Os 3 Segredos da vida cristã eficaz

Segredos da vida cristã eficaz

É clara a distinção entre o justo e o ímpio no mundo. Mas também há muitos que tem aparência de justos sendo na verdade lobos disfarçados de ovelhas, 'pelos seus frutos os conhecereis' (Mt 7:15,16)

Aprenda aqui os 3 segredos dos cristãos verdadeiros, um caminho que qualquer pessoa pode trilhar. A salvação é de graça, mas não é sem esforço.




1 ALIMENTE O ESPÍRITO


Para ser vencedor na experiência religiosa é preciso andar em espírito:

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne." (Gálatas 5:16)

No ímpio há apenas 1 natureza, a carnal. Já no Cristão há duas naturezas se digladiando: a carnal e a espiritual.

"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5:17)

A pergunta é: Qual das duas prevalece?

A resposta é simples, prevalece aquela que é mais alimentada.


A tendência natural de todo ser humano é carnal, mas é necessário 'Fazer, pois, morrer a vossa natureza terrena...' (Colossenses 3:5)

Para alimentar a carne não é preciso fazer nada, basta seguir o curso normal da vontade humana.

Mas como alimentar o espírito?


Está aqui uma lista de coisas que se você inserir em sua rotina diária estará alimentando a natureza espiritual:


  • Estudar a Bíblia todo dia de manhã;
  • Orar 3 vezes ao dia;
  • Ir a igreja regularmente;
  • Fazer trabalho missionário;
  • Ler bons livros;
  • Exercitar-se; 
  • Ingerir alimentos naturais;
  • Evitar a mídia mundana;


Esses hábitos não apenas lhe aproximam de Deus como terão a tendência de lhe afastar dos costumes mundanos. 

Entenda bem, essas coisas não são o fim, são o meio.

Você não realiza isso para ser salvo, salvos já somos pela graça de Cristo. Essas ações são meios de se relacionar intimamente com Deus e desenvolver vigor espiritual. 'Cristãos' relaxados não entendem isso, e por isso andam cambaleando na fé.

2 OBEDIÊNCIA


Vida cristã só tem sentido se houver obediência. Deus não abençoa desobedientes, Deus só abençoa obedientes.

Basta ler Deuteronômio 28, ali você verá as bençãos decorrentes da obediência e as maldições decorrentes da desobediência.

Vida cristã sem obediência é hipocrisia. A falsidade engana os irmãos, mas nunca engana a Deus.

"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tg 1:22)

Uma vida de aparências é uma vida de fracasso.

"Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." (Tg 1:25)

Essa é uma lição simples de entender, mas que parece difícil de praticar. às vezes só a duras penas o individuo aprende o caminho da obediência.

3 FÉ


A fé é a 'certeza das coisas que se esperam' (Hb 11:1). Ter fé em Deus é descansar. 

Por causa de uma vida de desobediência, regrada pelos prazeres da carne, o ser humano colhe frutos amargos. Dores e angústias é o resultado inevitável.

"... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Até que a graça de Cristo o alcança e a esperança irradia o coração. É ai que a fé opera.

A condenação do pecado perde a força e o pecador descansa em Deus, mesma que ele já tenha perdido a confiança e a reputação perante as pessoas, se ele confia em Deus está em paz.

A fé tudo suporta. A verdadeira fé é acompanhada por profundo arrependimento, um compromisso decidido de abandonar a antiga vida e andar pela fé. 

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5:17)

Você tem fé em Deus?

Você confia que ele lhe salva independente do que você fez?

Se sim, então você aprendreu o 3º segredo.

CONCLUSÃO


A vida cristã é simples, mas não é fácil. A salvação não é complexa, mas é profunda. O caminho a se trilhar para a vitória espiritual não tem atalhos, há um preço a se pagar, mas ele vale a pena.

"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23)

Dios tu bendiga!