208 Se Jesus violava o sábado, por que então iremos nós guardá-lo?

respostas escola biblica


208 Se Jesus violava o sábado, por que então iremos nós guardá-lo? 


Para nós é um enorme prazer termos a oportunidade de ajudar-lhe a entender certos assuntos acerca da Palavra de Deus. Obrigado pelo carinho! 


Em sua carta, nos pediu explicações do seguinte texto bíblico: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. João 5:18.


Esse texto nos diz que Jesus “não guardava o sábado do modo fanático dos judeus”; mas não quer dizer que está falando que Jesus não guardava o sábado ‘como Deus ensinou’. Podemos ver isso claramente nos seguintes versos: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” Lucas 4:16. `


“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” João 15:10. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” João 14:15.


Jesus tinha por costume (Lucas 4:16) ir aos sábados adorar a Deus na igreja; Ele guardava o sábado do modo correto. Jesus obedecia à lei de Deus e inclusive disse para nós que “se o amássemos” iríamos guardar os seus mandamentos (João 14:15).


Mas então, como entender o texto de João 5:18?


Precisamos analisar seu contexto. Estudando os versos anteriores (contexto interno), vemos que a expressão “violava o sábado” não se refere a uma transgressão por parte de Jesus do 4o mandamento da lei moral de Deus.


A mensagem desse verso é que “segundo os judeus” ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. “Segundo Deus”, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus.


Podemos concluir que Jesus não violava o sábado da concepção de Deus, mas apenas da concepção extremista e fanática dos fariseus.


Jesus, enquanto esteve na terra, procurou de todas as maneiras ensiná-los a guardarem o sábado do modo correto, para que se libertassem da pesada carga imposta pelos líderes da época. 


O sábado, quando observando da maneira correta e com o fim para o qual Deus o designou é uma “bênção”. 


Parabéns por seu interesse pela Bíblia. Nós Adventistas queremos ser para você um incentivo para que possa aprofundar-se cada vez mais nas maravilhas da Palavra de Deus que podem tornar-nos sábios para a salvação. 


Com apreço,


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual