207 Porque os Adventistas guardam o Sábado?

respostas escola biblica

Por que guardar o sábado?



É um enorme prazer termos a oportunidade de lhe ajudar em suas pesquisas bíblicas. Obrigado pelo carinho e pela confiança em nosso ministério! 


Nós, adventistas do sétimo dia, temos como um princípio a observância do sábado porque Deus, ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – e este é o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse em Sua companhia. 


O sábado é um lembrete no tempo de que Deus é o nosso Criador. Dizem as Escrituras:  “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:1-3.


Deus estabeleceu o sábado para que fosse um “memorial do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um “memorial da redenção”, de nossa libertação do pecado (Deuteronômio 5:15). 


Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador e que não estamos no mundo por acaso; dizemos ao mundo que cremos no Eterno e que admiramos os Seus feitos na criação e na salvação do ser humano.


Jesus Cristo guardou o sábado e tal costume se propagou entre os apóstolos:


“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.


“No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.” Atos 16:13.


“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.” Atos 17:2.


“E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.” Atos 18:3-4. 


“E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.” Atos 18:11.


Por esses textos podemos perceber que o Senhor Jesus tinha como costume ir à igreja todos os sábados, ao invés de trabalhar na carpintaria (Marcos 6:3). O apóstolo Paulo também tinha por costume ir à igreja aos sábados. Só na cidade de Corinto, onde permaneceu um ano e seis meses (Atos 18:11), ele guardou cerca de 78 sábados!


Os primitivos cristãos, inclusive Maria, após a morte de Cristo, também observavam o sétimo dia:


“Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.” Lucas 23:54-56.


O sábado é um momento em que podemos ter um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Salvador, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar por mais tempo na companhia da família e das pessoas que amamos. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é uma oportunidade para restabelecermos os laços familiares.


A Bíblia diz que o sábado será também observado na Nova Terra:


“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.” Isaías 66:22-23. 


Na Nova Terra, iremos guardar o sábado como um sinal do eterno reconhecimento de que Cristo criou o paraíso do Éden e criou os novos céus e a nova terra de justiça e santidade. Portanto, o ideal é nos acostumarmos a santificar o sétimo dia aqui, nesta vida.


Mais que um dia de guarda, o sábado é um sinal de fidelidade a Deus


No livro do Apocalipse, temos a descrição de como serão os últimos eventos da história de nosso mundo. Somos informados de que há uma batalha entre o bem e o mal (Apocalipse 12:7-9) e que o desfecho se dará na adoração.


Deus faz um chamado em Apocalipse 14 para que todos adoremos a Ele e não ao poder político e religioso representado pela “besta” de Apocalipse 13. E o modo que Deus escolheu para demonstrarmos que O adoramos (ao invés das bestas) é a guarda do sábado. Veja:


“... Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7.


A seguir, compare esse convite de Apocalipse com o texto de Êxodo 20:11 para que perceba a plenitude da mensagem de Apocalipse 14:7:


“... porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:11.


Veja a semelhança entre Apocalipse 14:7 e Êxodo 20:11 que nos dá a razão para observamos o sábado! O texto de Apocalipse está parafraseando (Paráfrase – Dizer a mesma coisa em outras palavras. Neste caso, no livro do Apocalipse, Deus está convidando-nos a adorá-Lo no sábado com palavras muito parecidas com as de Êxodo 20:11. 


A única diferença está no fato de que em Apocalipse o nome “sábado” não está sendo mencionado (paráfrase); mas, está tratando do mesmo assunto) o quarto mandamento! É um convite para que adoremos a Deus no sábado. Veja também que esta mensagem é para os últimos dias e tem um caráter urgente!


Portanto, Deus está chamando um povo para que O adore com fidelidade.


A adoração sempre foi e sempre será (até Jesus voltar) o ponto de controvérsia entre o bem e o mal. De um lado está Deus pedindo que O adoremos; de outro, um poder exigindo adoração para si mesmo, pedindo que os cristãos guardem outro dia.


Teremos de tomar nossa decisão: se iremos aceitar o senhorio de Deus ou o senhorio da besta. Iremos demonstrar que aceitamos a autoridade de Deus em nossas vidas ao guardarmos o sábado. Guardando o domingo, a pessoa estará aceitando a autoridade do homem.


