297 O que é Batismo de fogo em Mt 3:11?

respostas escola biblica


Qual o significado do “batismo com Espírito Santo” e o “batismo com fogo” que Jesus faria, descrito por João Batista em Mateus 3:11?


Existem três posicionamentos em relação ao momento em que ocorre o batismo com o Espírito Santo: (1) junto com o batismo das águas, (2) depois e (3) antes.


Nós, adventistas, cremos que o batismo com o Espírito possui uma íntima relação com o batismo nas águas (Atos 10:44-48; Marcos 1:10; 1 Coríntios 12:13 - aqui Paulo identifica o batismo no Espírito Santo com a conversão ou regeneração).


O pregador batista Billy Graham tem uma posição interessante sobre o assunto: ele afirma no seu livro O Espírito Santo que, sendo o batismo um testemunho, uma evidência de uma "transformação" e "regeneração interna" efetuada pelo Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo, em alguns casos, pode ocorrer antes do batismo nas águas. 


Para a pessoa ter sido "convertida" deve ter sido batizada com o Espírito Santo, sendo que, com o Seu poder, Ele une-nos a Cristo. Desse modo, tal batismo ocorre por ocasião da conversão. 


Refutando a idéia de que o batismo com o Espírito ocorre depois da conversão, escreveu o Dr. Graham: "... Estou convencido que muitas coisas que alguns teólogos e pregadores adicionam ao batismo com o Espírito Santo na verdade pertencem à plenitude do Espírito. 


A finalidade do batismo com o Espírito Santo é fazer o novo cristão adentrar no corpo de Cristo. Não há intervalo de tempo entre e regeneração e o batismo com o Espírito. No momento em que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recebemos também o Espírito Santo." .


Eis uma importante definição do que é o batismo com o Espírito Santo: "Ser batizado no Espírito significa tornar-se de Cristo."   


A relação entre o batismo no Espírito e o dom de línguas


O crente é selado com o Espírito Santo após ter aceitado a Jesus e ser batizado com o Espírito. Sendo que isso não é evidenciado necessariamente pelo falar em línguas (ler Efésios 1:13), cremos que o batismo no Espírito Santo não tem ligação com o falar em línguas, a menos que haja uma necessidade evangelística (Atos 2:1-13; Atos 10:46 ; 14:44-48; 19:6). 


O propósito evangelístico do dom de línguas (e não de "autopromoção" perante a igreja) é reforçado em 1 Coríntios 14:22 “...as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.”


Outra evidência de que o batismo com o Espírito Santo não implica obrigatoriamente o falar línguas está no fato de diversas pessoas, mesmo após terem sido batizadas pelo Espírito, nunca terem falado em outros idiomas, entre elas: 

os samaritanos (Atos 8:17), 

Maria (Lucas 1:35), 

Estêvão (Atos 6:5; 7:55), 

Saul (1 Samuel 10:10), 

Gideão (Juízes 6:34), 

Sansão (Juízes 15:14) 

Zacarias (Lucas 1:67), 

Bezalel (Êxodo 31:1-3), 

João Batista e sua mãe (Lucas 1:15 e 41), 

os sete diáconos (Atos 6:1-7) 

e o próprio Jesus Cristo (Lucas 3:22). 


Ninguém duvidaria que essas pessoas, conquanto não falassem em línguas, tivessem sido batizadas pelo Espírito Santo.


Ser batizado com fogo


Em primeiro lugar, o batismo com fogo simboliza a própria presença de Jesus influenciando as pessoas. A presença de Deus sempre se manifesta numa glória que purifica o justo e elimina o incrédulo. O mesmo fogo que redime, destrói, do mesmo modo que o Sol que derrete a cera, endurece o barro.


O batismo "com fogo" (Mateus 3:11), portanto, indica o caráter do batismo com o Espírito Santo: sendo que o fogo (assim como a água) é um agente purificador, o batismo com o Espírito Santo é com fogo porque purifica o pecador, ou seja, regenera o coração dele. 


"O batismo pelo fogo do Espírito também é uma linguagem simbólica, o qual representa o fervor que toma posse do cristão que tem uma vida controlada pelo Espírito. Assim como o fogo aquece e purifica, nós somos purificados e aquecidos pela comunhão com o Espírito Santo e, como resultado, andamos em novidade de vida, ou seja, empolgadamente felizes pelo o que Cristo fez por nós." - Arquivos da Escola Bíblica, Carta nº 5034.


A Paz do Senhor Jesus,


Leandro Soares de Quadros

Consultor bíblico e conselheiro

Apresentador