Diferença entre sabedoria e inteligência na Bíblia


inteligencia e sabedoria na biblia

É possível ser inteligente sem ser sábio? E ser sábio sem ser inteligente?
A sabedoria na Bíblia é um tema que inspira, ela contrasta com a loucura, enquanto que a inteligência contrasta com a ignorância.

A palavra ‘sabedoria’ aparece 214 vezes na Bíblia almeida atualizada, enquanto que inteligência umas 3 dezenas. No entanto há centenas de outros sinônimos que compõem e estão contidos praticamente em todo o conteúdo do antigo e novo testamento.

A sabedoria está citada em toda a Bíblia, é por isso que vamos estudar esse tema com alguns versículos explicativos.


SABEDORIA NA BÍBLIA


O primeiro conceito é que ela só vem de Deus:

“Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar do entendimento?...  E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.” (Jó 28:20,27)

DEUS é a fonte do saber!

Então os ateus não tem sabedoria?

O que os ateus podem possuir é inteligência humana, por que a verdadeira sabedoria está em temer a Deus e isso eles não fazem.

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111:10) “... mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. (Pv 1:7)

Existe o individuo ignorante, que não tem conhecimento de nada e despreza o ensino, esse é chamado de louco, não no sentido de debilidade mental, mas em não enxergar a consequência do ato de ignorar a Deus. 

E existe aquele que estuda e busca conhecimento do mundo, e com isso acha que sabe das coisas, mas que a Bíblia também o chama de louco, por não temer a Deus.

Os ateus desconhecem isso mas,"... não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o SENHOR". ( Pv 21:30)

COMO POSSO OBTER A SABEDORIA?


A primeira coisa é pedir:

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)

O segundo passo é obedecer aos mandamentos de Deus, por que de nada adianta pedir se a pessoa não estiver disposta a cumprir as condições.

Acerca dos mandamentos Moisés recomendou ao povo de Israel:

“Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente.” (Deuteronômio 4:6)

Obedecer a Deus e apartar-se do mal constitui o caminho suprassumo da sabedoria.

"A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices." (Salmos 19:7)

CIDADE DOS SÁBIOS


Havia uma antiga cidade, morada de sábios no tempo de Davi, cujo nome era Abel-Bete-Maaca, ali se refugiou um homem chamado Seba, filho de Bicri após rebelar-se contra o rei Davi.

Joabe cercou a cidade e ia ataca-la quando uma mulher dialogou com ele e perguntou o porquê daquele ataque, Joabe explicou a situação e informou que o inimigo se refugiara ali:

“E a mulher, na sua sabedoria, foi ter com todo o povo, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe. Então, tocou este a trombeta, e se retiraram da cidade, cada um para sua casa. E Joabe voltou a Jerusalém, a ter com o rei.” (2 Sm 20:22)

Aparentemente Seba foi em busca de apoio no lugar mais preparado intelectualmente, mas não obteve êxito.

SALOMÃO PEDIU SABEDORIA A DEUS


Na ocasião em que recebeu o reino, Salomão foi oferecer sacrifícios em Gibeão, ali Deus lhe apareceu em sonhos e disse que podia pedir o que desejasse que lho daria. 

Ele então respondeu:

“Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo? Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual. (2 Crônicas 1:10-12)

Aqui fica implícito o que Salomão mesmo falou, que a sabedoria está quase sempre acompanhada de riquezas e honra.

“A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.” (Ecl 7:12)

Salomão passou a agir com sabedoria e em tudo que fazia era notório que ele possuía inteligência divina:

“Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. ” (1 Reis 3:28)

Isso foi uma dádiva de Deus:

“Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor.” (1 Reis 4:29-31)

Aqui são listados 4 sábios da antiguidade:

- Etã, ezraíta, 

- Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol.

* O nome 'Darda' significa 'Pérola de conhecimento', segundo o léxico strong.

Acredito que o que a Bíblia diz como Deus dá sabedoria a Salomão foi no sentido de despertar nele o desejo e o interesse de busca-la por si mesmo, por que ela está disponível a quem procurar e se submeter a Deus.

A sabedoria de Salomão não lhe foi concedida sem esforço da sua parte, ele mesmo afirma que devemos buscar a sabedoria com interesse:

“...se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” (Pv 2:4) "...a aquisição da sabedoria é melhor que a das pérolas." (Jó 28:18)

É UMA FONTE DE FORÇA:

"A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade." (Ec 7:19)

E requer de nossa parte integridade:

“Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade” (Vs 7)

Mesmo com esforço, é um grande privilégio encontrá-la:

“Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento (Pv 3:13)

Devemos também investir na busca por conhecimento:

"O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento." (Pv 4:7) “Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.” (Pv 8:11)

SABEDORIA CONTRASTA COM IMORALIDADE


Em Provérbios Salomão identifica a sabedoria como sendo o oposto da promiscuidade. 

Ele faz uma comparação da sabedoria com a loucura no contexto da mulher adúltera. 

Como se a sabedoria fosse uma mulher sábia e a loucura (oposto da sabedoria) fosse uma mulher adúltera.

A loucura (Mulher adúltera) aparece no capítulo 7, e a sabedoria (Mulher pura) aparece no capítulo 9, só que ai ela tem sentido simbólico, enquanto que no 7 é uma mulher literal.

