144 A morte reinou desde Adão até Moisés?

respostas escola biblica


Entendendo Romanos 5:14 


Para entendermos este verso faremos bem em observar o raciocínio que vem sendo apresentado em Romanos 5:12-14. Tais versos se relacionam entre si e se completam.


Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 


Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:12-14


Esse trecho das Escrituras ensina o seguinte:


1) No caso do homem, criado à imagem do Deus imortal, a morte não foi uma necessidade da natureza, mas sim uma penalidade do pecado de Adão e Eva.


2) O concerto foi feito com Adão, não somente para benefício dele mesmo, mas a favor de todos os seus descendentes, e portanto o seu pecado de também comer do fruto proibido envolveu não apenas a ele próprio mas a toda a sua posteridade num estado de pecado e morte.


3) As consequências penais do primeiro pecado afetam toda a humanidade, mesmo os que viveram antes da entrega da Lei no monte Sinai, e antes que a primeira porção das Escrituras Sagradas tivessem sido reveladas e colocadas na forma escrita.


4) Devido a este primeiro pecado, a morte atingiu a todos os homens, desde o tempo de Adão até os dias de Moisés – até mesmo aqueles descendentes de Adão que não haviam escolhido conscientemente (em desobediência a uma expressa ordem oral de Deus) desobedecer a Deus como Adão desobedeceu. 


Como podemos ver, o argumento de Paulo é de que a morte não existe no mundo apenas depois que foi dada a Lei em forma escrita, no Sinai. Antes mesmo disso, todos os seres que nasceram de Adão nasceram pecadores e necessitados da salvação.


Embora toda a raça humana tenha caído em pecado devido a queda de Adão, todos os que estão em Cristo são redimidos através de Sua justiça. A justiça de Deus é imputada ao pecador pela graça de Deus, estendida a todos os que sinceramente e salvadoramente creem em Jesus como seu Senhor e Salvador.


Esperamos ter ajudado a você na direção de uma melhor compreensão deste verso.