160 Segundo a Bíblia é o sexo sagrado e puro, ou é algo impuro?

respostas escola biblica


Para obtermos esta resposta temos que olhar a Bíblia como um todo, e não apenas alguns versículos isolados.


Vejamos o relato Bíblico da origem do sexo: 


Genesis 1:31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”


Note bem, no sexto dia Deus criara o homem e a mulher. Criou a sexualidade deles também. E Deus viu que tudo quanto fizera era muito bom.


Algumas pessoas acham que o sexo era algo puro, mas que após o pecado degenerou-se. Esta não é a posição bíblica.


Se olharmos para o propósito para o qual Deus criou o sexo veremos que não é apenas para procriação, mas sim para a alegria e felicidade humanas.


No Antigo Testamento, para fins didáticos, Deus utilizou algumas circunstâncias como exemplos do pecado, não que elas fossem pecaminosas em si. 


Por exemplo, uma mulher menstruada ficava cerimonialmente “imunda”e não deveria ir ao templo enquanto não se purificasse. A menstruação nunca foi, nem nunca será um pecado do qual alguém necessite se arrepender, Deus apenas usou como ilustração de que o pecado impede a pessoa de comparecer na presença de Deus em paz. Portanto, o seguidor de Deus deve fazer tudo para não pecar, pois nosso Deus é santo. 


O mesmo pode ser dito quanto ao sexo e o aproximar-se da casa de Deus, o templo. Deus utilizou como um exemplo de que devemos deixar certas coisas para podermos nos aproximar de Deus.


“Respondendo o sacerdote a Davi, disse-lhe: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os teus homens se abstiveram das mulheres.   Respondeu Davi ao sacerdote e lhe disse: Sim, como sempre, quando saio à campanha, foram-nos vedadas as mulheres, e os corpos dos homens não estão imundos. Se tal se dá em viagem comum, quanto mais serão puros hoje!” (1 Samuel 21:4-5)


“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. (Salmos 51:5.


“Eis que Deus não confia nem nos seus santos; nem os céus são puros aos seus olhos” (Jó 15:15 RA).


Vou comentar brevemente alguns outros assuntos de certa forma ligados a este assunto. Se necessitar de algum esclarecimento mais profundo por favor nos escreva.


Realmente a Bíblia não deixa dúvidas de que todos nascemos pecadores. Mas esta pecaminosidade inerente é uma natural rebelião contra Deus e seus mandamentos. Como diz Paulo:


Romanos 3:23  “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.


O pecado original, com o qual todos os seres humanos nascem, por serem descendentes de Adão não quer dizer que o sexo seja pecado.


Acredito que Deus tenha criado o sexo para um propósito específico para este mundo. Realmente após a ressurreição não iremos casar nem desfrutar das alegrias do sexo, conforme disse Jesus:


“Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu”. (Mateus 22:30 RA).


Mas note bem. Em nenhum momento Jesus disse que alguém que não se casa, ou não desfruta do sexo nesta vida, está numa posição superior aos demais. Este é um ensino anti-escrituristico. 


Não podemos querer fazer a Bíblia dizer algo que ela não diz. Jesus apenas nos revelou no reino de Deus após a restauração de todas as coisas, o casamento não estará mais em vigor. O que será que Deus está preparando para aqueles que o amam? Não sabemos ao certo. Mas serão coisas muito acima de nossas mais altas expectativas.


1 Coríntios 2:9  mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.


O matrimônio e o Sábado são sagrados. Foram as duas instituições que Deus deixou para o bem do homem desde a criação. A orientação bíblica é que homem e mulher cheguem ao casamento virgens, e legal e religiosamente livres: solteiros, ou viúvos, ou divorciados (como parte inocente). Se vivem maritalmente quando o Evangelho os alcança, que se casem.


Nenhum outro tipo de relacionamento sexual é aprovado por Deus. O casamento satisfaz as necessidades básicas de pertencer, de amar e de ser correspondido.


É protegido pela sociedade e dá dignidade ao casal e aos filhos. Exige esforço e determinação para torná-lo bom e satisfatório. Nunca deve um casal pensar que seu casamento foi em erro. O segredo do êxito é manter comunhão com Cristo e decidir tornar o cônjuge feliz.


O casamento é o passo mais sério e de maior alcance que a pessoa dá na sua vida social. No entanto, pouco preparo é feito. Dedicamos muito tempo e esforço para ser um bom profissional, mas fazemos o mesmo para ser um bom companheiro? 


O casamento exige preparo: anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais, psicologia do homem e da mulher, orientação dos filhos, economia e finanças, aconselhamento com os pais e com experimentados amigos cristãos, conhecer bem a noiva e sua família, sua filosofia de vida e religião. 


Para a felicidade no Casamento o amor é fundamental.


Alguns acham que o sexo é o presente de casamento que Deus concede a cada casal que se casa. A procriação humana poderia ter sido planejada por Deus da seguinte maneira: o homem colocar uma “sementinha sexual” na mulher (na boca, por exemplo). Por que será que Deus ideou o sexo como o conhecemos, como algo tão íntimo? Por que Deus ama o homem. 


O grande prazer e satisfação trazidos pelo sexo ilustram o quanto Deus ama a humanidade e quer ver-nos felizes. Sendo que tudo o que Deus faz é bom, reconhecemos que por mais que os homens tenham deturpado esta dádiva divina, em si mesma ela não é pecaminosa, mas sim santa e pura, como tudo o que Deus faz.


Pastor Jobson Santos.

“A Voz da Profecia” e “Está Escrito”.