144 DEUS NOS PERDOA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Perdão de Deus.

OBJETIVO: Buscar justificação só em Cristo.


TEXTO: João 1:19.


TESE: O perdão de Deus é completo.


INTRODUÇÃO:


Quando o pecado entrou no mundo foi imputado no ser humano, a culpa da desobediência, chamada pecado. O homem passou a sofrer conseqüências, e a pior é a morte eterna. 


O pecado cometido uma vez passou a todos porque todos continuaram pecando. Passamos assim a carecer do perdão de Deus para termos de volta aquela vida que o homem tinha antes. Quando Jesus morreu na cruz, Deus, por meio dele estava reconciliando consigo o mundo, tirando dos homens. Deus naquele momento, proveu um meio para livrar o homem deste mundo hostil.


I. Deus perdoa sem distinção


1 - Deus perdoa o pecador sem levar em conta a gravidade do pecado. É bem certo que as conseqüências do pecado vem e são referentes de acordo com o pecado cometido, mas, é necessário que nos cheguemos a Ele e peçamos o perdão, reconhecendo assim, o nosso erro. Nada neste mundo pode nos superar de recebermos o perdão de Deus, se o aceitemos.

A exemplo dessa afirmação, conhecemos, a história dos israelitas. Depois de tanta murmuração, Incredulidade, adoração à outros deuses, etc. Deus não deixou de considerá-los de povo de Deus.

“ Por Cristo a terra foi legada de novo ao céu. Com seus próprios méritos, Cristo lançou uma ponte através do abismo que o pecado cavara, de maneira que os anjos ministradores podem manter comunhão com o homem. Cristo une o homem casado, em sua fraqueza a fonte, a desfrutar do poder”.

2- Há pessoas que ainda vivem se martirizando, achando que não merecem o perdão de Deus. De fato não merecemos, mas a misericórdia de Deus nos permite receber o perdão.

Um pastor pregava numa igreja, enquanto muitas pessoas ouviam sua mensagem. Ali naquela igreja estava um senhor que chegar por acaso. O pastor pregava sobre perdão de pecados, e que Jesus pode perdoar qualquer um. No final do culto aquele senhor procurou o pastor e disse que ao pregar ele se comprometeu com algumas e com ele principalmente em dizer que Jesus perdoa qualquer um. Continuou o homem dizendo: você não conhece muna vida, se conhecesse não teria falado daquela maneira. Eu sou um homem muito errado e com certeza meu caso não tem jeito. Quantas pessoas sofrem com a culpa de seu pecado que fruiria de sua vida, amor, alegria, satisfação de viver se tão somente se entregasse a Cristo.


II. Deus Esquece Nossos Pecados.


1- “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de uns e dos teus pecados não me lembro”. (Is. 43:25) 

É difícil imaginar como Deus tão poderoso, pode esquecer-se de alguma coisa. Isaías, ao contemplar o amor grandioso de Deus em nos perdoar, ele estava querendo mostrar o quão eficiente é o perdão de Deus, por isso diz que Deus não se lembra mais, o pecado confessado e arrependido.

O perdão de Deus é perfeito. É uma atuação divina de amor, justiça e misericórdia, na vida do pecado que não conseguimos explicar.

“Purifica-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas iniquidade, com que pecaram e transgrediram contra mim”. (Jr. 33:8)


ILUSTRAÇÃO:


Conta-se que um imperador oriental, inteirando-se de que seus inimigos maquinavam sua insurreição numas das províncias distantes, chamou os seus oficiais e declarou: vinde, segui-me, e destruiremos prontamente nossos inimigos.

Os oficiais do Estado-maior ficaram surpresos quando verificaram que o imperador passou a tratar os prisioneiros com brandura e humildade.

- Como - protestou o primeiro ministro- é deste modo que cumpris vossa promessa?

- O imperador retrucou: prometi destruir meus inimigos  e cumprir minha palavra, eis, como bem podeis verificar, eles já não são mais inimigos, transformeios em amigos. 

É assim que Deus age conosco. Ele nos trata como amigos, mesmo tendo nos rebelado contra Ele. Deus esquece que fomos seus inimigos quando fazemos a sua vontade.


III. Deus Não Muda.


1- Quando uma pessoa é perdoada, não é porque houve uma mudança de atitude em Deus. Seu perdão não depende de uma atitude sua e sim do ser Humano. Deus, as perdoar está naturalmente doando ao pecador aquilo que é próprio dele, o amor. O perdão acontece não por um direito do ser humano, pois o direito do ser humano é a morte, porque todos nós pecamos (Rm. 6:23). O perdão acontece pelo fato da graça de Deus em nós. Esse é o designo de Deus, unir todas as coisas em Cristo, mediante o poder de sua graça.

“ Um caso de glória divina um deslumbre da pureza, de Cristo que nos penetra na alma tornara dolorosamente visível toda a mancha do pecado, pondo a descoberto a profundidade e defeitos do caráter humano. Torna patentes os desejos profanos, a infidelidade do coração, a impureza dos lábios. Os atos de deslealdade do pecado, invalidando a lei de Deus, expondo-se-lhe à vista e seu espírito se abate e aflige sob a influência perscrutadora do Espírito de Deus. Aborrece-se a si mesmo ao contemplar o pero, imaculado caráter de Cristo”.

2- Há também pessoas que conhecem o perdão de Deus, até já experimentaram, mas em algum momento esquecem e voltam à vida de pecado que tinham antes. Não podemos pensar que, devido ao fato de que Deus quer perdoar o faz de bom grado, podemos, portanto abusar de sua misericórdia. A graça que requer bem pouco ou quase nada de nós é tudo para Deus.

No antigo Israel, Deus com sua graça maravilhosa escolheu a pessoa de Saul, pra reinar em Israel. Ele se preparou para o ministério e assumiu. Saul sempre procurava ouvir os conselhos de Deus, e os atender, fazendo assim sua vontade e deixando reinar nele a graça do perdão de Deus.

Chegou o momento que Saul começou fazendo sua própria vontade. Quem sabe crendo Saul que à qualquer momento que chamasse Deus ele o atenderia. Saul chegou até procurar Davi pra matá-lo, Davi que tinha sido escolhido de Deus. Saul chegou no momento crítico de sua vida. Quando se sentiu encurralado pelos inimigos filisteus, procurou Deus, mas Deus não lhe atendeu. Saul se sentiu tão atormentado que procurou uma mulher médium, mas não é assim que o homem sai do problema, só com Deus. Saul vendo que estava perdido, tirou a sua própria vida. (I Sm. 28:1-25; 31:1-7). Esse é o triste fim de um homem que não sabe aproveitar o perdão de Deus.

A própria palavra de Deus diz que no momento em que procuramos o perdão de Deus alcançamos, porque então Saul não alcançou naquele momento o perdão de Deus? Deus mudou? é bem verdade que não. Deus não muda. A atitude de Deus não se altera com os pecadores. A questão no caso de Saul não é que Deus não pudera perdoar, Não há proveito nenhum, Deus perdoar uma pessoa, que busca o seu perdão só naquele momento. Foi isso o que aconteceu com Saul. naquele momento Saul não se arrependeu nem se converteu, ele queria usar a Deus pra lhe dar aquela vitória. Há pessoas hoje na mesma situação de Saul. Procuram Deus num momento da sua vida, numa doença grave, quando fiam desempregadas, quando um ente querido morre. A fim de Ter genuíno arrependimento, precisam reconhecer que sua atitude deve modificar-se para que recebam o perdão de Deus. sem verdadeiro arrependimento não se pode receber o perdão divino. Consequentemente, quando não há verdadeiro arrependimento, Deus nos diz a verdade, a saber, não há perdão.


CONCLUSÃO:


No entanto, com Deus não há relação moderada ou superficial, é tudo ou nada. Mesmo havendo os altos e baixos na vida do crente, mas temos que estar definidos. Nos entregar totalmente a Deus, recebendo o seu perfeito perdão em Cristo  Jesus. Assim como não pode uma criança ter uma relação superficial com sua mãe, muito mais nós termos que Ter uma relação concreta com Deus.


APELO:


Gostaria você de se entregar a Jesus e experimentar o verdadeiro perdão que é o de Deus e assim Ter uma vida nova em rumo a eternidade? Se gostaria, aceite, e viva sem a culpa do pecado.