32 Suicídio é Pecado na Bíblia?

tira duvidas biblia

 

Pergunta: É suicídio perdoado?


R. Para responder sua pergunta baseio-me em um texto da bíblia e num comentário de uma escritora cristã. 


1º) Mat. 12:31 "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens..." (pp) 


2º) Seremos julgados pela tendência de nossos atos costumeiros, e não por um ato isolado. 


Baseado por estes dois princípios, creio que Deus pode sim perdoar o pecado do suicídio. Geralmente o suicídio é fruto de uma condição de desespero e de uma fração de segundo, assim, creio que Deus, em sua sabedoria saberá como julgar tais casos. 


Não podemos dizer que se um indivíduo cometeu suicídio então seu caso estará para sempre selado entre os inimigos de Deus e os incrédulos. Estaríamos cometendo o pecado de julgar (Mat. 7:1-5), e isto só pertence a Deus que é infinito em sua misericórdia. 


Existem tantas peculiaridades que levam as pessoas ao suicídio que está além de nossa capacidade de estabelecer uma "lei geral" sobre o tema. Agora, dizem os estudiosos do suicídio que ninguém chega a consumar um suicídio sem que antes tenha dado várias "dicas" às pessoas a sua volta. 


E se de alguma maneira é ouvido, dificilmente tentam o suicídio. Portanto, cabe a nós acolher o desespero e salvar vidas. Quando fazemos isso, cumpre-se em nós o que Jesus disse: "quando fazeis a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste". 


VEJA TB 👉 4 Pessoas que cometeram Suicídio na Bíblia