Para fazer esta distinção entre quem irá servir a Deus e aceitar a autoridade dEle, entre quem irá servir à besta e aceitar a autoridade da mesma, Deus estabeleceu um selo de identificação: “... Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:3.


Um anjo deu uma mensagem aos outros anjos que para que continuassem “segurando os ventos da Terra” (símbolo de guerras, catástrofes) até que os servos de Deus fossem selados na testa, que é um símbolo da mente, razão. O selo estará em nossa mente, pois iremos aceitá-lo racionalmente.


Descubra agora onde está o selo:


“Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos.” Isaías 8:16.


Esse selo está na lei de Deus, pois a Bíblia diz que a lei seria selada no coração dos discípulos de Jesus. Já que o selo faz parte da Lei, vamos descobrir então qual é o mandamento que contém o selo de Deus:


“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” Ezequiel 20:12.


“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus.” Ezequiel 20:20.


O selo de Deus ou sinal no Apocalipse é o sábado (há o selo do evangelho, no qual somos selados com o Espírito Santo – Efésios 4:30, 31)). 


Além dos versos Bíblicos que estudamos, podemos ver isso no próprio mandamento. Analise o exemplo a seguir:


O presidente da república (no momento em que esta carta foi escrita, Luiz Inácio Lula da Silva) tem um “carimbo”. Com ele, o presidente autentica seus documentos; assim, podemos considerá-lo como sendo um selo, pois distingue determinado documento como sendo dele. É considerado um selo porque tem três principais características: Nome, Função e Domínio do presidente da república:


*NOME: Luiz Inácio Lula da Silva

*FUNÇÃO: Presidente

*DOMÍNIO: Brasil


Por incrível que possa parecer, o sábado contém estas características de um selo! Veja:

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8-11.

Percebeu? O sábado tem estas 3 características de um selo, pois contém o nome do dono do selo, sua função e seu domínio:


*NOME: “Senhor Deus”

*FUNÇÃO: Criador. “Porque em seis dias fez o Senhor...”

*DOMÍNIO: O Universo. “... o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há...”


É maravilhoso ver o quanto a Bíblia é clara! Portanto, não tenha dúvidas: a santificação do sábado irá distinguir os que adoram a Deus daqueles que não O adoram de verdade. O sétimo dia em nossa mente irá nos “autenticar” como propriedades exclusivas de Deus. É muito importante que tenhamos em nossa mente este selo, para que não sejamos punidos como será a besta (Apocalipse 20:10).

Diz acertadamente uma escritora cristã sobre a importância do sábado no desfecho do conflito entre o bem e o mal: “O Sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem.” Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 605.

Esta declaração, de que o povo de Deus dos últimos dias será chamado de todas as igrejas para adorar ao Criador no sétimo dia é confirmada pela Bíblia:

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.

Os “santos” são os que “guardam os mandamentos de Deus” (e o sábado está incluído) e a “fé em Jesus”. Não basta dizermos que temos a fé e não obedecermos, pois “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não que as obras salvem; as obras são apenas uma consequência, o resultado de nossa conversão e relacionamento com Cristo. As obras não compra a salvação (Efésios 2:8, 9), mas demonstram o tipo de fé que temos: se é transformadora ou não. 

A quem iremos servir? A quem vamos obedecer? Que possam ser nossas as palavras do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos:

“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29.

E, lembre-se: nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15.

Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.


Conclusão

Por essas e outras razões, nós, adventistas do sétimo dia, guardamos o sábado. É um memorial eterno do Criador e Redentor. Nos últimos dias, Deus está nos chamando para que O honremos por meio da adoração e o dia que Ele escolheu para que guardássemos é o sábado, observado por Jesus, os primitivos cristãos, Maria e os apóstolos.

O sábado é o selo de Deus que deve estar em nossa mente. Para que este selo esteja em nós, temos de guardar o sábado. O repouso no sétimo dia será o ponto que irá distinguir entre os que servem a Deus dos que não o servem.

Sendo assim, podemos concluir que todos nós devemos guardar o sábado, pois cada um precisa obedecer a Deus. É importante para qualquer ser humano lembrar de Deus como Criador recebendo o selo divino. 

Estamos orando a Deus para que este selo seja colocado em seu coração. 



Um forte abraço,



Leandro Soares de Quadros

Consultor e conselheiro

Jornalista



“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.” Isaías 56:2.