145 Explicação sobre o batismo mencionado em Atos 2:38

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Você pediu-nos uma explicação sobre o batismo mencionado em Atos 2:38.


O texto diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo”.


Acerca deste texto, “tem-se dado várias explicações. A mais satisfatória parece ser a que diz que Lucas não registra a fórmula batismal, senão a exortação de Pedro àqueles que estavam dispostos a confessar a Jesus como o Cristo” .


Certo é que, ao Pedro afirmar que o batismo deveria ser feito “em nome de Jesus”, ele não estava mudando a forma de batismo estabelecida por Jesus; sabemos que homem algum tem autoridade de mudar o que Deus fez, inclusive vir com outro ensinamento que contradiga o evangelho de Cristo (Eclesiastes 3:14; Isaías 40:8; Provérbios 30:5, 6; Gálatas 1:8, etc.).    


Alguns cristãos dizem que Pedro recebeu uma nova revelação de Jesus no dia do pentecostes, mas isso não é bíblico. Jesus não seria capaz de mudar Sua posição sobre um assunto, a respeito do qual se pronunciara poucos dias antes de ascender aos céus. Em Mateus 28:19, Cristo ensinou que devemos ser batizados “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

No Batismo de Jesus, o Pai, e o Espírito Santo estavam presentes (Mateus 3:13-16). Se no Batismo do Senhor, Ele próprio fez questão de que toda a Divindade estivesse presente, devemos fazer o mesmo em relação ao nosso, pois temos de seguir o exemplo de Mestre (João 13:15; 1 João 2:6). Em Hebreus 13:8, diz que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. Isto quer dizer que ele é “imutável”, e não muda de opinião.     

Segundo J. Cabral, em seu livro Religiões, Seitas e Heresias, a tradução literal das palavras de Pedro, de acordo com o original grego, é: “Seja batizado sobre o nome de Jesus”. Pedro queria ensinar aos judeus que deveriam ser batizados “em nome de Jesus Cristo” como um reconhecimento de sua autoridade Messiânica, e isto se confirmaria ao ser pronunciado o nome de Jesus. 

Os judeus não acreditavam que Jesus era o Messias (ungido); foi por isso que Pedro mencionou somente o nome de Jesus nesta ocasião: para reforçar a autoridade Messiânica de Jesus, na qual tinha de repousar crença.

Em Efésios 4:5 lemos: “há um só Deus, uma só fé, um só batismo”. O verso diz-nos que existe “um tipo” de batismo, e não dois ou três.   

A literatura da igreja primitiva mostra-nos que ela manteve a ordenança de Jesus de batizar em nome da Trindade, conquanto em alguns documentos apenas o nome de Jesus (em relação ao batismo) esteja sendo mencionado. Pastores que viveram no primeiro século se mantiveram fiéis ao ensinamento de Jesus sobre a verdadeira forma de batismo e sempre defenderam esta doutrina.

Se quisermos ser fiéis ao legado precioso do Novo Testamento temos que reconhecer as pessoas do Espírito Santo e do Pai como co-autores da nossa salvação, lado a lado com Cristo. Caso a fórmula batismal tivesse sido mudada, Cristo ter-nos-ia dito algo a respeito.




Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual