60 É impossível renovar "para arrependimento" aqueles que já "caíram"?

perguntas pr timm

Como entender a declaração de que é impossível renovar "para arrependimento" aqueles que já "provaram o dom celestial" e "caíram" (Hebreus 6:4-6)?


por Alberto R. Timm


Em Hebreus 6:4-6, o apóstolo fala da extrema dificuldade de se levar novamente ao arrependimento aqueles que rejeitam conscientemente o evangelho, após 


(1) haverem sido "iluminados" com a verdade, 


(2) provarem "o dom celestial", 


(3) tornarem-se "participantes do Espírito Santo", e 


(4) haverem provado "a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro". O texto chega a declarar que "é impossível", da perspectiva humana, "outra vez renová-los para arrependimento" (verso 6). 


Vacinados contra uma experiência com Cristo, os que vivem "deliberadamente em pecado", depois de terem "recebido o pleno conhecimento da verdade" (Heb. 10:26), acabam atribuindo muitas vezes a Satanás a própria obra de Deus para levá-los ao arrependimento (ver Mat. 12:22-32).


Embora da perspectiva humana seja "impossível outra vez renová-los para arrependimento", não podemos jamais nos esquecer de que "os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Luc. 18:27; Mat. 19:26; e Mar. 10:27). Sansão havia apostatado e "o Senhor tinha Se retirado dele" (Jui. 16:20), mas isso não impediu que ele se arrependesse posteriormente de seus atos (Jui. 16:28; Heb. 11:32). 


O rei Manassés foi um dos mais ímpios líderes políticos do povo de Deus no Antigo Testamento (II Crôn. 33:1-9), mas mesmo assim o Senhor aceitou posteriormente o seu arrependimento (II Crôn. 33:10-20). 


Porém, a despeito dessas e de outras experiências semelhantes, os anais da História têm demonstrado que grande parte daqueles que se afastam conscientemente de Deus jamais voltam para Ele.


Fonte: Sinais dos Tempos, julho/agosto de 2000. p. 21 (usado com permissão)


- Veja aqui o 👉 Índice com todas as perguntas