÚDE

Danos diversos no:

1. Cérebro
2. Esôfago
3. Estômago
4. Fígado
5. Rins
6. etc.

SOCIAL

1. Crise familiar
2. Desemprego
3. Perda de amigos
4. Descrédito moral
5. Perda da confiança
6. Ruína financeira

6 DICAS DE COMO DEIXAR DE BEBER


a. Use a Força de Vontade. Tome a decisão de abandonar o vício. Repita sempre: “decidi deixar de beber”. 

b. Adote uma dieta o mais natural possível, ovo-lacto-vegetariana ou totalmente vegetariana. Elimine os alimentos estimulantes como carnes, pimenta, fritura, café e refrigerantes. Use muita fruta, verduras, cereais integrais e água.

c. Não fique parado. Faça exercícios. Caminhar diariamente, atividades ao ar livre ou trabalho manual aumentam a resistência e a força de vontade. Inclua em seu programa de exercícios a hidroterapia, com sauna, duchas e banhos frios.

d. Busque tratamento psicológico. A terapia de grupo tem sido utilizada com êxito por muitos que foram envolvidos pelo alcoolismo. Mantenha amizade com pessoas que cultivam valores elevados e estilo de vida saudável.

e. Quando a dependência é longa, compromete seriamente a saúde, enfraquecendo o sistema nervoso. Por isso, procure tratamento médico especializado.

f. Comece um programa de oração e estudo da bíblia diário e procure viver um compromisso de entrega completa a ele na igreja e no trabalho missionário. Só em Deus podemos encontrar a cura completa.

VEJA TAMBÉM