Ambas fazem um convite, veja os contrastes:
SABEDORIA (Pv 9)
ADÚLTERA (Pv 7)
-
-
EDIFICA A CASA
NÃO PÁRA EM CASA
PREPARA A MESA
PREPARA A CAMA
CONVIDA O SIMPLES
LISONJEIA O NÉSCIO
7 COLUNAS
COLCHAS E PERFUMES
VINHO E PÃO
SEXO E PRAZER
CONDUZ À VIDA
CONDUZ À MORTE


Ele conclui com um desfecho dramático, veja:

Provérbios 9:13-18:

"A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma. Assenta-se à porta de sua casa, nas alturas da cidade, toma uma cadeira, para dizer aos que passam e seguem direito o seu caminho: Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de senso diz: As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável. Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno."

Percebe-se a enfase dada como sendo a imoralidade o oposto caminho da sabedoria.

Que para ser sábio, automaticamente o individuo precisa ser moralmente puro.

"O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça os bens." (PV 29:3)

LUZ


A rainha de Sabá veio de longe ouvir a sabedoria de Salomão, e voltou extasiada para sua terra com tudo que viu e ouviu. Ali se cumpriu o que Moisés afirmou em Dt 4:6.

Durante muito tempo o testemunho de Salomão foi positivo e glorificou a Deus:

"Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração." (1 Re 10:23,24)

SABEDORIA DE JESUS


Acerca de Cristo:

"Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR." (Isaías 11:2)

Jesus foi a personificação da sabedoria, sua vida é o exemplo do que devemos fazer para sermos sábios.

Desde criança:

"Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele." (Lucas 2:40)

Aos 12 anos de idade ele confundiu os doutores da religião judaica com perguntas singelas. (Ver Lc 2:46,47)

Tem um artigo bastante interessante sobre a sabedoria de Jesus aqui.

SABEDORIA DE LÚCIFER


O livro de Ezequiel identifica simbolicamente o Diabo como sendo um ser perfeito (isso antes de se tornar diabo):

"Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura." (Ez 28:12)

E também afirma que foi exatamente por isso que ele se corrompeu:

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem." (Ez 28:17)

Satanás ainda conserva muito da sua sabedoria, só que agora ela está corrompida como a Bíblia diz, ou seja, ele é um ser inteligente, mas não é mais sábio, por que como vimos até aqui, a verdadeira sabedoria é temer a Deus e guardar seus mandamentos, e isso ele não segue.

"A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento." (Tiago 3:17)

Aqui também reside o perigo, alguém pode se exaltar pelo fato de possuir mais cultura que os demais de seu convívio.

Aqui também nós podemos distinguir sabedoria de inteligência, enquanto assim como o diabo, muitas pessoas podem ter dotes intelectuais, possuindo o que chamamos de 'inteligência humana', mas sabedoria mesmo é temer a Deus. E a verdadeira inteligência é desviar-se do mal. (Jó 1:1)

GRÉCIA


Os gregos antigos eram famosos por buscarem a sabedoria, no entanto isso não os levou a aceitarem a palavra de Deus, diante disso veja o que Paulo escreveu:

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles."

Ele falou isso no contexto da mitologia e filosofia grega, como também do judaísmo legalista.

HOMENS SÁBIOS


Além de Salomão, a Bíblia menciona servos de Deus que deram demonstração de grande sabedoria, alguns foram exaltados devido a isso, como por exemplo Daniel:

"Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. (Dn 1:17,20)

Após um teste de QI, Daniel e seus amigos foram achados 10 vezes mais sábios que todos os intelectuais que havia na babilônia antiga. 

É interessante também o fato de que ele falou que não apenas sua sabedoria, mas a de todos os sábios, era dádiva de Deus, pois:

"... é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes." "A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei."(Dn 2:21,23)

Quando o rei Belsazar foi consulta-lo, dirigiu-se a ele nesses termos:

"Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham luz, inteligência e excelente sabedoria." (Dn 5:14)

ESTEVÃO 


Esse foi um diácono da igreja cristã primitiva que morreu apedrejado por pregar a Cristo, no entanto é dito sobre ele que seus acusadores: 


"... não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava." (At 6:10)

Estevão foi morto na presença de Paulo, o próximo personagem dessa narrativa.

SABEDORIA DE PAULO


Pedro afirma que Paulo era sábio, mas que escrevia coisas difíceis de entender, veja:

"... e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles." (2 Pe 3:15,16)

Aqui está explicitado o conceito de que pessoas ignorantes deturpam ensinos dos sábios. Que para entender a sabedoria dos sábios é preciso possuir essa sabedoria.

Paulo disse que:

"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus." (1 Co 2:4,5)

Ele confrontou a sabedoria de sua época:

"Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? (1 Cor 1:20)

Falando acerca da simplicidade, e de como Deus oculta as coisas dos 'entendidos' e as revela aos humildes, e faz isso por sua misericórdia, ele conclui:

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!" (Rm 11:33)

CONCLUSÃO



Vimos aqui que sabedoria e inteligência na Bíblia sagrada são conceitos distintos e complementares, mas algumas vezes eles parecem excludentes, quando são seguidos longe da vontade de Deus.

Para ser sábio é preciso ser puro, obediente e suplicar o ensino que vem de Deus em Cristo.

Pois CRISTO É A FONTE "... em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. (Col 2:3)

LEIA TAMBÉM